Dogurai, jogo Brasileiro do Cachorro Samurai é selecionado para Summer Games DoneQuick, a maior maratona Speedrun de jogos do mundo

Dogurai, jogo Brasileiro do Cachorro Samurai é selecionado para Summer Games DoneQuick, a maior maratona Speedrun de jogos do mundo

27/07/2020 0 Por

Dogurai, um game independente no estilo de Mega Man, o primogênito de seus desenvolvedores e único representante nacional deste ano, vai ser jogado na primeira versão inteiramente online da maior maratona de jogos do mundo – Summer Games DoneQuick (SGDQ)ou“Jogos Executados num Instante, Versão de Verão”  – nesse mês de agosto, graças a seus crescentes prestígio e popularidade.

Summer

Acontecendo desde 2011, Summer Games DoneQuick é um dos maiores eventos de videogame voltado para a caridade e, a partir de 2015, passou a ser administrado pela GamesDoneQuick Ltda. Essa maratona de meio de ano, que seleciona dezenas de jogos, de lançamentos a títulos retrô, tem como objetivo principal todos os anos arrecadar dinheiro para a organização não governamental Médicos Sem Fronteiras, e ela faz isso da forma mais interativa possível.

Além de se poder enviar comentários que são lidos ao vivo, os internautas tem a oportunidade de, através de suas doações, votar em diversos detalhes da transmissão, como: a forma que o maratonista joga, matar ou não determinados inimigos, a estratégia de batalha; quais personagens ou equipamentos serão usados e muitas outras coisas. O objetivo de cada maratonista é concluir seu jogo o mais rápido possível, e às vezes sob algumas condições, como a quantidade de conteúdo adicional desbloqueado ou coletado.

Até o momento, os eventos da marca Games DoneQuick arrecadaram mais de 25 milhões de dólares para a caridade, mais de 3 milhões apenas na última edição.

Graças ao queridinho da galera, o streamer Felino Albino, Dogurai foi selecionado pelo sistema aberto de envio da SGDQ, em que todos, especialmente pessoas como Felino, podem sugerir que seus jogos favoritos apareçam no evento. Cada um deles é cuidadosamente avaliado pelos organizadores, esse ano, aliás, mais de 1300 emails foram recebidos, e apenas 157 foram aprovados. Desses tantos jogos, Dogurai é o único brasileiro.

Dogurai é uma carta de amor aos platformers clássicos, fortemente inspirado nos visuais de Game Boy, mas com um lado experimental, tanto em gráficos, quanto em pontos específicos de gameplay.

Portella, Thiago (game designer de Dogurai, entrevista para o site Garota no Controle, 2020).

Dogurai é um jogo de plataforma 2D com gráficos aprimorados de Game Boy Color em que o jogador acompanha Bones, o cachorro samurai, através de várias fases para explorá-las e derrotar o chefe de cada área, impedindo o doutor maligno de dominar o mundo. Esse formato de jogo é perfeito para maratonar, pois o torna fácil de se jogar, e difícil de se dominar.

Dogurai foi feito por três desenvolvedores brasileiros independentes. Após uma recepção bastante positiva em um evento de criação de jogos em 2014 (com temática de Game Boy), Dogurai passou por aprimoramentos até ser lançado definitivamente em 2018 (PC). Pouco depois, graças à avaliação do público e à empresa Game Nacional (www.gamenacional.com.br), também foi lançado para o Playstation 4 (2020) e Nintendo Switch (2020). O jogo de estreia desse time talentoso foi aclamado principalmente entre os fãs de jogos antigos.

Devido à pandemia da covid e tendo em vista a segurança do público, o evento desde ano será completamente online, sem nenhuma plateia presencial.

Summer Games DoneQuick acontecerá entre os dias 16 e 22 de agosto, e Dogurai será jogado dia 19 de agosto, 5:39 da manhã, horário de Brasília.

 

Fonte: PR.