Ross Bury, ex-desenvolvedor da Rare, diz que a Nintendo forçou o cancelamento de um remake de GoldenEye 007 para o Xbox 360

Ross Bury, ex-desenvolvedor da Rare, diz que a Nintendo forçou o cancelamento de um remake de GoldenEye 007 para o Xbox 360

09/02/2021 0 Por Marcos

GoldenEye 007 é considerado um dos títulos mais importantes da indústria de videogames por ser o pioneiro em vários elementos dentro do gênero de jogos de tiro em primeira pessoa. O jogo foi desenvolvido pela Rare em parceria com a Nintendo para o Nintendo 64, embora anos depois a Rare seria comprada pela Microsoft levando assim inúmeras IPs consagradas.

Anos mais tarde, ouviu-se sobre a possibilidade de GoldenEye 007 chegar ao Virtual Console do Wii e Xbox Live Arcade do Xbox 360, que infelizmente não aconteceu. Mais de uma década depois, a notícia veio à tona novamente após um grande vazamento de uma versão online do remake de GoldenEye 007 que estava sendo feito para o Xbox 360. O projeto estava quase concluído, mas acabou que nunca viu a luz do dia devido a Nintendo ter barrado o desenvolvimento do jogo.

Acontece que, os direitos de publicação de GoldenEye 007 ainda pertenciam a Nintendo, e de acordo com o ex-artista da Rare Ross Bury em entrevista à Arstechnica, o projeto foi apresentado e chegou a ser aprovado, mas quando viram que seria um jogo de Xbox um executivo proibiu a estreia do jogo alegando que “não há como um jogo da Nintendo ser lançado em um console da Microsoft”.

Quando foi entregue à Nintendo, todos aprovaram. Exceto que eles não checaram com o cara que importava. Acredito que me disseram que sua resposta foi do tipo: ‘Não há como um jogo da Nintendo ser lançado em um console da Microsoft’.

Na entrevista, Bury diz que não pode dar certeza de qual executivo barrou o projeto, mas sabe que não foi o presidente Hiroshi Yamauchi. A equipe da Rare nunca foi informada sobre a identidade da pessoa e sem a aprovação da Nintendo, o remake de GoldenEye 007 estava engavetado.