
Foi em 10 de dezembro de 2019 que a Nintendo colocou oficialmente seu console Nintendo Switch no território chinês através de uma parceira com a Tencent. Desde seu lançamento até o final de 2020, 1 milhão de consoles Nintendo Switch já foram enviados às lojas da maior região que consome videogames do mundo, o que significava que a Nintendo agora é lider no mercado de consoles da China.
De acordo com um relatório de Daniel Ahmad, da Niko Partners, estima-se que a base instalada do Nintendo Switch na China seja superior a 4 milhões de unidades, tendo em mente as inúmeras unidades importadas de fora da China antes de seu lançamento oficial. Daniel Ahmed ainda cita que com 1 milhão de unidades vendidas, o Nintendo Switch superou as vendas combinadas do PlayStation 4 e do Xbox One no mesmo período.
A Niko Partners acredita que a receita do mercado de console da China subirá para US $ 2,15 bilhões em 2024 – tornando-se duas vezes maior do que era em 2019 – e ser a Nintendo sendo líder em um mercado tão lucrativo só vai ajudar. A popularidade do Nintendo Switch na China também ajudará a Nintendo a aumentar suas metas de vendas para o console no atual ano fiscal, onde ela espera vender 24 milhões de unidades até 31 de março de 2021.