Pokémon Sword – The Isle of Armor
Desenvolvedora: Game Freak
Publicadora: Nintendo
Gênero: RPG, DLC
Data de lançamento: 17 de Junho, 2020
Preço: US $ 29.99
Formato: Digital

Na última semana, os fãs de Pokémon foram agraciados com a primeira parte da DLC de expansão de Pokémon Sword e Pokémon Shield, a The Isle of Armor. O conteúdo traz não só uma nova região para explorar como também há diversas ações, seja de antigos monstrinhos retornantes, ou novas features para melhorar parte da sua experiência in-game.
A análise desta DLC foi feita para a versão Sword, que traz pequenas exclusividades de sua contraparte, mas nada que prejudica sua experiência. Então vamos começar!
Uma nova aventura em Galar

The Isle of Armor é um ilha localizada ao leste da região de Galar, você poderá acessá-la assim que chegar na Wild Area pela primeira vez na campanha do jogo principal. Assim como na Wild Area, o nível dos Pokémon são escalados a partir da quantidade de insígnias que o jogar possui, evitando que você realize encontros com Pokémon muito mais fortes que os da sua equipe. No entanto, caso já tenha algum Pokémon no nível 100, e a campanha do jogo concluída, os Pokémon selvagens poderão se encontrados a partir do nível 60.

Para ir atéa Isle of Armor, o jogador terá de ir na estação de trem em Wedgehurst, onde lá ele ganhará um passaporte especial para ter acesso àquela região. Chegando lá, você dará de cara com Klara, um novo personagem introduzido na DLC. Klara é uma treinadora especialista em Pokémon do tipo veneno, e ela está a caminho do dojo do Mestre Mustard para se tornar uma Gym Leader. É claro que em Pokémon, após uma introdução vem a batalha. Batalhe com Klara e ela ficará surpresa com sua força e, indignada com o resultado da batalha, se tornará seu rival nesta nova aventura.

Chegando ao dojo, somos introduzidos ao Mestre Mustard, que de imediato inicia um treinamento especial com seus alunos. Você e Klara deverão mostrar sua força a partir de Trial divido em três etapas. A partir daí você inicia a campanha principal da DLC – que dependendo do seu ritmo pode parecer bem curta. Após concluir Trial, espere por uma revanche com Klara, que estará bem mais forte que no último encontro. Falando da personagem Klara, ela para mim foi uma das maiores adições à DLC – personagens carismáticos e/ou bem construídos tornam qualquer plot de jogo mais interessante, independente do quão ruim a história possa ser – então para mim Klara foi um acerto (embora não possa dizer sobre Avery já que é exclusivo de Pokémon Shield).

Seguindo com a campmha da DLC, após completar o treinamento com Mustard, ele lhe dará Kubfu, um Pokémon Lendário que passará a integrar a sua equipe. Faça amizade com o pequeno, porém poderoso, e inicie seu processo de treinamento para despertar o poder oculto do Pokémon. Em seguida, Mustard pedirá para fazer uma escolha que determinará o “estilo” de Kubfu: na Tower of Waters (no oeste) Kubfu poderá evoluir para Urshifu Rapid Strike Style, enquanto na Tower of Darkness (ao sul) Kubfu evolui para Urshifu Single Strike Style. A diferença de cada “estilo” é o ganho da segunda tipagem, bem como seu golpe assinatura, já em status nada muda. Urshifu também pode chegar em sua forma Gigantamax, onde seu golpe G-Max também é diferente dependendo do estilo.

Passe pelo desafio das torres e volte ao Dojo para reencontrar seu antigo rival Hop. A partir daí você o ajudará em algumas tarefas a partir da Forest of Focus. A missão aqui é coletar um ingrediente para por na Max Soup e fazer seu Urshifu ter a acesso ao Gigantamax. Após terminar essa mini quest, não só Urshifu mas qualquer outro Pokémon pode mudar do Dynamax para o Gigantamax desde que seja possível. No final, tenha uma última batalha com Mustard.

Embora a campanha possa parecer curta, The Isle of Armor tem como a cereja do bolo a fator exploração na própria ilha. Você terá desde pequenas ilhas em volta da Isle of Armor, até cavernas, florestas e um deserto. Em comparação com a Wild Area, Isle of Armor é bem mais rico em detalhes e variedade de lugares para explorar. Arrisco dizer que a Game Freak deu uma pequena polida em alguns elementos de cenários; lembram da famosa “arvore do Nintendo 64” na Wild Area? Aqui parece que ele fez questão de melhorar as texturas. Isle of Armor faz você se perguntar do porquê todo o jogo não era em ambiente mais aberto com livre controle de câmera em vez de ser dividido em locais fechados com câmera travada.


O que temos de novo?
Os jogadores agora podem acessar a novas formas Gigantamax dos inicias de Kanto Venusaur e Blastoise, que antes era restrito apenas ao Charizard no jogo base. Você irá adquirir um dos dois inicias durante sua aventura na Isle of Armor, mas caso já os tenha é possível mudar suas respectivas formas Dynamax para o Gigantamax através do Max Soup, que já mais acima.

Não só isso, mas aqui temos a introdução de uma nova Galarian form, o Galarian Slowpoke e Galarian Slowbro. O método de evoluir o Galarian Slowpoke é um pouco diferente de sua versão de Kanto. Você precisará usar o item Galarica Cuff, um item que pode ser trocado por 8 Galarica Twigs por um NPC na região.

O conteúdo adicional oferecido como uma nova área estilo Wild Area faz valer o foco menor na campanha. Além da nova história e uma nova área para explorar, a DLC traz também mais de 100 Pokémon retornantes, novas roupas para customizar seu avatar, features como a possibilidade do seu Pokémon te seguir, o Cram-o-matic, a Max Soup, e o Galarian Star Tournament. Se falar de cada novidade citada aqui deixaria a análise sob excesso, então recomendo ler sobre as novidades nesta matéria aqui.
Conclusão
The Isle of Armor trouxe adições significativas para fãs casuais e competitivos de Pokémon Sword e Pokémon Shield. Nada tão extravagante, porém satisfatório. Mesmo a história sendo curta é possível se divertir com os novos personagens apresentados. Embora todo o conjunto apresentado na primeira parte da DLC valha o dinheiro gasto para pouco mais de cinco horas de gameplay, o jogador que não a obteve não se sentirá perdendo algo em sua experiência jogando só o jogo base. O preço cobrado de 30 dólares para a The Isle of Armor e a segunda parte da DLC The Crown Tundra é mais benéfico em custo benefício do que comprar um jogo de expansão como era feito em jogos passados.
Há algumas coisas que posso apontar aqui como ponto fraco. A primeira é a ausência de treinadores para batalhas aleatórias por volta da ilha – claro, haverá batalhas em torno da história, mas não é algo que te deixe satisfeito. A segunda coisa é que o Pokémon só pode te seguir dentro da Isle of Armor, dentro de Galar isso é totalmente impossível. Não é possível que não possam lançar uma atualização que permita isso na Wild Area. Mas enfim, apesar dessas citações, The Isle of Armor ainda vale a sua compra.
Avaliação: 7 / 10
Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!
