A Monolith Soft atualmente trabalha como um braço da Nintendo de grande importância auxiliando no desenvolvimento de títulos chaves como Animal Crossing: New Horizons e a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
No último ano, vimos a compania lançar no Nintendo Switch o Xenoblade Chronicles: Definitive Edition, uma remasterização do aclamado clássico moderno de Wii trazendo melhorias na resolução, nas texturas, revisão nos visuais dos personagens in-game, trilha sonora rearranjada, além do conteúdo inédito “Future Connected” que expande a história do jogo.
Além disso, Xenoblade Chronicles: Definitive Edition parece que foi responsável pelos lucros recordes da Monolith Soft em seu último ano fiscal (encerrado em março de 2021). De acordo com o recente relatório publicado pelo diário oficial do governo japonês — a Kanpo — o lucro da Monolith Soft foi de 1,17 bilhão de ienes (US $ 10,67 milhões), um aumento de 138,2% em relação ao ano fiscal anterior — lucro de 491 milhões de ienes (US $ 4,5 milhões).
Atualmente, Xenoblade Chronicles: Definitive Edition conta com 1,32 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro. A Monolith Soft menciona o título foi a força motriz por trás do lucro recorde, embora Animal Crossing; New Horizons também tenha ajudado.