
Pela primeira vez em mais de vinte anos, um jogo mainline de Pokémon não estará recebendo um jogo de extensão. Em vez disso, os recentes jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield estarão ganhando duas DLCs que expanpe a região de Galar, a The Isle of Armor e a The Crown Tundra.
Embora não sabemos quando a decisão de trazer um conteúdo de DLC em vez de um novo jogo ocorreu, a Game Freak parece ter iniciado os preparativos do Expansion Pass bem cedo. Falando com a IGN, Elvin Glee da The Pokemon Company confirmou que a primeira parte da expansão, a The Isle of Armour, começou a ser desenvolvida antes do lançamento de Pokémon Sword e Pokémon Shield. Ou seja, faz apenas meio ano desde que as coisas começaram a andar. Já a The Crown Tundra, não foi revelado seu estágio de desenvolvimento.
Ao que tudo aponta, a Game Freak não vê mais interesse em um jogo a parte que expande o universo de um jogo mainline da franquia Pokémon. Pokémon Sun/Moon foram os últimos a receber um jogo de expansão com Pokémon Ultra Sun / Ultra Moon.