Desenvolvedora: 34BigThings
Publicadora: Saber Interactive
Data de lançamento: 19 de Julho, 2022
Preço: R$112,45
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Saber Interactive.
Redout 2 é mais um título de corrida que chega ao Nintendo Switch. Diferente de seus contemporâneos, o game utiliza um design futurístico para entregar uma experiência única misturando velocidade e pistas cheias de desafios. Este é um jogo que requer habilidade e sua dificuldade será um teste para os reflexos daqueles que quiserem arriscar uma jogatina.
O futuro é superveloz

A premissa de Redout 2 é de um futuro pós-guerra onde o esporte do momento são corridas em naves super velozes. É interessante como temos um pouco de explicação sobre o mundo do game, com cada pista tendo uma pequena introdução que conta sua história e como ela foi criada. Bem peculiar que um jogo de corrida, cujo únicos personagens são as máquinas, ofereça um pouco de narrativa sobre os eventos que estamos participando.
Os cenários são variados, e graças a premissa de se passar no futuro, existem pistas em todos os cantos possíveis da galáxia. Locais mais tradicionais como Tóquio, Egito e o Mt. Fuji marcam presença, assim como outros bizarros como corridas debaixo d’água e até num buraco negro. Tudo isso é claro, acontecendo em pistas que parecem ter saído de um jogo de Hotwheels.
Correndo sem limites

Utilizando a sua premissa futurista como base, Redout 2 oferece uma jogabilidade veloz e desafiadora aos jogadores. O game tenta seguir uma ideia e ignora qualquer tentativa de adaptar sua gameplay para acomodar o seu objetivo e a plataforma. As pistas são extremamente estreitas, com muitas curvas e obstáculos requerendo reflexos quase instantâneos para serem superados sem problemas.
Existe um botão para desacelerar, mas utilizá-lo é similar a desistir de correr. Redout 2 foca em velocidade e obriga o jogador a se adaptar para esse estilo de jogabilidade. Tentar reduzir para fazer curvas só faz com que os adversários consigam se afastar cada vez mais até perdê-los de vista. A Inteligência Artificial também é bem desafiadora, não cometendo erros e estando sempre na cola do jogador esperando que ele deixe um espaço, colocando assim uma pressão extra.

Para incentivar o jogador a manter uma velocidade alta, Redout 2 faz modificações para o sistema de Boost do primeiro título. Agora é possível utilizá-lo a qualquer momento com um toque do botão. Para equilibrá-lo, uma nova mecânica foi criada, onde a nave possui uma barra de aquecimento que vai se enchendo conforme a técnica é utilizada. Caso o jogador entre em modo Overheat, a vida do veículo vai se esvaziando aos poucos até que o boost seja cancelado. Uma barra de vida vazia significa na nave explodindo e um respawn acontece segundos depois.
A barra de vida é restaurada automaticamente após o jogador ficar sem acertar paredes por um tempo. Balancear esta energia e o calor do Boost é a chave para conseguir ter um bom resultado nas corridas. Basicamente, o game utiliza bastante risco e recompensa, tentar jogá-lo sem arriscar acaba por resultar em derrotas contra a CPU ou outros jogadores.
As pistas também possuem obstáculos próprios de cada ambiente. Graças a gravidade as naves podem navegar em locais com magma, tempestade de areia e até debaixo d’água. Cada lugar afeta a jogabilidade um pouco, como a direção e a barra de calor. Assim, é preciso se adaptar a cada pista e alterar um pouco a forma de dirigir para conseguir a vitória.
Muitas corridas diferentes

Para aqueles que esperam um game com muito conteúdo, Redout 2 não vai desapontá-los neste quesito. Existem três modos principais de jogo: Arcade, Carreira e Multiplayer. No primeiro, é possível se divertir sem problemas em qualquer pista com qualquer máquina escolhida, já no segundo, o jogador precisa completar uma série de desafios para habilitar novos veículos e avançar nos ranks até conseguir competir no principal campeonato do título. Por fim, o Multiplayer é a opção de enfrentar outro jogador, sendo limitado para o online e para até seis corredores.
Redout 2 possui algumas formas extras de corrida para divertir os jogadores. Além das disputas normais também temos aqui: Arena Race, que não permite respawn, Last Man Standing, onde o último veículo ao final de uma volta é eliminado e Time Attacks. As corridas normais também oferecem opções extras que podem ser ligadas ou desativadas, como o número de competidores, correr ao contrário e seções de qualificação para decidir quem sai na frente.

O game possui 36 pistas diferentes e 12 veículos para serem selecionados. Jogando na carreira, é preciso habilitar as naves e peças uma por um, oferecendo assim um pouco de evolução e incentivando o jogador a melhorar. O game oferece um sistema de customização de veículos muito bacana que muda a forma como cada nave se controla.
Existem poucas opções adicionais em Redout 2, mas o jogador ainda vai passar bastante tempo aqui tentando dominar todas as mecânicas do título. Existem algumas opções de dificuldade e customização para permitir o auxílio de ajudas de aceleração e freio, mas ainda assim não muda a dificuldade do título.
Problemas não tão futuristas

Visualmente falando, Redout 2 não deixa nada a desejar no Nintendo Switch. O game é bonito e possui bons efeitos visuais. O som também chama a atenção, algo que me encantou foi como correr embaixo d’água afeta os efeitos sonoros. Não são muitos games que fazem isso.
O port do título para o Switch, porém, tem problemas que incomodam demais. Para um jogo de corrida que preza pela velocidade, era esperado que a otimização fosse o foco aqui. Infelizmente, mesmo jogando no dock, muitos momentos com pequenas quedas nos quadros por segundos acontecem durante a jogatina.
Vale também mencionar que Redout 2 não é um jogo para casuais. A alta velocidade do game obriga que os jogadores tenham bons reflexos e conheçam bem as pistas. O título também tenta fazer uma mistura de jogabilidade arcade com um pouco de simulação, necessitando que o jogador utilize tanto o analógico esquerdo para controlar a nave, quanto o direito para jogá-la um pouco para os lados durante curvas, ou endireitá-la durante momentos que a gravidade empurra para baixo ou para cima. Esses elementos não se misturam muito bem com o tipo de design do título, a velocidade constante, então acaba resultando em um algo que não funciona muito bem.
Corrida futurística que chegou cedo demais

Redout 2 é um game que vai agradar apenas um nicho muito específico de jogador. Sendo algo que foca bastante em velocidade e requer que os jogadores reajam em segundos aos obstáculos, é uma combinação que funciona bem se todo o resto da experiência for bem adaptada. Infelizmente, este não é o caso aqui com os problemas de design do game acabando servindo como uma barreira extra que vai afastar um público mais casual de poder querer aproveitá-lo.
A versão de Switch Nintendo tem problemas que tornam a experiência ainda pior. Pop-up de texturas, quedas de quadros por segundos e resolução, se juntam para complicar ainda mais a vida de quem tentar experimentar o título. Fica difícil recomendar algo deste estilo para uma plataforma como o Nintendo Switch, especialmente quando ter uma jogabilidade estável é algo tão importante para um jogo que requer reflexos rápidos.
Prós:
- Bons visuais;
- Efeitos sonoros se adaptam bem aos ambientes;
- Introdução das pistas é bem interessante.
Contras:
- Quedas de quadros por segundos em vários momentos;
- AI não perdoa erros;
- Algumas pistas são muito confusas de navegar.
