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Review | Touken Ranbu Warriors

Uma viagem ao passado através do futuro. Touken Ranbu Warriors coloca a segurança da existência do futuro em suas mãos, em um musou criativo e carismático.
Gabriel Marçal 03/06/2022

Desenvolvedora: Ruby Party, Omega Force
Publicadora: Koei Tecmo
Data de lançamento: 24 de Maio, 2022
Preço: R$ 349,00
Formato: Digital/Físico

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Koei Tecmo America.

Touken Ranbu Warriors é uma aventura um tanto quanto ousada e única dentro de seu nicho. Embora o musou mire, de certa forma, em um público diferente de seu usual, o jogo ainda tem as características mais icônicas do seu gênero. Minha primeira impressão no entanto, é que Touken Ranbu Warriors seria um jogo recluso a um público específico que consome jogos com homens bonitos – os conhecidos como Joseimuke -, ou aos jogadores de Touken Ranbu -ONLINE-, a sua versão mobile. E embora o primeiro não seja exatamente verdade,, o segundo pode pesar um pouquinho na experiência.  

Isso dito, Touken Ranbu Warriors é uma experiência inquestionavelmente boa e coesa com os títulos do gênero musou. Ainda assim, como imagino que um nicho que não está acostumado com o gênero possa ter interesse nessa aventura, vou explicar o que é um jogo “Musou” (ou “Warriors”). 

Sendo um gênero de ação, o Musou tem grandes inspirações e diversas intersecções com os Hack-and-Slash e RPGs de ação. Mesmo que em muitas vezes esteja recheado de funções desses outros gêneros, o que o diferencia desses é o combate que é orientado a hordas massivas de inimigos ao contrário dos supracitados.  Com um estilo de combate majoritariamente em área e mapas de 3 minutos aonde você vai enfrentar 300 inimigos, o gênero musou tem uma faceta muito única nessa questão. 

Isso dito Touken Ranbu Warriors se encaixa nessa fórmula, mas ainda possui diversos elementos que jogadores de JRPG irão facilmente identificar.  Um sistema de nível bem padrão, uma árvore de habilidades, itens equipáveis e skills de fácil ativação, tudo isso é comum em um musou e nessa entrada.

O que é Touken Ranbu?

Touken Ranbu é um jogo mobile de cartas colecionáveis lançado em 2015. O jogo possui uma jogabilidade bem simples, e é principalmente centrado em colecionar e gerenciar os personagens masculinos. Os personagens do jogo original são guerreiros tirados de diferentes eras da história japonesa em uma reimaginação atraente com muitas obras Shoujo como seu referencial. 

Em Touken Ranbu Warriors temos também tais guerreiros, sendo eles 15 no total, que são divididos em 5 times, cada um puxa um dos capítulos do jogo. Esses times de guerreiros de diferentes eras trabalham como uma espécie de policia temporal, lutando contra um exército revisionista que quer alterar e destruir diferentes linhas do tempo. Então basicamente, cada capítulo vai acompanhar um trecho icônico da história japonesa, cada combate vai ser um passo dessa história. Durante o desenrolar dos eventos, o exército do retrocesso – como traduzi de forma livre -, irá tentar diversas táticas para alterar o caminho e os finais de cada situação. 

As estratégias adotadas pelos inimigos exigem diversas respostas diferentes do jogador que deve enfrentar uma grande variedade de desafios. Isso gera uma boa quantidade de missões diferentes, em algumas você deve lutar contra inimigos de maneira livre, outras proteger figuras históricas, evitar que pessoas se encontrem, impedir assassinatos, evitar que exércitos se formem, entre outros. 

Embora os musou costumam entregar objetivos variados entre suas fases, a ideia em Touken Ranbu Warriors de manter a história nos trilhos gera uma nova abordagem e leva a criatividade dessas missões as alturas. 

Investigações e embates 

Como dito anteriormente, as missões em Touken Ranbu Warriors tem como objetivo impedir intervenções em acontecimentos do passado. Embora em muitas vezes isso possa ser evitado de alguma forma óbvia que pode ser descoberta apenas olhando o futuro, em diversas situações, o jogador ira precisar conduzir uma investigação dentro da missão. Essa investigação é o que abre espaço para muitas variações criativas dessas missões.

De uma forma geral, elas [as missões] impedem que o jogador possa entrar em qualquer fase e resolver tudo em cerca de 2 minutos, o que claro, é parte fundamental da experiência mas se tornaria rapidamente cansativo. Quando uma missão possui tal investigação, o jogador deve completar os 100 por cento do medidor de investigação. Isso pode ser feito aos poucos, como defendendo uma série de pequenos pontos estratégicos, ou de uma vez, por exemplo, encontrando um lugar secreto cheio de assassinos no mapa. 

A quantidade de vezes que Touken Ranbu Warriors resolve não recorrer ao seu glorioso combate, só engrandece a experiência que entrega ao jogador fases inteiras aonde o personagem não precisa sequer sacar a espada. Isso dito, seu combate é um dos grandes atrativos aqui. 

Nele a maioria dos personagens encarna o papel de um espadachim ou guerreiro de época, embora cada um tenha um jeito bem único de brandir a espada, nenhum parece muito realista o que nunca foi a proposta de qualquer jeito. Para fazer parte dessas lutas tão dramáticas e por vezes encenadas dentro da própria história do jogo, cada uma dessas figuras históricas encarnam um tipo de estereótipo de espadachim de anime e seu estilo de luta. Isso vai desde o espadachim mais bruto que brande a espada com golpes brutos e secos, ao líder da equipe leve e divertido, com combos aéreos e móveis, ou ao espadachim mais estiloso que possui dele nos golpes que só se concretizam ao embainhar.

O grande ponto é que, por mais que isso possa soar simples e até bobo em alguns casos, a execução é excelente, e a coreografias e golpes são cuidadosamente pensados para que o jogar fique encantado com todos os personagens enquanto contempla suas peculiaridades em todos os sentidos. 

Hora de se preparar e chocar armas 

Enquanto o combate de Touken Ranbu Warriros é uma fusão dessa demonstração estilizada de habilidade com espada, a preparação pode ser um pouco mais exigente. Com uma árvore de talentos bastante linear, porém longa, o jogador pode equipar até 4 skills de cada vez, sendo que cada tropa começa apenas com duas, tendo que adquirir outras. Cada uma das habilidades possui uma área de efeito ou função já em seu nome, como golpe reto em área ou golpe forte. Dessa forma o jogador deve equipar suas habilidades favoritas antes de cada batalha e lidar com os desafios da melhor forma possível. 

Além disso dentro de jogo toda tropa possui uma série de comandos básicos, uma esquiva, uma espécie de ultimate que pode ser carregada apanhando ou batendo, um golpe em dupla da sua tropa com uma tropa reserva que deve ser escolhida antes da batalha e até um modo “despertado” dos dois guerreiros juntos, que dá acesso ao uma ultimate em dupla. Mas embora o combate em si seja acessível, graças as diferentes tropas possibilidades de build e outros detalhes da preparação, a sensação de jogar com cada tropa é bem diferente. 

Honmaru

O lugar que na lore de Touken Ranbu serve como base para esses guerreiros, na prática serve… bem, como uma base. Lá você pode abrir sua árvore de talentos com itens recolhidos entre cada missão. Esses itens também podem ser coletados em mini-games espontâneos aleatórios que aparecem em um ou mais dos locais disponíveis no Honmaru.

Esses locais funcionam para um treinamento automático das tropas que ganham experiência toda vez que você vai para uma batalha, desde que designadas para um destes locais. E dependendo do mini-game oferecido, a tropa (ou uma das tropas daquela área) pode conseguir um pouco de experiência extra.

Esse treino off-screen é uma das principais maneiras que Touken Ranbu Warriors consegue balancear a progressão do jogador, assim mesmo que uma tropa fique sem grandes participações por muitos capítulos, é possível manter o nível médio da equipe com pouca diferença. Isso somado ao fato de que, abrir a árvore de talentos completamente provavelmente tem mais impacto que o nível do personagem em si; o que com um pouco de gerenciamento é possível fazer a qualquer hora, acaba se tornando bem fácil de gerenciar suas tropas. 

E de qualquer forma, eu digo isso para manter o nível, que aparenta ser recomendado, mas o jogo é fácil por si só, e eu já consegui por curiosidade realizar uma missão designada para tropas quase 10 níveis mais alto que utilizada. 

Bem além da árvore de talento e gerenciamento de exp., outra forma de fortalecer suas tropas são com os itens oferecidos na loja do jogo. Via de regra eles são bem simples, e aumentam algumas das estatísticas básicas do personagem. Eles também são bem fáceis de administrar mesmo não sendo tão baratos, você só irá usar as tropas de um time por vez por boa parte do jogo, então basta trocar os itens para as tropas foco do capítulo atual entre um e outro.

Personagens e design de personagens

Touken Ranbu parece ter personagens muito interessantes, mas seu musou não explora muito isso. Sei que isso provavelmente se deve ao fato de fazer parte de uma franquia multimídia, e o jogo provoca o jogador a ponto de querer ir atrás das outras obras (ou versões) enquanto entrega respostas o suficientes para que a obra em si seja coesa. Mas nesse ponto, os personagens acabam perdendo em profundidade. Eles evocando conflitos e imperfeições, inseguranças entre outras coisas. Mas a origem dessas coisas e a própria profundidade da relação deles fica retratada de forma bem superficial nessa encarnação. Por conta disso parte do peso e da graça de brincar com essas histórias acaba escapando a nossa percepção. 

Além disso, eu acredito que como a maioria esmagadora dos brasileiros, não tenho um conhecimento aprofundado de história japonesa. Por exemplo, imagine uma história aonde temos que impedir assassinos de chegar na princesa Isabel para que a escravidão seja abolida ou algo do gênero, que ressoe com a gente. Embora de um ponto de vista histórico mais aprofundado, sabíamos que a abolição da escravidão tem muito pouco a ver na prática com a princesa da época, mas ainda é uma idéia divertida de se brincar.

E embora o jogo entregue um texto explicativo sobre a situação atual, e como ela se encaixa no geral, ainda é bem fácil se perder. Ou seja, a somatória da falta de background bem explicitado dos personagens de Touken Ranbu Warriors, e de identificação com a história japonesa pode empobrecer a narrativa para alguns. Ainda assim, acho a maneira que os personagens foram construídos apoiados em carisma e os plot twists relacionados às aventuras com viagem no tempo são presentes, é possível criar uma jornada bastante cativante. 

E um dos grandes fatores da construção desses personagens são os “Bond Supports”, que mostram diálogos e interações mais casuais entre o elenco, que escapam a seriedade e objetividade das missões. 

A história ainda é permeada com alguns dilemas morais e uma certa ambiguidade sobre o trabalho feito. Muitas vezes durante suas tentativas de consertar as coisas, vão acabar alterando o futuro em um sentido mais favorável e devem então tentar mais uma vez criar o futuro original independente da tragédia contida nesse caminho.  

—E além de tudo isso, claro, a belíssima direção de arte do jogo.

Um Japão glamuroso e atemporal

Touken Ranbu Warriors tem uma direção de arte impecável, além de gráficos excelentes. Mesmo se tratando de modelos 3D nas cutscenes, o jogo entrega lindos personagens. 

A estética que permeia tudo, e os designs marcantes de cada um deles — e de tudo que os cercam — já é motivo por si só para jogá-lo. A variação de roupas, estilos, e estereótipos que Touken Ranbu Warriors oferece garante que ninguém irá sair da experiência sem se apaixonar uma duas vezes. Além disso, como dito anteriormente, a coreografia dos golpes é cativante e bem feita. 

Tudo isso somada a uma trilha sonora extensa e consistentemente boa colocam Touken Ranbu Warriors como um dos jogos mais cativantes que já joguei no Nintendo Switch. O mais impressionante é a coesão estética e conceitual aplicada em todos os detalhes do jogo para que os elementos futuristas e feudais harmonizem com tranquilidade. 

A capacidade de vencer o nicho

Já me deparei algumas vezes com textos abordando questões de gênero e público alvo para Otome Games, por exemplo. Claro, Touken Ranbu Warriors não faz parte desse gênero — uma derivação que destaca obras com muitos rapazes bonitos, até mesmo representados por conteúdo BL (Boys Love) —, mas ainda carrega um estigma nele que pode afastar muitos jogadores. No entanto, acho que caso o conceito dele tenha te agradado até aqui, você deve dar uma chance a essa experiência.

Touken Ranbu Warriors é muito mais que um jogo de caras bonitos, ele se aprofunda em sua própria história e tem claramente ambição artística, um combate e estética interessantes, além de um cast bastante carismático. No geral, se você já tiver algum contato com o jogo original ou com a parte da história japonesa que a aventura se relaciona, vai ter uma experiência ainda mais positiva do que a média. Ainda assim, é bem fácil aproveitar o jogo sem esses conhecimentos como eu fiz. Além de tudo isso, o jogo possuí um ótimo Photo Mode, permitindo que quem se apaixone pelos meninos possa brincar bastante!

Prós

  • Ótima direção de arte recheada de carisma;
  • Missões criativas e variadas;
  • Sistema de combate divertido e movimentos bem coreografado. 

 Contas

  • Sensação de que falta contexto para os acontecimentos gera distanciamento;
  • O jogo pode ser um pouco fácil demais para os mais experientes em Musou.

Nota:

8,5

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Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
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Tags: koei tecmo

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