Desenvolvedora: Elder Games
Publicadora: Headup Games
Data de lançamento: 13 de agosto, 2021
Preço: £ 11,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Headup Games.
Adentre no fantástico mundo de Cardaclysm! Um incrível RPG roguelike com batalha de cartas em um mundo fantástico, repleto de criaturas horrorosas e monstros, lançado recentemente para o Nintendo Switch! Cotando com elementos de fantasia medieval, como quests e criaturas que deverão ser enfrentadas para prosseguir no jogo, que tal dar uma olhada em nossa análise para saber o que achamos?
Vamos a batalha!
No jogo seu personagem é um mago que acabou usando um feitiço que estava além de sua compreensão, acidentalmente isso acaba fazendo com que liberte os 4 cavaleiros do apocalipse e seus fiéis súditos, que acabam destruindo a antiga academia de magia. Logo você terá de fugir dali, enfrentando os seus subordinados que devem ser dominados para uso em combate.
O sistema de batalhas consiste principalmente na invocação de criaturas, utilização de magias e os equipamentos de seu personagem. As magias e as criaturas giram em torno de duas mecânicas de maneira geral: Os Soul Orbs e as Golden Runes.
Golden Runes, são sua energia, basicamente. Toda carta tem seu custo de Golden Runes, e você tem um número total das mesmas para usar em cada batalha. Já os Soul Orbs, são como o número e de monstros que você poderá usar por batalha. Magias não custam soul orbs, mas cartas podem custar de 1 até 3 delas, quanto mais quanto melhor ou mais evoluída, mais cara.
As criaturas, principais cartas que você usará, tem uma quantidade de vida e de poder de ataque, status ou efeitos. Em geral, elas podem atacar uma vez a cada turno, aplicando seu dano na vida da criatura oponente. Além disso, uma vez por turno, uma criatura que foi atacada, irá contra atacar, mas se sua vida acabar, ela morre e com só poderá ser usada novamente numa próxima batalha. Vence quem derrotar todas as criaturas inimigas.
Tipos de criaturas
O campo desse jogo tem cinco áreas, e cada monstro ocupa uma delas. Então você terá que montar um deck escolhendo seletivamente suas cartas, balanceando as para não ficar com cartas muito caras ou sem magias, sempre reparando na quantidade de Soul Orbs e Golden Runes disponível. Além desses fatores, os monstros são divididos por arquétipos de elementos como, fogo, gelo, escuridão e natureza que são os tipos elementais, e existem dois tipos extras, um representado por uma espada e escudo, enquanto o outro por uma caveira. Cada arquétipo possui suas especialidades, os de fogo por exemplo possuem dano em área, os de natureza que reduzem a vida inimiga com o passar dos turnos, os de gelo que diminuem o ataque das criaturas, entre outros como sempre contra atacar, ataque duplo, roubar vida dos inimigos, desviar dos ataques e etc.
Exploração
Como já citado anteriormente, você viajará entre diferentes dimensões. Cada dimensão, terá um efeito específico como por exemplo todos os monstros tomam 1 de dano ao final de cada turno. fazendo com que algumas cartas específicas se saiam melhor a cada dimensão diferente.
Cada local estará cheio de monstros pelo mapa, e você terá de derrotar todos os monstros da dimensão para sair dela por um portal. Além de monstros você pode encontrar pelas dimensões mercadores que oferecem uma troca de cartas opcional, bem como Soul Orbs ou Golden Runes, que irão aumentar o seu total dos pontos respectivos. É provavelmente uma boa ideia, pense bem nos seus recursos e nas suas estratégias, de preferência já considerando mudanças no baralho.
Existem também equipamentos e acessórios para seu personagem como: cajados, botas, anéis, capuz e etc. Esses acessórios dão bônus diferentes para você em batalha como por exemplo: “suas criaturas de fogo ganharão 1 a mais de vida”. Pode ser algo que muda o jogo! É interessante como mecânicas “externas” pode influenciar no gameplay, já que não são muitos card games que usam essa abordagem.
Portal dimensional
Por último, o mais importante, a Red Key é um item encontrado em todas as dimensões. Ela é essencial para que você escape de cada uma delas, já que ela abre a porta da saída após matar todos os monstros. Assim que fizer isso, um dos cavaleiros do apocalipse irá correr atrás do mago, te levando a tomar uma decisão: lutar contra o cavaleiro ou sair pela porta com a Red Key. Caso você escolha lutar com o cavaleiro, ele será muito mais difícil do que o comum, e caso perca, irá dar game over e ter de começar a dimensão novamente, perdendo todas as criaturas adquiridas nela. Caso você vença, outro dos 4 cavaleiros irá te perseguir a partir da próxima dimensão.
No caso de escolher usar a Red Key e fugir para a próxima dimensão, o jogador irá acessar um local chamado “interdimensional hub”. Esse lugar é uma espécie de bar, além de ser uma espécie de ponto de save no game. Nele você pode pegar missões de caçar criaturas ou achar artefatos, além de contar com a presença de um goblin que te oferecerá diferentes trocas. E por fim o vendedor para quem você poderá vender suas cartas e comprar as cartas que ele oferecer. O interdimensional hub evolui e traz mais trocas e missões com a sua progressão no jogo.
A essência do jogo
Embora Cardaclysm: Shards of the Four não seja perfeito, ele possuí diversas qualidades, no entanto. O combate simples e divertido acaba por ser bastante inclusivo e serve bem como um bom primeiro Card Game para alguém. As cartas e equipamentos são bem variados, muito bem pensados e os designs das mesmas são ótimos por sinal. A verdadeiramente longa campanha pode ser vista com bons olhos por alguns, o jogo é bonito e a ambientação coesa, a dificuldade é bastante balanceada e o grinding é liberado.
As músicas são na minha opinião pouco variadas, além de serem mais sons ambientes em si do que músicas, sendo que poderiam ser faixas cativantes já que passamos bastante tempo em cada dimensão, logo considero este o principal ponto fraco do jogo. Infelizmente, no entanto, ainda existem outros defeitos menores que encontrei em minha experiência, temos como exemplo, quedas de fps no modo portátil, o jogo demora muito para se desenvolver, jogo é bastante repetitivo podendo se tornar maçante e conta com telas de carregamento demoradas.
Posso chegar a conclusão que Cardaclysm: Shards of the Four é um bom jogo, eu recomendaria principalmente para quem é fã de card games e fãs de jogos de coletar e colecionar, além de para novatos no gênero que tem apreço por estéticas de fantasia.
Prós:
- Combate fácil de aprender e dinâmico
- Ambientação bem pensada e designs bonitos
- Dificuldade balanceada.
Contras:
- Soundtrack pobre
- Queda de taxa de quadros
- Campanha exaustiva
Nota Final:
7,5
- Review | Cardaclysm: Shards of the Four - 28/08/2021
