Desenvolvedora: North Star Digital Studios
Publisher: North Star Digital Studios
Data de lançamento: 10 de dezembro, 2020
Preço: R$ 110,00
Formato: Digital
Evolution é um jogo de tabuleiro virtual sobre sobrevivência e adaptação. O objetivo é simples, conseguir mais comida e escolher o caminho evolutivo mais eficaz para isso.

Resumo das regras
Não vou descrever as regras em si, mas como jogar. O objetivo é sim obter comida. A princípio, nós somos um animal herbívoro que só quer saber de comer algas do lago. Depois, vamos adiconando habilidades a ele, ou aumentando nossa população, ou mesmo evoluindo para carnívoros, o que muda totalmente a forma como você jogará.
O jogo é prioritariamente de cartas, que são sempre animais com alguma habilidade evolutiva. A formiga trabalha em grupo ajudando o animal ao lado, os suricatos avisam aos companheiros sobre um ataque de predador, protegendo-os, e por aí vai. Você joga essas cartas da mão para a criatura já no tabuleiro. Então temos aqui já o controle de recursos e estratégia de ataque e defesa.
Ele também funciona por turnos, e ter prioridade em coletar alimento é sim uma baita vantagem. Herbívoros comem a comida do lago enquanto tiver disponível. Carnívoros atacam animais menores que eles para se alimentarem. Se algum animal não comer na rodada,ele definha e não está mais no jogo.

Jogabilidade
Mesmo sendo um jogo teoricamente de mesa, a construção das mecânicas no virtual foram bem sucedidas. Embora algumas coisas sejam meio complicadas ou chatas de se fazer, não é nada que incomode muito na verdade. E o touch é funcional também. às vezes vem a calhar. Inclusive, algumas mecânicas do jogo, se fossem passadas para um jogo físico, não seriam tão simples, ou então ocupariam muito espaço. Então é uma troca que deu certo.
Gráficos e Sons
É tudo bonito, bem feito. Inclusive algumas artes sobre espécies, casando lindamente com a estética do jogo, estão disponíveis e não deixam a desejar. Ah, eles são desenhados a mão.
A música é sutil o bastante para não te atrapalhar no jogo, mas também não faz muita falta sem você quiser tirar. Ironicamente isso é um ponto positivo.

Extras
O jogo para o Nintendo Switch traz algumas funções extras. Além do modo campanha, que serve como um tutorial do jogo, te apresentando a cada fase uma habilidade nova, ou uma mecânica que nova, sem ser fácil como os tutorias costumam ser. Eu perdi várias vezes independente de conhecer ou não a tal mecânica. A IA do jogo não está pra brincadeira, e não te trata como idiota. Novamente, isso é bom.

O desafio semanal te propõe uma missão para você cumprir, seja vencer um jogo de tal forma, ou usar tal tipo de habilidade etc. Podemos jogar online em partidas amistosas, ou tentar subir no ranking mundial. Como é um jogo de estratégia, ou seja, não é puramente baseado em quão bem você rola dados, é um detalhe legal de existir. Pode-se também jogar contra IA, e existirá o modo Pass and Play também.
Uma coisa chata
Algumas regras não são 100% claras, e entender direitinho a mecânica e dinâmica é um tanto complicado. Não é um jogo simples, então não recomendo pra quem não tem o costume de jogar jogos de estratégia. Se você não gosta de pensar em controle de recursos (não só seus como do oponente), talvez esse não seja um jogo muito prazeroso para você.

Avaliação: 7 / 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
2 – Só se você quiser muito mesmo testar o jogo.
3 – Vai fazer outra coisa.
4 – Dá pra jogar no banheiro ou esperando o dentista.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 125 | O resgate dos Seis Heróis: muito quebra-pau na conclusão do arco - 01/02/2026
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 122 | Pô, Friede, dava sim pra ter mandado um zap - 21/12/2025
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 119 | Skeledirge é ótimo, mas como o Kilowatrell vai carregá-lo nas costas agora? - 30/11/2025
