[Review] Pokémon Sword Expansion Pass – The Crown Tundra

[Review] Pokémon Sword Expansion Pass – The Crown Tundra

25/10/2020 0 Por NintendoBoy Editor-Chefe
Pokémon Sword – The Crown Tundra
Desenvolvedora: Game Freak
Publicadora: Nintendo
Gênero: RPG, DLC
Data de lançamento: 22 de outubro, 2020
Preço: US $ 29.99
Formato: Digital

A última DLC do Expansion Pass de Pokémon Sword e Pokémon Shield, a The Crown Tundra finalmente lançou e, assim como fiz com a The Isle of Armor lançada em junho, estarei fazendo uma análise onde irei falar do conteúdo da DLC como um todo. Ainda, falarei também se ambas a DLCs valem apena o investimento para quem é fã assíduo ou casual.

Uma nova aventura nas terras congeladas de Crown Tundra


Assim como o início de Isle of Armor você receberá um ticket para se aventurar nas terras geladas de Crown Tundra. Chegando lá, damos de cara com um explorador chamado Peony e sua filha Peonia, onde Peony está insistindo que sua filha o acompanhe em sua nova expedição. Peonia o avista e te usa para fugir dos olhos de seu pai, você acaba entrando em uma batalha contra Peony onde ele usará Pokémon do tipo aço. Ao derrotá-lo, ele sentirá falta da sua filha e correrá à sua procura, Peony menciona que ela possa ter ido para um lugar chamado Max Lair nas proximidades e acaba indo para lá, este também é o seu próximo destino. Chegando lá somos introduzidos a primeira novidade da DLC, o Dynamax Adventures. Neste lugar exploramos às profundezas das Pokémon Den onde enfrentaremos Pokémon Dynamax com o objetivo de chegar até o final para poder batalhar e capturar com um Pokémon lendário.
A história do jogo prossegue com você encontrando Peonia, que o convence de se juntar à Peony nessa exploração em seu lugar. Poeny aceita você na equipe e ele o nomeará como o líder da expedição. A partir daqui o jogador terá a tarefa de investigar os limites de Crown Tundra, que envolve histórias como “O Rei das Colheitas Abundantes “, que está ligado ao lendário inédito Calyrex, os templos dos Lendários Gigantes onde se encontram os antigos e novos Regis, bem como “O Pokémon Pássaro da Lenda” que envolve as formas galarianas dos pássaros lendários de Kanto.


Uma dos fatores que mais se destacam em Crown Tundra é em como ele tem uma história bem elaborada em relação com Isle of Armor, além da maneira como avançamos resolvendo os mistérios trama por partes. Para chegar até os Regis, é necessário resolver uma série de quebra-cabeças enigmáticos para que as portas dos templos espalhados por Crown Tundra se abram. Já as formas de galar de Zapdos, Moltres e Articuno, você os encontra em uma pequena cutscene onde os três estão brigando em uma árvore gigante; depois disso eles estarão percorrendo por toda a região de galar e você terá que ir atrás de cada um para captura-los. Por fim, você ajudará Carylex a recuperar a fé na humanidade e a encontrar o seu leal corcel.

O que há depois da história de Crown Tundra?


É possível concluir todas as tarefas principais e fechar a campanha em torno de cinco horas. No entanto, há mais coisas para se fazer em Crown Tundra. A primeira delas é a já citada Dynamax Adventures, que é de longe a melhor feature comparando ambas as DLCs. Você pode desbravar uma espécie de dungeon e escolher caminhos onde lhe levará a uma batalha Dynamax. Você pode percorrer o caminho com amigos online ou acompanhado de NPCs, porém você não usa seus Pokémon da party, mas sim Pokémon de aluguel, embora você possa alternar entre Pokémon que você captura durante as Max Raid Battles. No fim, você poderá batalhar com um lendário na forma Dynamax e, ao derrotá-lo, poderá realizar sua captura, que é 100% de chance de dar certo. Um detalhe interessante em Dynamax Adventures em cada batalha seu Pokémon estará com as mesmas condições de que saiu de sua batalha anterior, mas possível encontrar itens de recuperação de HP e Status no caminho. A única coisa que pecou foi o fato dos Pokémon Dynamax antes do lendário serem relativamente fáceis de se derrotar, eles não sobem a barreira durante a batalha, o que torna menos desafiador.


A segunda coisa que você pode fazer durante ou após a campanha é ajudar a Sonia a encontrar pegadas das Espadas da Justiça de Unova em Crown Tundra. Após isso, você poderá encontrar Terrakion, Virizion e Cobalion em determinadas areas. Mas se prepare, coletar todas as pegadas é uma tarefa extremamente chata e irá te consumir algum tempo. Por fim, após concluir a campanha, Peony deixará cair um papel onde você poderá ajudá-lo em uma última exploração. Desta vez você irá investigar os Ultra Wormholes onde poderá capturar as Ultra Beasts no jogo.

Galarian Star Tournament


Se você concluiu tanto a campanha de Isle of Armor quanto a The Crown Tundra, o ex-Campeão de Galar Leon irá te ligar pedindo que o encontre no Estádio em Wyndon. Chegando lá você encontrar caras conhecidad durante suas aventuras no jogo, e Leon dirá que esta inaugurando o Galarian Star Tournament, que consiste em batalhas Multi-Battle. Você pode escolher com quem irá batalhar ao seu lado antes de começar a partida, o interessante é como foi implementado diálogos entre os participantes do torneio, que vão de seus amigos durante as aventuras de Galar e líderes de ginásio.


Embora seja uma boa adição, minha crítica ao Galar Star Tournament é que ele deveria de alguma forma ser uma feature parte da campanha principal do jogo base de Pokémon Sword e Pokémon Shield. Tudo bem que você encontra personagens como a Klara e o Avery que são exclusivos da DLC, mas se fosse uma feature do jogo base seria possível incluí-los quando o jogador comprar o Expansion Pass. Só lembrando que o formato Multi-Battle não é nenhuma exclusividade de Sword e Shield, pois ele já era padrão eventos de jogos anterios como Pokémon Black/White e Pokémon X/Y.

Esse sentimento de falta de algo que poderia estar no jogo base sem a necessidade de pagar adicional vai com o que disse na análise de The Isle of Armor sobre os Pokémon seguindo você nas áreas da DLC mas que é impossível de se fazer enquanto está na Wild Area. Talvez algo que seria resolvido por atualização como um mimo para os fãs, mas conhecendo a Game Freak e The Pokémon Company isso muito provavelmente não irá acontecer.

Conclusão


The Crown Tundra me proporcionou uma experiência ainda melhor do que estive em The Isle of Armor. A história do jogo é boa e ponto, porém boa o suficiente para eu achar a DLC superior à sua primeira parte. Além disso, assim como falei em minha análise de Isle of Armor, a Wild Area de Crown Tundra é muito mais rica em detalhes e fato exploração do que a do jogo base que é mais um campo aberto com diferentes biomas. Mas assim como a Wild Area base e Isle of Armor, The Crown Tundra carece e muito de batalhas com treinadores. Você só batalha contra Peony no início e contra os lendários, isso realmente me fez muita falta.
No entanto The Crown Tundra há mais pontos positivos do que negativos em relação com a DLC anterior. Se eu julgar o Expansion Pass de Pokémon Sword e Pokémon Shield no geral, para um grande fã de Pokémon o conteúdo oferecido vale bastante apena, mas para aquele fã casual você pode simplesmente se contentar apenas com o conteúdo do jogo base oferecido que não estará perdendo algo muito relevante, além também da lore de Isle of Armor e Crown Tundra não ter qualquer relação com os eventos do jogo base. Assim como os Pokémon retornates exclusivos da DLC, se você não as tiver é possível capturar estes Pokémon através das Max Raid Battle ou trocar com um amigo.

Por fim, The Crown Tundra não é perfeito mas é uma boa aventura com bons desafios e adições. Mesmo tendo ressalvas, ainda é um conteúdo superior ao seu antecessor The Isle of Armor. Se você estiver disposto a pagar pelo Expansion Pass, posso garantir que terá ao menos uma boa aventura.

Avaliação: 7 / 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
2 – Só se você quiser muito mesmo testar o jogo.
3 – Vai fazer outra coisa.
4 – Dá pra jogar no banheiro ou esperando o dentista.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!