
Desenvolvedo: Leonardo Zufi
Publicadora: QUbyte Interactive
Data de lançamento: 13 de Julho, 2021
Preço: R$ 9,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela QUbyte Interactive.
ASMR Journey — Jigsaw Puzzle é um simulador clássico de quebra-cabeças que tem isso como proposta e diferencial comparado ao ASMR, assim como o titulo sugere. É o tipo de análise que achei por vezes que nunca faria, mas fico feliz por estar tendo a chance de fazer já que sou grande apreciador de ASMR.
Para aqueles que não estão familiarizados, ASMR é uma sigla para Autonomous Sensory Meridian Response. O termo é complicado mas em resumo ele se trata de um “arrepio” que seu corpo reproduz através de certos estímulos. Os estímulos mais comuns estão ligados a sons, e é bem fácil achar vídeos com os sons mais inusitados e imprevisíveis em sites como o YouTube. O principal motivacional para os fãs de ASMR é que esse “arrepio” é tido por muitos como prazeroso.
Voltando ao tópico principal, quando soube do que se tratava ASMR Journey — Jigsaw Puzzle achei genial a idéia de juntar duas práticas relaxantes e terapêuticas para criar uma experiência única, e fiz questão de escrever esse texto, no entanto, já adianto, a decepção com o jogo foi imensa.

Quebra-Cabeças
A parte de quebra-cabeça do jogo é ótima, isso é inegável.
ASMR Journey — Jigsaw Puzzle possui funções bem pensadas como a maioria das experiências dos gêneros, com um botão você pode rapidamente visualizar a imagem inteira, com outro, pode observar apenas as peças que fazem parte das extremidades do quebra-cabeça. Além disso outras características do console híbrido foram aproveitadas já que você pode usar a tela toque para movimentas as peças no modo portátil.
Um dos grandes diferencias desse jogo e que merece elogio é que as imagens do quebra-cabeças são na verdade Gifs, o que ajuda bastante para montar as partes mais difíceis, já que sempre tem algum movimento para seguir. Infelizmente a qualidade deles poderia ter sido maior.
Outro ponto positivo é que ASMR Journey — Jigsaw Puzzle te dispõe diferentes dificuldades para os 5 quebra-cabeças disponíveis do jogo sendo essas: 60, 144 e 350. No entanto sabemos que para aventureiros realmente fãs de quebra-cabeças não irão enfrentar grandes dificuldades mesmo na maior delas, ainda mais com o auxilio facilitador dos Gifs.
História
SIM ESSE JOGO TEM HISTÓRIA, isso no entanto não quer dizer que ela seja boa.
A história de ASMR Journey — Jigsaw Puzzle é que uma pequena bruxa invade a sua casa para te ajudar a dormir, então ela basicamente guia vocês por uma história mágica: vocês andam por ai, comem, entre outras coisas simples, e cada uma das paisagens visitadas é um quebra cabeça diferente.
Sua história é bem simples, um pouco simples demais, ela poderia contar uma história um pouquinho mais consistente e interessante mesmo que somente baseada em carisma, mas ela parece ter tentado fazer algo mais poético. Comigo isso não funcionou, já que os outros elementos da experiência também parecem bastante fora de lugar…

ASMR
Embora o jogo use o ASMR como seu atrativo a ponto do mesmo aparecer até mesmo em seu nome, o elemento é bastante escasso. Fora alguns pouquíssimos sons de chuva ocasionais e uns dois ou três sons recorrentes de cada quebra-cabeça, pode se dizer até que é completamente ausente.
Isso é uma experiência extremamente decepcionante, a história, as imagens bonitas e um pouco místicas dos quebra-cabeças (que poderiam estar em uma qualidade um pouco melhor), e das próprias páginas da história, enfim toda a superfície do jogo indica com clareza que devia ser uma experiência relaxante e imersiva. Ainda assim, a menos que seja seu primeiro contato com ASMR e você seja bem receptivo, é bem difícil se conectar com esse elemento.
Isso é bastante frustrante para mim, pois era algo simples de ser feito que teria tornado a experiência do jogo infinitamente melhor. Torço no entanto que caso esse titulo venha a ter algum sucesso, melhorem isso em uma possível nova entrada.
A jornada
ASMR Journey — Jigsaw Puzzle em si não é um jogo ruim para os fãs de quebra-cabeça, servem esse propósito muito bem, e com certeza seu valor é bem mais acessível do que o valor de 5 quebra-cabeças de 350 peças. No entanto a falta de esmero na parte de ASMR torna a experiência medíocre, então eu só recomendaria o jogo para aqueles com o perfil citado acima.
PRÓS
- Boas funções de auxilio
- Interação com o toque no modo portátil
- Som de chuva é agradável quando presente
Contras
- Quase nenhum ASMR presente
- História mais confusa do que cativante
- Resolução dos Gifs dos quebra-cabeças poderia ser melhor
Nota Final
6,5
- Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025
- Preview | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 06/04/2025
- Review | Voice Love On Air - 06/02/2025