Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R

Libere o poder do seu Stand e participe de batalhas bizarras e fabulosas em JoJo's Bizarre Adventure: All-Star Battle R, a versão aprimorada do jogo de luta de 2013 trazendo um vasto catálogo de personagens amados e uma boa conversão no Nintendo Switch.
Erick Figueiredo 08/09/2022

Desenvolvedora: CyberConnect2
Publicadora: BANDAI NAMCO Entertainment
Data de lançamento: 2 de Setembro, 2022
Preço: R$ 229,90
Formato: Digital/Físico

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela BANDAI NAMCO Entertainment.

Revisão: Marcos Vinícius

JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R continua a tradição da Bandai Namco de lançar jogos baseados em animes de sucesso. O game, por sua vez, é um jogo de luta 2D mas com cenários tridimensionais, enquanto adapta bem o estilo e carisma da icônica obra de Hirohiko Araki a tela do Nintendo Switch.

As bizarras aventuras de uma família bizarra

JoJo’s Bizarre Adventure é uma série de mangás criada por Hirohiko Araki em 1987 e serializada deste então pela Weekly Shonen Jump. A história da obra segue as aventuras bizarras da família Joestar e de seus descendentes que precisam derrotar diversos tipos de vilões esquisitos, como vampiros, chefes da máfia e até um padre que deseja reiniciar o universo.

A história de JoJo’s é dividida em partes e segue um novo protagonista a cada nova era do mangá. E como qualquer obra que existe por um longo período de tempo, JoJo’s teve algumas mudanças que impactaram em seu sucesso. As duas principais foram: A introdução de Stands, uma habilidade especial que substituiu o Hamon, a forma de ataque original dos protagonistas e o estilo artístico, que começou similar ao que podia ser encontrado em mangás da década de 80 e hoje é algo mais estilizado e único no gênero.

Toda essa mudança foi bem captada por JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R, um relançamento aprimorado de um jogo que buscava trazer o melhor de toda o legado do mangá de Araki em um único pacote. Entretanto, o game é muito mais baseado no anime da série, lançado inicialmente em 2012 e que até o momento cobriu as seis primeiras partes da história.

O anime inclusive, foi o que fez JoJo’s explodir na mídia, contando boas animações, dublagem com famosos dubladores e muitos memes internet afora. Muitos jogos começaram a ser produzidos com o sucesso da animação no entanto, incluindo a versão original de JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle, que estava disponível no PlayStation 3.

JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R por sua vez é um “remake” do game que utiliza visuais melhorados, enquanto adiciona novos lutadores e muda a jogabilidade para algo mais próximo de um jogo de luta 2D tradicional. Suas mudanças trazem pontos positivos e negativos, mas de uma forma geral, este é um ótimo título para os fãs de JoJo’s.

Lutando com habilidades únicas

Como mencionado anteriormente, JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R é um jogo de luta com jogabilidade 2D que utiliza cenários em 3D. O game utiliza três botões de ataque (fraco, médio e forte), um de esquiva e outro para chamar suporte. Os gatilhos servem para realizar o Great Heat Attack e acionar uma habilidade única que muda dependendo do personagem.

O elenco de lutadores é retirado das oito partes da história de JoJo‘s. 50 personagens estão disponíveis desde o início. O número é impressionante, porém, existe um certo desbalanceamento em relação a quantos representam cada parte. As sagas Stardust Crusaders e Golden Wind, Parte 3 e 5, respectivamente, possuem muito mais representantes do que outras, o que pode agradar ou não, dependendo se você é fã de tais personagens.

Respeitando a história da série, os personagens são representados em suas aparições originais. Os lutadores das duas primeiras partes, Phantom Blood e Battle Tendency, lutam utilizando as habilidades de Hamon – para os protagonistas – e vampirismo – para os vilões. Já o resto do elenco utiliza os Stands como forma de ataque especial. Essa diferença acaba sendo bem equilibrada e não faz com que um grupo de personagens seja melhor que o outro.

Como qualquer jogo de luta baseado em alguma mídia, os ataques dos personagens são inspirados em ações realizadas nos quadrinhos e anime. Isso vale tanto para os mais simples socos e chutes, quanto para os mais interessantes. O mais legal é que a CyberConnect2, a desenvolvedora do título, decidiu adotar profundamente o nome “Bizarre” ao criar a lista de movimentos dos personagens. Apesar de ser curta, o que é um problema, as opções de ataques incluem coisas que não seriam óbvias em algo mais tradicional.

Um bom exemplo envolve Joseph Joestar, o protagonista de Battle Tendency. Sendo um jovem que gosta de tirar sarro com os outros, o personagem tem a mania de predizer o que seu oponente vai dizer e utiliza isso para sua vantagem, distraindo ou irritando seus inimigos. Tal habilidade está incluída como um contra ataque que pode ser utilizado no meio dos duelos e possui como efeito a diminuição da barra de especial do oponente.

Outras habilidades especiais como, “parar o tempo” de Dio e Jotaro também podem ser utilizadas. Essas adições mostram o carinho com o material original e fazem com que All-Star Battle R seja algo especial e diferente do que podemos encontrar no mercado, abraçando toda a bizarrice da sua fonte original.

A jogabilidade de All-Star Battle R no entanto, sofreu algumas mudanças em relação ao lançamento original de PS3. Entre as modificações estão a inclusão da possibilidade de lutar com um parceiro, que pode ser ativado com um botão, além de alguns ataques adicionais. O título agora está um pouco mais próximo de uma experiência tradicional de luta 2D, mas ainda não é algo profundo ou sério.

Cada personagem possui acesso a especiais que podem ser utilizados ao gastar uma parte da barra de Heart Heat. O Heart Heat Attack requer uma barra para ser ativado, enquanto o Great Heat Attack utiliza duas. Esses especiais são baseados em ataques mais icônicos do mangá e o Great Heat Attack segue um padrão mais de cutscene, similar ao encontrado em outros jogos de anime.

Os cenários são bem simples e possuem um interessante sistema de armadilha, onde ao se cair em um certo local, é possível ativar algo que cause dano a quem estiver naquela área. Para aqueles que desejem lutas mais justas, é possível desativar esta opção antes das batalhas.

Como não poderia deixar de ser, é possível provocar os adversários apertando um botão. Além de servir como uma forma de irritar o oponente, utilizar a provocação durante o momento certo, quando o inimigo está completamente caído no chão, ativa uma animação especial que diminui a barra de Heart Heat consideravelmente.

Por fim, All-Star Battle R apresenta um sistema de combos automáticos para aqueles que não são muito bons em jogos de luta. Batizado de Easy Beat, ele é ativado ao apertar o botão de ataque fraco repetidamente e permite que uma série de ataques sejam realizados, o que vai ajudar bastante os mais novatos. Aqueles que assim desejarem podem desativar esta opção no menu de opções.

Fabulosamente na tela de seu Nintendo Switch

JoJo’s Bizarre Adventure é um mangá/anime conhecido por seu estilo único de visuais. Desde o seu início, a franquia era conhecida pelas poses extravagantes de seus personagens, assim como seus designs, algo que ficou ainda mais evidente a partir da metade de Diamond is Unbreakable, a quarta parte da série, onde o autor mudou seus traços, buscando inspirações em moda e estátuas gregas para modelar seus personagens.

Assim como foi o caso com o anime, All-Star Battle R, respeitou os visuais originais do autor em sua obra e importou tanto o design mais pesado do início da franquia, quanto os seus traços mais leves, que podem ser observados nas peças mais recentes de Araki. O resultado é fantástico, com todo o estilo único de JoJo’s sendo representado muito bem na tela do Nintendo Switch.

Vale mencionar que, apesar de ser um soft remake do original, All-Star Battle R reutiliza os modelos, efeitos visuais e sonoros, e algumas imagens de Eyes of Heaven, um outro jogo de JoJo’s lançado para o PlayStation 4 em 2015. Como tal, além da repaginada básica nos visuais, para as novas plataformas, os personagens estão com pequenas mudanças em relação ao título original.

A principal que será notada pelos fãs dos originais, e que foi parte da campanha de marketing do título, são os personagens que já foram animados. Todos os lutadores presentes nas seis primeiras partes tiveram suas cores e vozes alteradas para combinar com o anime da série. No caso daqueles cujo dubladores vieram a falecer, como Esidis, e a versão mais velha de Joseph Joestar, os clipes de vozes foram reutilizados de Eyes of Heavens.

Mesmo aqueles que mantiveram os mesmos dubladores, como é o caso dos personagens das duas primeiras partes, Jotaro e Shigeki, voltaram para dublar novamente os lutadores. Assim, os fãs da animação irão receber um conteúdo auditivo que vai ser extremamente familiar. Até alguns efeitos sonoros, como o “parar o tempo” também foram atualizados de acordo com as mídias mais recentes da franquia.

JoJo Bizarre Adventure: All Star Battle R também chama a atenção dos fãs pela grande quantidade de easter eggs presentes no título. Ataques especiais acontecem ao se colocar certos lutadores para brigar e existem interações antes das partidas entre alguns personagens. Infelizmente, esta última é um trabalho meio preguiçoso, visto que todas as intros especiais foram retiradas diretamente de Eyes of Heaven. 

Outros Easter Eggs podem ser encontrados pelos cenários ou até mesmo nos personagens. Vários lutadores possuem vestimentas alternativas, algumas sendo roupas utilizadas em certos capítulos da série, outras são baseadas em ilustrações desenhadas por Araki. 

O que também chama bastante atenção do game são seus efeitos visuais. JoJo’s utiliza bastante onomatopeias e outros efeitos em suas páginas, e isso tudo foi transmitido para o game. Existem momentos em que os retratos dos personagens retirados diretamente das páginas das revistas surgem na tela e acertar o inimigo causa tinta preta, que imita o sangue, para sair de seus corpos.

As tão famosas poses, marca registrada de JoJo’s, também marcam presença aqui. Elas sempre aparecem, seja durante a utilização de Hamon pelos personagens das duas primeiras partes, na tela de vitória ou até ao se realizar uma esquiva no momento certeiro. 

O game também possui bons efeitos sonoros. Como mencionado anteriormente, muitos são baseados no que existe em outras mídias da série. A trilha do jogo é muito boa de uma forma geral, com cada personagem possuindo seus próprios temas e uma variedade de diferentes estilos sendo representados aqui.

Lutando com tudo

JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R oferece algumas opções para jogadores poderem aproveitar o título. Existe um arcade mode onde podemos lutar contra oitos oponentes, survival, e um modo versus que permite disputas entre jogadores, um jogador vs CPU ou até mesmo um torneio, sendo possível colocar todos os participantes para serem controlados pela AI.

As principais mudanças nos modos estão em relação ao Story e Online. O primeiro foi substituído pelo All Star, que funciona como um modo onde jogadores completam missões baseadas nas principais batalhas da série, assim como algumas criadas especialmente para o jogo. Completa-las recompensa pontos para troca de itens e roupas especiais para os lutadores.

Já o Online teve uma grande modificação na forma de funcionar. All-Star Battle R possui rollback em seu netcode, o que permite batalhas mais tranquilas mesmo que a conexão não esteja perfeita. Para incentivar a jogatina online, o modo oferece um sistema de eventos semanais, onde completando um número específico de objetivos recompensa os jogadores com roupas especiais.

Feito para os fãs

JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R é um título que vai agradar bastante os fãs de JoJo’s. A quantidade de detalhes e easter eggs da série que foram incluídos no game mostra o carinho que a CyberConnect2 possui pelo material original. 

Os fãs de jogos de luta 2D também ficaram satisfeitos com o título, que possui uma jogabilidade simples e bem intuitiva. Apesar de possuir alguns pequenos problemas, como o limite de 30 quadros por segundo da versão de Nintendo Switch e o moveset limitado, JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R, é uma boa pedida para aqueles que querem uma boa porradaria na tela do seu console.

Prós:

  • Muitos easter eggs para os fãs apreciarem;
  • Jogabilidade simples e intuitiva;
  • Belos efeitos visuais e sonoros
  • O game recria bem o estilo de JoJo’s.

Contras:

  • Está sendo executado em 30 quadros por segundos no Nintendo Switch;
  • Lista de movimentos é bastante limitada.

Nota Final:

8

  • Sobre
  • Últimos Posts
Erick Figueiredo
Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
Erick Figueiredo
Últimos posts por Erick Figueiredo (exibir todos)
  • Review | Trails in the Sky 1st Chapter: Nintendo Switch 2 Edition - 04/10/2025
  • Review | Formula Legends - 27/09/2025
  • “So long, Kinga Bowser”: Presidente da Nintendo of America se aposentará em 2025, dando lugar a Devon Pritchard - 25/09/2025

Post navigation

Previous Harmonia: Port da Kinetic Novel da Key para Nintendo Switch terá lançamento mundial em 20 de outubro
Next Famitsu — 29/08 a 04/09, 2022 | JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R lidera a lista no varejo japonês, mas apenas a versão de Switch aparece no top 10

Relacionado

Review | Trails in the Sky 1st Chapter: Nintendo Switch 2 Edition
  • Review

Review | Trails in the Sky 1st Chapter: Nintendo Switch 2 Edition

04/10/2025
Review | Disgaea 7 Complete
  • Review

Review | Disgaea 7 Complete

03/10/2025
Review | Candy Rangers
  • Review

Review | Candy Rangers

02/10/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.