Acredito que ninguém estava mais ansioso para o Nintendo Direct dessa quarta-feira (21), do que fãs de Pikmin. Afinal, a Nintendo havia divulgado o evento prometendo ampla atenção a Pikmin 4, e assim o fez, em uma concisa apresentação que apresentou muitos, mas muitos detalhes. Além do novo trailer, a companhia também atualizou o site de produto do título, revelando diversos outros detalhes.
Antes de tudo, como o título será localizado em PT-BR, buscaremos ao máximo escrever a matéria a partir do material já divulgado em português.
Novidades

Das várias notícias dadas, o grande foco da apresentação se deu ao redor de Otchin (Oatchi), a criatura canina que serve como montaria e parceiro de jornada. Aqui, vemos a criatura atacando oponentes, carregando objetos de volta à base e esmagando jarros, nada diferente do que fora mostrado anteriormente. A novidade está, na verdade, nos diversos upgrades que poderemos dar a ele, na base constituída dos diversos oficiais da brigada e sobreviventes (castaways) que encontraremos ao longo da história. Além disso, é possível ver que Otchin será capaz de identificar cheiros e odores específicos, guiando-nos na direção de objetivos.
Além de Otchin, vemos uma versão esverdeada da criatura, guiada por uma versão avermelhada de Capitão olimar, que também tem em sua cabeça um pedaço de planta, semelhante a um Pikmin. O Design, sem dúvidas, faz menção ao “Bad Ending” de Pikmin 1, quando Olimar não é capaz de retornar a Hocotate, seu planeta natal, e permanece preso no solo.
Ao que tudo indica, ao nos encontrarmos com a dupla teremos de passar por desafios “Dandori”, onde precisamos coletar mais itens que o adversário em arenas. O modo Dandori também será disponível de forma paralela, para podermos jogar com outro jogador. O modo co-op da campanha, contudo, fica restrito a um cursor a um segundo jogador, que poderá lançar alimentos para distrair oponentes, além de poder contribuir na destruição de obstáculos, servindo mais como um prêmio de consolação do que um modo co-op comum à série.

Também foi confirmada a presença de todos os tipos de Pikmins no modo campanha, retornando de títulos antigos os Pikmins branco, roxo, alado e pedra! Contudo, ainda não pudemos ver todos os tipos de Pikmins reunidos ao mesmo tempo, o que pode nos levar a crer que teremos limites quanto a quantidade de tipos de Pikmins que podemos levar por expedição.
Além disso, somando ao Pikmin gelo, fomos apresentados ao Pikmin pirilampo (Glow), que apenas aparecerá à noite, em missões específicas onde devemos enfrentar hordas de monstros descontrolados que tentarão destruir as chamadas luminols (ainda sem tradução). Aparentemente, como precisaremos de diversos recursos para prosseguirmos, proteger tais estruturas pode nos proporcionar diversos itens úteis para upgrades, por exemplo.
Algumas informações importantes também foram divulgadas no site, como uma opção de retroceder, que pode ser utilizada para dorrigir erros (quem nunca quis desfazer uma ação que causou a morte de dezenas de Pikmins?), além da confirmação que poderemos, sim, usar pontos no mapa para pousarmos nossa nave, facilitando a exploração de mapas que, francamente, parecem ser imensos.
Por último, vimos alguns detalhes sobre cavernas subterrâneas, repetindo a fórmula de Pikmin 2, porém com Puzzles mais engenhosos e engajantes. Além disso, vimos estruturas internas de casas humanas, que parecem ser um grande foco de exploração. Alguns fãs já especulam se enfrentaremos humanos aqui (o que é difícil, visto que Pikmin retrata uma Terra pós-apocalíptica), mas é de fato interessante pensarmos na implicação narrativa de ambientes preservados do tipo, e quais encontros teremos aqui?
Pikmin 4 será lançado dia 21 de julho para o Nintendo Switch, e contará com localização em PT-BR, como citamos acima. A Nintendo não divulgou ainda detalhes sobre uma possível Demo, mas acredito ser possível termos mais notícias do jogo antes do lançamento daqui a um mês.
- Review | Forestrike - 16/11/2025
- Resident Evil: um equilíbrio perfeito entre terror e galhofa - 29/10/2025
- Review | Two Point Museum - 27/10/2025
