Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Nintendo Switch
  • Original
  • Review

Review | Dungeon Defenders: Awakened

Controle hordas de goblins e proteja o seu núcleo em um tower defense de ação cooperativo lotado de armas e apetrechos em Dungeon Defenders: Awekened. Nossa review:
Thomas Mertens 22/08/2021

Desenvolvedora: Chromatic Games
Publicadora: Chromatic Games
Data de lançamento: 04 de agosto de 2021
Preço: R$ 152,95
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Chromatic Games.

Dominado por hordas de orcs, goblins e chefes ameaçadores, a terra de Etheria pede ajuda a seus heróis. Escolha um dos sete Defensores e avance, seja sozinho ou com um amigos no modo cooperativo online, construindo bloqueios defensivos e torres ofensivas para proteger os cristais Etheria de ondas de inimigos. Com esta proposta, Dungeon Defenders: Awakened faz algum trabalho… Enfim, temos o jogo, então confira a review.

Começando pelo básico

A premissa básica de Dungeon Defenders segue o padrão de hordas clássico do estilo, então não temos muito o que comentar, vamos proteger o núcleo e matar bicho! Isso costuma ser suficiente para fazer o tema funcionar, mas aqui temos ainda um gimmick a mais, que adiciona ferramentas de tower defense. Então além de brigar de bater, podemos colocar armadilhas, defesas e interrupções nos caminhos dos inimigos. Acaba sendo uma adição bem vinda, que realmente facilita um cadinho a vida, mas cuidado para gerenciar bem os recursos que as constroem.

Temos alguns heróis possíveis para controlar, podendo trocar entre até 4 por vez dentro de um mesmo mapa, a cada pausa entre as horas, quando podemos montar mais proteções também. Cada um tem seu estilo de combate, suas torres de defesa, atributos etc. Quanto a isso não dá pra reclamar, temos realmente muita opção.

É importante lembrar que é um jogo feito para ser multiplayer cooperativo (embora não ofereça o modo local e exija uso de todos os botões básicos de um par de Joy-Cons). Temos alguns modos de jogo, incluindo desafios, modo só de tower defense, campanha, e sobrevivência, com vários níveis de dificuldade.

Tecnicamente falando…

Acho que o primeiro Dungeon Defenders foi algo que ficou marcado, ou no mínimo reconhecível. O estilo visual do jogo era muito bem definido, não incrivelmente bonito, mas era o que tinha que ser, com potencial para melhora. Em Dungeon Defenders: Awakened, parece que isso foi feito… mas pararam na metade.

Embora os cenários, background, itens, até a comida em cima da mesa tenha um estilo cartoon super bem feito, realmente bem bonito, as coisas principais e interagíeis, isto é, inimigos, núcleo e armas são terríveis. Parecem fora de foco e mal definidos, além de um frameskip horrível. Não estou exagerando ao dizer que somos mais rápido que as flechas, pois elas se movem tão absurdamente devagar, o frame fica congelado por tanto tempo que quase dá pra contorna-las.

Trilha e efeitos sonoros não memoráveis também me tiraram da experiência, além do fato de ter que usar absolutamente TODOS os botões, os menus não são agradáveis, nem fáceis de usar, deixando o texto muito pequenos. Equipar itens, compara-los e saber quanto ou quais atributos são alterados ao equipa-lo é quase adivinhação e fé.

O modo Online

Como eu disse, Dungeon Defenders: Awekened foca em seu modo cooperativo online. Embora seja possível jogar solo, se esforçando para melhor posicionar suas armadilhas, e correr de um lado pro outro para matar os monstros, o volume de inimigos é tanto que essa tarefa é quase impossível, e parceiros de combate são bem vindos.

Mas… é a primeira vez que eu vejo um modo online ser pior que um modo solo. Realmente, temos pelo menos um aliado das poucas salas disponíveis, mas a que custo? A quantidade de bugs experienciados foi desconcertante. Fui atirado pra fora do mapa, os goblins surgiam de uma porta fechada com barra de vida invisível ou apagada, além deles não reagirem corretamente às suas ações. Acaba sendo frustrante.

Avaliação

Parabéns a quem fez o trailer, porque eu realmente pedi esse jogo achando que ele seria super legal de jogar com meus colegas sentado no sofá, mas infelizmente isso não é possível, e mesmo se fosse, não seria agradável de qualquer forma. Uma pena realmente, eu gosto desse tipo de jogo, acho que Dungeon Defenders: Awakened funcionaria super bem se não fossem tais problemas citados, pois sua ideia é boa, simples sem ser simplória.

Prós:

  • Proposta boa
  • Muitos modos de jogo
  • Vários personagens

Contras:

  • Toneladas de bugs
  • Poucos jogadores
  • Podia ter sido bom

Nota Final:

4

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thomas Mertens
Thomas Mertens
Nerd de carteirinha desde que me entendo por gente. Reviewer de jogos, especialmente indie.
Thomas Mertens
Últimos posts por Thomas Mertens (exibir todos)
  • Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 122 | Pô, Friede, dava sim pra ter mandado um zap - 21/12/2025
  • Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 119 | Skeledirge é ótimo, mas como o Kilowatrell vai carregá-lo nas costas agora? - 30/11/2025
  • Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 116 | Nenhuma escola ensina de verdade nessa desgraça de anime? - 09/11/2025

Post navigation

Previous Pokémon Brilliant Diamond & Pokémon Shining Pearl | Comparação entre trailers apresenta gráficos e efeitos de iluminação mais detalhados
Next Beat ‘em up 2D Asterix & Obelix: Slap them All! chega ao Nintendo Switch em 25 de novembro

Relacionado

Os vencedores do NBoy Awards 2025
  • Original

Os vencedores do NBoy Awards 2025

31/12/2025
Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road
  • Review

Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road

31/12/2025
Review | The Rogue Prince of Persia
  • Review

Review | The Rogue Prince of Persia

25/12/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.