Desenvolvedora: Otomate, Design Factory
Publicadora: Idea Factory International
Data de lançamento: 20 de Setembro, 2022
Preço: R$ 248,99
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Idea Factory International.
Revisão: Marcos Vinícius
Junto com o port de Nintendo Switch de Amnesia: Memories, a Idea Factory International havia anunciado que os dois fandiscs da obra, Amnesia Later e Amnesia Crowd, seriam lançados em inglês. Para quem já era fã do jogo original, a promessa era um pacote recheado de conteúdo explorando mais a fundo o romance. Apesar de ainda cair em alguns erros como o seu antecessor, Amnesia: Later x Crowd é bem sucedido no que se propõe, trazendo momentos divertidos e românticos e desenvolvendo as relações entre os personagens.
Leia também:
Uma segunda chance

Amnesia: Later x Crowd é uma coletânea com dois fandiscs, ou seja, jogos que complementam a narrativa do original para dar ao jogador um tempinho a mais com os personagens. Isso significa que o conteúdo aqui é bastante dependente de já se ter familiaridade com Amnesia: Memories e tudo que ele tem a oferecer só vale a pena para quem gostou muito do título original.
Amnesia Later começa com uma história chamada New World, que mostra um mundo um pouco diferente em que a personagem acaba sofrendo amnésia. Lá as relações da protagonista (cujo nome é escolhido pelo jogador) são simples e ela está cercada de amizades. Sem nenhum evento negativo, ela acaba se lembrando de ter falado sobre ver vagalumes em algum momento, um gancho em potencial para se lembrar de toda a verdade.

Durante um certo ponto da história, é possível escolher um dos personagens para desbloquear a sua história. Isso inclui não apenas os interesses românticos (Shin, Ikki, Kent, Toma e Ukyo) como também os secundários (Waka e as três meninas que fazem parte do círculo de amizades da protagonista). Apesar das histórias dos personagens menores serem mais curtas e de menor relevância, essa é uma adição agradável da visual novel para ter um tempinho um pouco maior com eles.
No caso específico dos rapazes principais e de uma última história secreta, temos epílogos da história original, mostrando o que acontece com a protagonista após a resolução boa de cada uma das rotas. Apesar de ainda manter a simplicidade do original, temos aqui um pouquinho mais de desenvolvimento, vendo as repercussões dos eventos anteriores e as reações dos personagens, incluindo um trabalho um pouco melhor de retratar a personalidade da protagonista.
Variedade de omakes

Já em Amnesia Crowd, temos logo de cara a escolha de que tipo de história queremos ver com três opções principais: um mistério (inclusive com gameplay point-and-click), uma comédia ou uma história romântica. Cada um dos cinco interesses românticos possui a sua própria variação dessas histórias, dando uma grande variedade ao conteúdo desse pacote. Há também uma sala com Orion em que é possível conversar com o menino fada, realizar um quiz, desbloquear eventos adicionais e até mudar o seu nome.
Apesar da grande quantidade de conteúdo, a sensação geral não apenas de Crowd, mas do pacote como um todo é a de que é possível fazer qualquer tipo de história com os personagens. Mantém-se apenas o mínimo semblante de estrutura e relações, mas não há muita coerência nos pacotes. É como se tudo fosse um omake, uma daquelas histórias extras de mangá que pode fazer qualquer coisa com os personagens sem preocupar com o impacto disso e reduzindo a sua significância de um modo geral.

Além disso, os problemas de Amnesia: Memories continuam presentes aqui. Primeiramente, não há nenhum fluxograma ou elemento que ajude a guiar o jogador pelas escolhas, sendo até retirado o menu de Status presente no original.
Além disso, há alguns erros de tradução (incluindo mensagem de sistema em japonês) e escrita, apesar deles serem menos comuns do que em Amnesia: Memories, e a falta de sincronização deixa o movimento labial como algo inconveniente. Por fim, ao tentar usar o modo “auto”, me deparei com um bug que pulava automaticamente alguns diálogos.
Grande pacote, modesto valor

Amnesia: Later x Crowd traz um pacote com duas visual novels inéditas no Ocidente e conseguir de fato trabalhar melhor o desenvolvimento de personagens e as suas relações. Porém, boa parte do conteúdo é medíocre e, como usual de um fandisc, o seu valor depende consideravelmente da relação já estabelecida entre o jogador e os personagens. Para quem se encantou profundamente com o original, é um prato cheio que vale a pena mergulhar de cabeça; mas para qualquer outro jogador, é difícil justificar interesse pelo pacote.
Prós:
- Histórias que desenvolvem um pouco mais os personagens e as suas relações;
- Crowd oferece uma boa variedade de histórias;
- Além das rotas românticas, os personagens secundários também ganham pequenas histórias.
Contras:
- A maior parte do valor do jogo depende de já ter se afeiçoado aos personagens em Amnesia: Memories;
- Alguns erros de tradução e escrita;
- Animação labial dessincronizada chega a ser pior do que não ter;
- Ausência de fluxograma ou elemento que auxilie a navegação pelas escolhas;
- Um bug pode fazer com que o modo automático pule totalmente algumas frases.
Nota Final:
7
- Review | Groove Coaster Future Performers - 22/11/2025
- Review | QQQbeats!!! - 01/11/2025
- Review | Class of Heroes 3 Remaster - 14/10/2025

