
Desenvolvedora: Winged Cloud
Publicadora: Gamuzumi
Data de lançamento: 22 de Abril 2021
Preço: US $ 9.99
Formato: Digital
Análise feita com cópia disponibilizada gentilmente pela Gamuzumi.
Prepare-se para uma Visual Novel inegavelmente japonesa, no melhor estilo que um dating sim lewd poderia oferecer. Nesta trama, Hiroshi é um simples fotógrafo de um jornal não muito famoso, mas que por coincidências da vida ele acaba se envolvendo com não uma, mas três lindas mulheres que veem nele algo… especial!
3 pelo preço de 1?
Sakura Succubus é o primeiro capítulo da saga e traz uma narrativa bastante linear. O foco do jogo é de fato o seu relacionamento com as 3 beldades, e como o protagonista as conheceu. Quase tudo que eu contar aqui pode ser visto como spoiler, pois em uma VN tudo é história né. Tomarei cuidado, mas esteja avisado.
Vamos lá, é bem esquisito tratar de um jogo lewd no Nintendo Switch, então vou tentar abraçar o conceito e trazer o que ele tenta ser, incluindo a parte cômica que usa o tema como pilar do que o jogo pode proporcionar. Mesmo sem contar com tanto apelo visual ecchi clássico do estilo, Sakura Succubus ainda faz um bom trabalho com cenas provocantes e diálogos um tanto mais… maduros. O desenho em estilo mangá/anime é bastante bonito, sem deixar a desejar. Se você é um daqueles que adota garotas 2D como waifu, vai gostar do estilo, caso não, talvez arrume uma, pois temos três personalidades diferentes, com belíssimos atributos.

Conheçam nossas Succubus!
Sabe aquela cena de Shrek quando o espelho mostra as opções das princesas para o Lord Farquaad? Vamos imaginar o mesmo aqui:

Succubus nº 1: Ayu!
Uma Idol, amada pelo público, é a primeira das 3 com quem esbarramos. Após um show dela onde tudo deu errado, acabamos nos encontrando pela rua, e vendo… outros lados da sua personalidade!
Succubus nº2: Marina!
Marina é uma executiva de alto escalão, uma das mulheres mais poderosas do Japão. Seu instinto e garra são inegáveis, e é ela quem nos mostra o que está acontecendo. Uma personagem muito carismática que definitivamente não esconde seus sentimentos!
Succubus nº3: Cosmos!
Cosmos vai ser a que mais deve simpatizar com a nova geração. Uma influencer com 3 milhões de seguidores, que ouviu falar de como o Hiroshi é incrível que decidiu ir lá checar, e outras coisas mais… Ela é muito amorosa e fácil de agradar e com toda certeza não gosta de esconder coisas, se é que me entendem! Ah, ela gosta de usar adereços de bichinhos!
De forma geral, as 3 tem seus pontos altos e baixos, e é realmente para que o jogador tenha sua favorita. Infelizmente não temos como escolher dentro do jogo, nem ter mais conversas específicas com cada uma, o jogo via seguir sua rota independente das suas escolhas.

Ué, independente das escolhas?
Sim, pois é. Geralmente Visual Novels tem essa feature de ter vários finais, ou mesmo vários caminhos. Sakura Succubus não te entrega essa experiência. Embora tenhamos sim algumas escolhas, só desbloqueamos novos trechos de texto, que nos trazem mais de cada personagem e suas relações. Não é algo ruim, mas enfraquece a experiência e retira completamente o fator replay.
Por outro lado, um aspecto bastante positivo é a capacidade de saves. Na verdade, Todo o menu é bem útil para uma VN, nos dando acesso aos saves, loads, galeria e história com facilidade. Todo o ajuste de velocidade do texto também é bem eficiente, só faltando aumentar o tamanho da letra, que é bem miudinha de verdade.

Avaliação
Sakura Succubus foi minha primeira Visual Novel que não mistura outras mecânicas de jogo/ação, então por si só já foi uma experiência diferente. Toda a criação da atmosfera, sendo um trabalho conjunto do gráfico, sons e texto foi bastante agradável. Reconheço que não é 100% meu estilo, mas fiquei feliz de tentar, mesmo tendo cenas um tanto quanto cringe que me fizeram questionar o que diabos estou fazendo da minha vida. Agora, se você quer se sentir minimamente gostável e se contenta com figuras 2D, Sakura Succubus oferece não uma, mas três mulheres bonitas que estão incansavelmente atrás de você.
Eu diria que, Sakura Succubus tenta um pouco demais e deixa de ser tão natural muitas vezes, embora entenda é o tipo favorito de ficção do público japonês. Mas com uma das três garotas, a conversa chega a ser quase verossímil, então eu acho isso positivo. Claro, tendo os pés no chão de o quanto isso foge da realidade, mas 3 succubus interessadas no protagonista, querendo fazer “coisas de succubus” transformam o jogo numa experiência engraçada e divertida.
P.S.: minha nota reflete minhas impressões sobre o jogo, o que ele se propõe a fazer e o que ele entrega, suspendendo avaliações sobre a moralidade das situações apresentadas.
Prós:
- Gráficos e sons lindos
- Cenas “cativantes”
- Divertido e engraçado
Contras:
- Apenas uma linha narrativa
- Cenas vergonhasas mesmo para o tema do jogo
- Não tem suporte ao PT-BR, então tem que saber inglês relativamente bem
- Pouco desenvolvimento com cada garota (deve ser mais explorado nos próximos capítulos)
Nota Final
6
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 110 | O mesmo truque funciona sim duas vezes no mesmo cavaleiro - 14/09/2025
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 107 | Mega Dragonite é o novo “Deus ex machina” do anime - 24/08/2025
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 104 | Depressão? Com um Ceruledge maneiro desse aí? - 03/08/2025