Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | Idol Manager

Idol Manager é um simulador de administração adorável, polido e desafiador, sendo ao mesmo tempo de nicho e o quão abrangente ele pode ser. Venha se apaixonar nessa aventura e viver o sonho!
Gabriel Marçal 25/08/2022

Desenvolvedora: GlitchPitch
Publicadora: PLAYISM
Data de lançamento: 25 de Agosto, 2022
Preço: R$ 92,45
Formato: Digital

Analise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela PLAYISM.

Revisão: Marcos Vinícius

Idol Manager é, como o nome sugere, um jogo de administração focado na temática idol. O jogo desenvolvido pela GlitchPitch conta com uma boa densidade em seus sistemas, um modo história que estimula o jogador, e até mesmo múltiplos finais. Com uma pitada de gacha, bastante senso artístico e um balanceamento de dificuldade louvável, o jogo realmente é um prato cheio para os fãs do gênero. 

Além disso, Idol Manager aborda de forma sutil algumas problemáticas do mundo Idol, enquanto transforma essas questões em problemas nosso, fazendo com que inclusive, a saúde mental das Idols seja um dos principais fatores com que temos que nos preocupar. O jogo ainda traz uma visão um pouco mais ampla sobre a carreira de produtor e empresário, o tipo de decisão que tem que ser tomada e a pressão de administrar uma equipe.

—Bem, sem mais delongas, vamos analisar se Idol Manager consegue sustentar todas as ideias e propostas.

Início da carreira

Como todo início de carreira, Idol Manager não facilita. Embora eu diga isso de uma maneira até que positiva, essa é de fato uma das partes negativas desse jogo, mas irei explicar melhor. 

Enquanto Idol Manager oferece um sistema bem denso e satisfatório de administração, ele também acaba por sofrer um pouco para introduzir o jogador a toda essa complexidade. Isso torna o início da aventura bastante maçante, principalmente na primeira vez do jogador, onde ele terá que aprender todos os sistemas de uma vez. Claro, isso não seria um problema tão grande caso o jogo tivesse um tutorial bem ritmado, mas iniciar Idol Manager é receber muita informação de forma bem direta. Passada essa fase, o jogo é deslumbrante e completamente recompensador. 

Um dos pontos positivos de Idol Manager que pode ser percebido com mais facilidade em seu início é sua dificuldade. Embora em seu modo “normal” o jogo não seja de nenhuma forma impossível, ele possui uma dificuldade acentuada o suficiente para que você sofra bastante caso decida jogar sem uma estratégia bem definida. Como existe uma possibilidade bem grande de o jogador estar nessa situação em uma primeira jogatina, Idol Manager ainda oferece algumas proteções contra um game over rápido através de acontecimentos da história que são bem interessantes e naturais quando alcançados.

O que é necessário para ser uma Idol (Manager) 

Por fim vamos ao gerenciamento das idols. Para gerenciar seu time existe uma série de fatores a ser levado em conta. O primeiro é —como dito anteriormente— que o jogo é consideravelmente difícil, e dinheiro é um recurso bastante importante. A partir disso o jogador deve tomar suas decisões com bastante sabedoria.

O dinheiro garantido ao jogador no início do jogo não é muito, além do fato de que um grupo iniciante sempre irá levar algum tempo para dar retorno. Com isso, a primeira decisão a ser tomada é o tipo de audição performada pelo jogador. A audição, por sua vez, funciona como o gacha system do jogo; nela você pode selecionar um tipo de audição, local, regional ou nacional, nenhuma delas é barata e o valor aumenta exponencialmente. Enquanto nas mais caras existe uma garantia de qualidade, na mais básica é tudo baseado na sorte.Seja qual for a escolha do jogador, o resultado será muito importante para criar uma chance de sucesso. 

Além disso, jogador recebe 5 idols por audição e cabe a ele contratar quantas delas quiser. Claro, mais idols trazem lucro mais fácil, mas o jogador também é obrigado a pagar um salário semanal para cada funcionário, o que pode ser a diferença entre a falência e a vitória ao longo de um mês apertado. 

Além do talento

Além de um time talentoso de idols, o jogador vai precisar  reunir uma boa equipe de suporte. Camaristas, dançarinos, assistentes administrativos, professores de música, todo tipo de profissional qualificado irá ajudar a alavancar sua carreira. Por exemplo, uma dançarina pode desempenhar comumente dois papéis, o de desenvolver coreografias para singles, ou o de treinar idols.

Consequentemente, os profissionais diferentes possuem áreas de excelência diferentes, cabendo ao jogador escolher os funcionários que mais se adequam a suas estratégias.

 Enquanto você não precisa realizar uma audição para encontrar um funcionário, será preciso escolher entre as categorias iniciante, intermediário e avançado por assim dizer. Quanto mais alta a categoria, mais alto os status de seu personagem, assim como o salário que ele pede. Além disso, cada cômodo criado pelo jogador além do básico dado a ele no início do jogo tem uma cobrança de aluguel que também não é fácil sustentar no início.

Se torne um mestre da estratégia

Além de controlar uma equipe, o jogador precisa, principalmente, definir as atividades e diretrizes que seu grupo deve seguir. Desde coisas que aparência mais trivial, como suas regras permitem relacionamentos entre idols, até o que cada Idol irá fazer a cada dia. 

Todas as atividades tem custo de um jeito ou de outro, por exemplo, treinar uma idol com o profissional de dança irá fazer com que ele aumente seu status de dança e aumente a qualidade do próximo single em que ele aparecer. Isso, no entanto, irá sugar parte da saúde física do seu personagem, e caso um personagem com saúde física baixa seja obrigado a fazer esforço ele irá começar a perder saúde mental, que se recupera bem mais lentamente que a física. No caso, o jogador pode enviar suas idols para hiatos de onde elas voltarão completamente restauradas, mas quanto mais exaustas elas estiverem, maior o tempo exigido para hiatos. 

Por fim, caso o jogador continue utilizando as idols mesmo com saúde baixa, elas desenvolvem maiores chances de fratura ou depressão, sintomas que podem basicamente forçar o jogador a mandar uma idol em um hiato que pode demorar ainda mais por conta das condições extremas. Fora isso, ainda se deve um grande planejamento estratégico para o crescimento do grupo. Por exemplo, o jogador pode escolher entre eventos de promoção e performances diariamente. 

A primeira opção aumenta o número de seguidores, aumentando o impacto de ações futuras, enquanto o outro gera um dinheiro rápido muito necessário e bem vindo na maioria das vezes. Como os dois possuem custo na saúde de suas personagens, você ainda pode agendar um dia de spa para elas, com foco em recuperar esses status, isso em troca, claro, de uma quantia em dinheiro. 

De forma geral é bem fácil afirmar que todos os sistemas e recursos estão bem alinhados no jogo.

O carisma de um idol

Idol Manager esbanja carisma e modernidade, desde sua trilha sonora, seus visuais simples e cheios de personalidade, o design das idols, e tudo que temos direito. As idols são muito variadas, a música literalmente nunca fica enjoativa —como esse tipo de jogo pede—  e o jogo está o tempo todo fazendo comentários e piadas muito atuais. 

Além disso, ele faz questão de dar traços de personalidade e dinâmicas de grupos para as idols, que vão desde panelinhas de amizades, a casos de bullying que podem atrapalhar o grupo como um todo. Fora que, as Idols falam de seus gostos pessoais para que tenhamos como nos apegar a elas — caso o jogador se apegue aos detalhes pode descobrir informações sobre cada garota que vão desde de comidas que gostamos ou hobbies bizarros, tal como informações sobre a família das mesmas.

Infelizmente, após algum tempo de jogo os traços acabam por ficar repetitivos mas é compreensivo com a quantidade de idols que existem no jogo e isso sendo mais um extra do que o foco do jogo. No mais os sprites estão agradáveis e as cenas da história são bem divertidas de se acompanhar. Sendo o único problema com essas últimas que para avançar o jogador deve alcançar objetivos na carreira que, às vezes, podem demorar bastante para chegar.

Venha realizar seu sonho de ser uma (administradora de) Idol!

Por fim o Idol Maganer é basicamente perfeito em sua composição. Com os pontos negativos sendo o começo lento, a demora na conquista de objetivos e por último ele ser pouco amigável com novatos. Esse último pois o modo médio já apresenta bastante desafio, enquanto o modo fácil é absurdamente fácil e dificilmente ensinaria de fato um novato a jogar. No entanto, o jogo esbanja carisma e amor, é bastante atual, muito polido e divertido. É sem dúvidas para mim até agora o simulador de administração supremo do Nintendo Switch, recomendo com facilidade. 

Prós:

  • Bom nível de desafio e sistemas bem balanceados e interligados no que tange recursos e atividades.;
  • Ótima direção de arte;
  • Texto bem moderno e jovial.

Contras:

  • início lento;
  • Objetivos da história podem demorar bastante, prejudicando ritmo;
  • Pouco acessível para novatos.

Nota Final:

9

  • Sobre
  • Últimos Posts
Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
Gabriel Marçal
Últimos posts por Gabriel Marçal (exibir todos)
  • Review | HELLO KITTY AND FRIENDS: FREEZE TAG PARTY - 12/12/2025
  • Brasileiro campeão mundial de Pokémon TCG, Gabriel Fernandez se aposenta após polêmica em torneio internacional; Entenda - 26/11/2025
  • Review | Strange Antiquities - 15/10/2025

Post navigation

Previous NeverAwake, um Twin-stick SHMUP ambientado em um mundo de pesadelos de uma garota, está a caminho do Nintendo Switch
Next Famitsu — 15/08 a 21/08, 2022 | Nintendo Switch Sports ocupa o 1º lugar nas vendas no varejo japonês; Kirby’s Dream Buffet (Download Card) estreia em 6º lugar

Relacionado

Review | System Shock
  • Review

Review | System Shock

18/12/2025
Review | Metroid Prime 4: Beyond – Nintendo Switch 2 Edition
  • Review

Review | Metroid Prime 4: Beyond – Nintendo Switch 2 Edition

17/12/2025
Review | Sonic Racing: CrossWorlds – Nintendo Switch 2 Edition
  • Review

Review | Sonic Racing: CrossWorlds – Nintendo Switch 2 Edition

16/12/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.