[Review] Ys Origin

[Review] Ys Origin

09/10/2020 0 Por Diiiih

Desenvolvedora: Nihon Falcom
Publicadora: DotEmu
Gênero: Aventura, RPG, Plataforma, Ação
Data de lançamento: 01 de outubro, 2020
Preço: U$19,99
Formato: Digital

Ys Origin é um RPG de ação, com pitadas de plataforma e aventura, originalmente desenvolvido para o PC em 2006 no Japão pela Nihon Falcom, pertencente à antiga série Ys. Em relação à história do jogo, apesar de chegar originalmente em meados dos anos 2000, Ys Origin é uma prequel de toda a história, contando o que aconteceu antes do primeiro título da série.

Anos após o lançamento original do jogo para computadores, a DotEmu adquiriu os direitos do jogo e o portou para o PS4 e PS Vita, lançando o jogo em 2017, seguindo por uma versão de Xbox One em 2018, e finalmente chegando ao Nintendo Switch em 2020.

Diferente dos outros jogos da série, Ys Origin se passa totalmente em uma torre, que deve ser escalada por um dos protagonistas — que pode ser escolhido no início do jogo. Cada andar da torre trará um tema diferente: Inundado (água), fogo/vulcão, areias de deserto, etc.

Escalando a Torre

Como já dito, diferente dos outros jogos da série Ys Orgin se passa inteiramente numa torre com andares temáticos. Mas não pense que o jogo se resume apenas a isso, uma torre povoada por monstros a ser desbravada por um dos protagonistas: diversos personagens aparecem no decorrer da trama, que dura aproximadamente 11 horas para ser concluída, e muitas histórias e plot twists irão ocorrer enquanto você joga.

Sobre a duração do jogo, apesar uma gameplay durar aproximadamente 11 horas, não se preocupe: Ys Origin oferece diversas dificuldades diferentes, dois protagonistas, cada um com um tipo de jogabilidade diferente e ainda há segredos para serem descobertos. Some a isso tudo o fato de que o jogo possui um alto fator replay, fazendo com que vira e mexe você queira jogar mais um pouco de Ys, mesmo após já ter visto tudo do jogo.

Como dito, o jogo é antes de mais nada um RPG de ação. Quando você derrota os monstros, alguns itens são droppados, sendo eles cristais de SP, que devem ser juntados para upar o nível dos seus equipamentos e destravar melhorias para o seu personagem, itens que aumentam a força, defesa, magia, e também multiplicadores de experiência, além é claro, de recuperadores de vida.

Falando sobre a magia, no jogo há três delas, a de fogo, trovão e vento, e no decorrer do jogo você irá coletar diferentes pedras preciosas que aumentam o nível de cada uma delas. Sobre pedras preciosas, há também uma especial que serve para aumentar o nível da sua arma, e falando da arma e magias, vamos agora falar sobre a jogabilidade com cada protagonista.

Em Ys Origin você pode escolher jogar com Yunica ou Hugo. Enquanto Yunica utiliza golpes físicos com seu machado, Hugo dispara tiros mágicos contra os monstros. As magias também serão diferentes para cada protagonista. Por exemplo, enquanto a magia de vento faz com que Yunica desfira um golpe giratório com um pequeno dash, Hugo cria em torno de si um campo de força e pode planar por alguns segundos enquanto pula.

Visuais

A primeira vista você irá olhar para Ys Origin e irá achar que está vendo um jogo da sexta geração de consoles, e de fato, o jogo foi feito originalmente naquela época, lançado em 2006. Em Ys Origin temos um cenário em 3D, com a câmera Top-Down (vista de cima para baixo), com personagens em 2D que andam para 8 direções. Cada um dos personagens e monstros possuem bastantes poses e suas movimentações são bastante suáveis no jogo, e apesar de datado, os cenários são bastante variados. Na verdade, mais ou menos a cada dois ou três andares da torre você irá ver um cenário diferente.

Tecnicamente o jogo roda em 60 frases por segundo, e eu não notei nenhuma queda durante minha jogatina, demonstrando que o título foi muito bem otimizado pela DotEmu para o Nintendo Switch. Já a resolução, não há do que reclamar: no modo portátil você tem a resolução nativa do console, 720p, enquanto no modo dock, você tem 1080p.

Trilha Sonora

E assim como em todas as minhas avaliações, a trilha sonora é um fator crucial para mim, e aqui, Ys Origin é impecável! Belíssimas músicas embalam esta aventura, algo que já é característico da série Ys, e dos jogos da Nihon Falcom em geral. Aqui, não há do que reclamar.

A cada mudança de cenário na torre você terá uma diferente música para acompanhar, resultando numa grande variedade de músicas no decorrer do jogo, ponto muito positivo para o jogo!

Conclusão

Ys Origin é aquele jogo que você pega para jogar um pouquinho, e quando vai ver, duas ou três horas já se passaram. O fator portátil do Nintendo Switch também é algo que cai como uma luva para este título: aqui, há momentos em que você tem que fazer o famoso grinding, que é o ato de ficar batalhando por um bom tempo para melhorar seu nível e status, e fazer isso no modo portátil é muito bom.

A natureza “RPG de Ação” e o combate ágil do jogo também é um fator muito positivo, que combinado ao fator portátil do Nintendo Switch, cria um combo irresistível. Mas isso não é tudo! Apesar de eu estar tecendo louros de elogios ao jogo em modo portátil, o mesmo também pode ser dito do título em modo Dock. Substitua o momento antes de dormir, ou a fila no banco em que você jogaria no modo portátil por um período ocioso no meio do dia sentado na frente da TV e você terá aqui um excelente jogo para passar seu tempo.

Se você é fã da série Ys, ou de RPGs de Ação, com certeza este é um título obrigatório. Além de ser um excelente título, e de oferecer uma gameplay fenomenal, o jogo ainda possui um altíssimo fator replay, o que contribui muito para a valorização do mesmo.

*Jogo avaliado com o código cedido gentilmente pela DotEmu

Avaliação: 9 / 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
2 – Só se você quiser muito mesmo testar o jogo.
3 – Vai fazer outra coisa.
4 – Dá pra jogar no banheiro ou esperando o dentista.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!