Conheçam 25 grandes jogos do Nintendo 3DS que você definitivamente deveria jogar

Conheçam 25 grandes jogos do Nintendo 3DS que você definitivamente deveria jogar

23/10/2020 0 Por Diiiih

O Nintendo 3DS foi um portátil da Nintendo que sucedeu o DS e depois de um início turbulento, conseguiu decolar e fez muito sucesso. E nesse meio tempo, construiu uma biblioteca de jogos INCRÍVEIS e memoráveis que merecem ser jogados por todos que tiverem a oportunidade!

Neste sentido, vamos conhecer 25 grandes jogos para o Nintendo 3DS! Lembrando que a lista não possui ranking de melhor ou pior, e são todos títulos indicados!

Versão em vídeo – Parte 1

Versão em vídeo – Parte 2


Chibi-Robo Photo Finder

Chibi-Robo Photo Finder é um jogo da série Chibi-Robo que começou lá no Game Cube. No game, você controla o carismático robozinho que dá nome ao título e aqui é apresentada uma nova mecânica que envolve o uso da câmera do 3DS. Aqui, Chibi-Robo fica encarregado de conseguir objetos para fazer parte de um museu de NostalJunk, com artefatos do passado, e para isso contará com a ajuda de Telly, um smartphone falante. Na verdade a idéia central do jogo é tirar fotos de objetos do dia-a-dia para compor as diversas salas de exibição do museu.

Essa mecânica de tirar fotos se torna bem divertida, principalmente quando você para pra pensar que tipo de objeto na sua casa se encaixa com o formato pedido pelo jogo. Este é um jogo que além de muito divertido, faz um uso inteligente da câmera do 3DS e por isso você deveria dar uma chance a ele.

Fantasy Life

Desenvolvido pela Level-5, Fantasy Life é um jogo ambientado num mundo medieval com visuais cartunescos e super carismáticos, onde o jogador deve escolher como irá se encaixar nessa sociedade de acordo com a profissão que escolher. Ao todo são 20 profissões diferentes e a escolha de uma delas irá afetar diretamente a forma de jogar.

O estilo do jogo é de RPG de ação misturado com simulador de vida, como sugere o título, que possui uma base de fãs fieis até hoje

Ever Oasis

Desenvolvido pela Grezzo já no final da vida do 3DS, Ever Oasis é um RPG de ação que provavelmente passou despercebido por muitos jogadores e que na minha opinião eu não ficaria chateado caso a Nintendo optasse por lançar um port em HD para o Nintendo Switch.

Como o nome do jogo sugere, o título se passa num oásis cercado por um imenso deserto e seu objetivo será ajudar o espírito da água a construir um novo oásis após o anterior cair no caos como resultado do sequestro do irmão do protagonista.

Uma curiosidade, é que Ever Oasis é a primeira IP original da Grezzo, e é criada por Koichi Ishii, o mesmo criador da série “of Mana”.

Etrian Odyssey 4

Etrian Odyssey 4 é um jogo de RPG em primeira pessoa desenvolvido e publicado pela Atlus cuja série trás como principal característica o fato de que você precisará utilizar a caneta Stylus para desenhar seu próprio mapa na tela de toque conforme vai explorando o imenso labirinto que ambienta o jogo.

Quarto título de uma série que nasceu no DS, Etrian Odyssey 4 expande o mundo do jogo, apresentando não apenas os labirintos, mas também mapas abertos que deverão ser explorados voando com um balão, onde nesses mapas terão disponíveis diversas novas Dungeons onde se encontrarão a resolução de quests.

E para quem gostar da série, praticamente toda ela está disponível no 3DS, com excessão do terceiro título. Os dois primeiros títulos ganharam remakes, enquanto os títulos do 4 ao 6 (sendo o último chamado de Nexus, ao invés de ser numerado), foram lançados para o 3DS.

Metroid Samus Returns

Metroid Samus Returns é o remake do classico Metroid 2 Return of Samus, originalmente lançado no Game Boy. Desenvolvido pela Mercury Steam, Samus Returns reimagina o mundo do jogo original num cenário 2D e meio e apresenta um resultado belíssimo.

Aqui, diversas melhorias foram adicionadas, como a mira em 360 graus, além da novidade que é o parry, uma forma de se defender de ataques dos inimigos, seguido de um contra ataque disparado pela Samus.

Este é um jogo que saiu já no final da vida do 3DS e apesar de muito aclamado, não fez tanto barulho, portanto se você ainda não jogou e é fã da franquia, não perca tempo e corre pra jogar.

Kid Icarus Uprising

Kid Icarus Uprising é a sequencia da amada franquia Kid Icarus que chegou após mais de 20 anos desde o lançamento do título anterior. Apresentando gráficos belíssimos para o portátil, o jogo chegou com uma proposta diferente de game play, se tornando agora um third person shooter. 

Luigi’s Mansion Dark Moon

Chamado de Luigi’s Mansion 2 no Japão e Luigi’s Mansion Dark Moon no ocidente, esta é a continuação do jogo que chegou originalmente no Game Cube. Expandindo em cima do título anterior, Dark Moon pegou a todos de surpresa ao fazer um imenso sucesso, vendendo mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo, sendo dessas, mais de 1 milhão apenas no Japão.

Atualmente, a série conta com uma continuação no Nintendo Switch, Luigi’s Mansion 3, e definitivamente a série já entrou para o hall de franquias prêmium da Nintendo. Afinal, quem aí não ama o Luigi, né?

Kirby Planet Robobot

Novamente a casa de Kirby invadida, mas dessa vez, foi pelos vilões do jogo, da Haltmann Works Company, que iniciam um processo de mecanização do planeta. O jogo utiliza a mesma Engine de Triple Deluxe, mas a novidade agora é a possibilidade de usar Mechas em batalha durante as fases. Há 13 armaduras diferentes espalhadas pelas fases, uma melhor que a outra.

Não há muito o que falar, apenas sentir. Kirby nunca peca. A trilha sonora é maravilhosa, os gráficos e cenários são lindíssimos e super caprichados e tudo é sempre muito cativante. Se você é fã da franquia, este é um título obrigatório.

Shin Megami Tensei IV

Shin Megami Tensei 4 é a continuação da famosa franquia da Atlus Shin Megami Tensei que trás em si uma história controvérsia e profunda, e se destaca pelo seu alto nível de dificuldade.

O jogo trás de volta as clássicas características da série, como a exploração de Dungeons e o recrutamento de demônios para montar o seu time. Já a trilha sonora aqui é um show a parte e casa perfeitamente com o clima apresentado pelo título.

Este é um game que fez tanto sucesso entre os fãs, que ganhou uma continuação direta, também para o 3DS, chamado Shin Megami Tensei 4 Apocalipse.

Miitopia

Uma coisa que apareceu lá no Nintendo Wii e que está presente até hoje nos consoles da Nintendo são os Miis, avatares customizáveis dos jogadores que tem por objetivo ser uma versão do jogador dentro do videogame. E assim, diversas iterações com os Miis foram feitas, e uma delas é o jogo Miitopia.

Lançado já no final da vida do 3DS, Miitopia é um RPG que utiliza como personagens justamente os Miis.

Bravely Default

Bravely Default é um RPG desenvolvido e publicado pela Square Enix para o 3DS. O jogo utiliza lindos cenários desenhados à mão e introduz uma nova mecânica para os RPGs de turno, que são os bravely points. A cada turno, o jogador irá adquirir um BP, que poderá ser utilizado para adiantar até 4 turnos, abrindo assim um leque de possibilidades de estratégias.

Falando em estratégia, o jogo apresenta diversos tipos de classes, em que cada uma poderá ser utilizada para explorar as fraquezas dos inimigos.

Alem dos cenários belíssimos, a trilha sonora é outro ponto que se destaca no jogo. Apesar de o 3DS já ter uma continuação chamada Bravely Second, uma outra continuação chamada Bravely Default 2 irá chegar ao Nintendo Switch em 2020.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Continuação direta de A Lint to the Past, clássico jogo de Super Nintendo, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds se passa no mesmo mundo do jogo anterior, e introduz uma nova mecânica em que o Link pode se tornar uma pintura e andar pelas paredes, possibilitando assim o acesso a novas áreas antes impossíveis de serem acessadas.

Super aclamado pelo público e crítica, este é uma continuação digna de um clássico, e é obrigatório para todos os fãs da franquia. 

Fire Emblem: Awakening

Num período em que a franquia Fire Emblem estava quase no limbo, Fire Emblem: Awakening fez jus ao nome e serviu como um despertar da série em todo o mundo, elevando às alturas a popularidade da franquia e fazendo com que a mesma fosse salva.

Foi graças à popularidade deste jogo que a série viu excelentes continuações como Fates também para o 3DS, Three Houses para o Switch e o jogo de celular Fire Emblem Heroes, além do remake Fire Emblem Echoes que saiu no final da vida do 3DS.

Mario Kart 7

Mario Kart 7 é um jogo que dispensa apresentações. Sétimo título de uma amada franquia, o jogo apresenta diversas pistas inéditas e também trás de volta pistas clássicas dos jogos anteriores, fazendo um imenso sucesso e sendo como de costume um campeão de vendas na plataforma.

Super Mario 3D Land

Apesar de possuir “Land” no título, Super Mario 3D Land não é bem uma continuação da série Super Mario Land de Game Boy. 3D land como o nome sugere é um jogo 3D do Mário que mescla a jogabilidade de um jogo de plataforma com 3D e faz um uso incrível das capacidades 3D do console, explorando bastante os efeitos de profundidade que o 3DS tinha a oferecer.

O jogo fez tanto sucesso que recebeu uma espécie de continuação para o Wii U com o nome de Super Mario 3D World

Pokémon X/Y

Pokémon versão X e versão Y. Estes jogos representam uma nova geração de Pokémon, pela primeira vez totalmente em 3D, sendo o primeiro jogo da série feito do zero para o 3DS. Aqui, ainda não podíamos andar livremente e o personagem se movimentava com base em grid, mas já era um grande salto em relação à Black & White.

Portanto, essa foi uma geração que marcou uma grande inovação para a franquia, que serviria de alicerce para as inovações e melhorias que viriam com os títulos seguintes, sejam os remakes de Ruby/Safira, ou principalmente com as melhorias vistas em Sun e Moon.

Com certeza Pokémon X/Y devem ser lembrados por sua importância, pois como sabemos, a adaptação da Game Freak a uma nova plataforma sempre é lenta e é o primeiro jogo de uma nova plataforma que marca os parâmetros do que devemos esperar para os próximos, quando a desenvolvedora já tiver mais habilidosa neste novo ambiente.

New Super Mario Bros. 2

Quem aí não ama o Mario, e principalmente, os jogos 2D do Mario? Pois é. Este jogo apesar de se chamar 2, é o terceiro título da série NEW que nasceu no Nintendo DS e que teve uma versão para o Nintendo Wii.

Se a gente parar pra olhar de longe, tirando a versão de DS, todos os jogos da série NEW parecem utilizar a mesma engine e assets, e as únicas diferenças ficam nos power-ups que cada jogo tem, diferentes entre si, e na resolução do aparelho em que o jogo roda.

Aqui em New Super Mario Bros 2 o jogo é focado em coletar moedas, portanto você irá ver moeda para tudo o que é canto, e há inclusive um dos destaques do título, que é a flor dourada, que transforma tudo o que seu fogo atinge em moedas.

Se você é fã do Mario, mas não é tão habilidoso em suas aventuras em 3D, ou se você simplesmente está procurando um jogo do Mário que lembre mais os jogos antigos da franquia, este título certamente irá cair como uma luva para você. 

Animal Crossing: New Leaf

Algo que poucos devem saber, é que a franquia Animal Crossing na verdade nasceu no Nintendo 64, tendo sido lançado apenas no Japão, e que o jogo foi portado depois para o Game Cube, recebendo um lançamento mundial, e é daí que o jogo começou a se popularizar.

Em Animal Crossing você tem um jogo de simulação de vida, que se passa em uma comunidade de animais, onde apenas o protagonista é humano. New Leaf é o quarto jogo da série, vindo depois dos títulos para 64 e Game Cube, que são os mesmos, Wii e DS. Assim como nos títulos anteriores, o protagonista se muda para uma pequena vila e lá deverá pagar por sua casa, com dinheiro recebido ao completar atividades.

Uma curiosidade sobre New Leaf é que o jogo fez tanto sucesso que só no Japão o título vendeu mais de 5 milhões de unidades.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D

The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D é o remake de um clássico que marcou toda a indústria dos games. Dono da maior nota no Metacritic de todos os tempos, Ocarina inovou colocando Link numa hyrule completamente em 3D em um campo aberto cheio de missões para completar e uma história que se passa em diferentes gerações.

A versão de 3DS, além de fornecer a opção de jogar o título com o 3D do console, como o nome já sugere, também trouxe muitas melhorias em cima do jogo original de 64, com objetos remodelados, texturas retrabalhadas, e os NPCs e principalmente Link remodelado com muitos mais detalhes, deixando o jogo ainda muito mais bonito do que ele já era.

Se você é fã da série e nunca jogou este título, pare tudo o que está fazendo e vá imediatamente corrigir este erro. Este é um título obrigatório que todos deveriam experimentar.

Super Mario Maker

Port de um jogo originalmente lançado para o Wii U, Super Mario Maker é um jogo criador de fases do Mario. O título fornece a opção de criar fases em 4 estilos diferentes, sendo no estilo de Super Mario Bros, o primeiro título, do NES, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. Algo interessante é que cada estilo tem uma física e mecânicas diferentes, tornando a gama de possibilidades para vencer as fases maiores.

Ainda, cada estilo diferente utilizado para jogar e criar as fases também influencia nos gráficos e cenários do jogo. Aqui, o céu é o limite e a imaginação do jogador poderá leva-lo a criar fases que você só precisa ficar parado esperando a plataforma móvel leva-lo ao fim, mas também criar fases extremamente difíceis de passar.

Apesar de ter alguns problemas em relação à versão de Wii U, esta foi a primeira versão portátil de Super Mario Maker, que chegou fazendo muito sucesso quando foi lançado.

Donkey Kong Country Returns 3D

O próximo jogo da nossa lista é Donkey Kong Country Returns 3D. Este é um port de um jogo de Wii que trouxe de volta o amado personagem da Nintendo após anos sem receber um jogo original de plataforma.

Desenvolvido pela Retro, este jogo capta o feeling dos títulos originais do Super Nintendo, mas também inova com novas habilidades e melhorias em cima da trilogia original. Aqui, somos brindados com fases novas e originais, com um game desing muito bem feito e caprichado, e com a maravilhosa trilha sonora de David Wise.

Mario & Luigi: Dream Team

Desenvolvido pela AlphaDream, Mario & Luigi: Dream Team é um jogo de RPG do Mario sendo a sequência direta de Mario & Luigi: Inside Bowser’s Story. No Japão, o jogo é conhecido como Mario & Luigi RPG 4, pois é o quarto título da série.

Em Dream Team, o jogo se passa dentro de um sonho de Luigi, onde Mario deverá se aventurar para salvar a Princesa Peach que foi raptada por um pesadelo chamado Antasma. Algo interessante sobre o jogo, é que fora do mundo dos sonhos o jogo se comporta como um RPG tradicional, com visão de cima, enquanto dentro do sonho temos um jogo 2D de plataforma.

Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance

Apesar de ainda não termos os jogos da série principal de Kingdom Hearts nas plataformas da Nintendo, os portáteis sempre tiveram títulos paralelos, e com o 3DS não foi diferente. Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é um jogo desenvolvido pela Square Enix para o 3DS que nos apresentou gráficos incríveis num RPG de ação com combate ao estilo hack n slash.

A história do jogo se passa após os eventos de Kingdom Hearts Re:coded, e foca em Sora e Riku, que devem proteger os mundos paralelos em preparação do retorno de Master Xehanort.

Para quem não está familiarizado com a série, Kingdom Hearts é uma colaboração entre a Square Enix e a Disney. Do lado da Square Enix, temos o design de Tetsuya Nomura, que está encarregado dos recentes títulos de Final Fantasy, e esta é a razão pelo qual os personagens de Kingdom Hearts parecem ter saído direto de jogos da série Final Fantasy. Já por parte da Disney, vemos seus clássicos personagens como Donald, Mickey e Pateta auxiliando o protagonista Sora, além de termos os mundos das clássicas animações da Disney como pano de fundo do jogo.

Sonic Generations

Outro jogo na nossa lista é Sonic Generations. Neste título, temos a mistura de ambos os Sonics: o Clássico, que também é o meu favorito, e o moderno, descolado, falante e piadista. Enquanto com o Sonic clássico temos fases de plataforma com visão 2D, com o Sonic moderno temos as tradicionais fases 3D a serem vencidas com as novas habilidades do ouriço azul.

Uma das minhas fases favoritas do título são as da Mushroom Hill Zone, que originalmente apareceu em Sonic e Knuckles para o Mega Drive. A trilha sonora dessa fase é maravilhosa.

Se você é fã de Sonic, já terminou Sonic Mania e está em busca de um excelente título do personagem, este jogo é mais que recomendado.

Rune Factory 4

E por fim temos Rune Factory 4. Sendo o quarto título de um spinoff de Harvest Moon, Rune Factory mistura o simulador de fazenda, entre aspas, com um RPG de ação e exploração de dungeon.

Rune Factory 4 é um dos melhores jogos da série que nasceu no Nintendo DS, e trás uma nova história repleta de novos personagens, mas também alguns de títulos anteriores que reaparecem aqui. Quando o título foi lançado originalmente para o 3DS, eu gastei mais e 160 horas com ele, cuja história é tão grande, e dividida em 3 atos, que pode ocupar boa parte dessas horas.

Como de costume na série, há diversos eventos e datas comemorativas da vila para participar, e diversos personagens para desenvolver o relacionamento, além do plot principal do jogo.

Para quem não sabe, Rune Factory 4 ganhou um port para o Nintendo Switch, após ter ficado anos na geladeira, desde que sua desenvolvedora original, a Neverland, declarou falência, e algo ainda mais legal aconteceu: o quinto título da série está em produção exclusivamente para o Nintendo Switch, com previsão para ser lançado ainda em 2020.

Portanto se você é fã do gênero, este é um título que irá lhe consumir horas e horas, e eu mais que recomendo!