A pirataria é uma pratica enraizada no Brasil. Sem entrar em questões de moral e ética, o fato é, a pirataria ajuda a tornar um produto acessível a milhares de brasileiros de classes baixas, em certos casos servindo até como uma oportunidade para crescer na vida profissional, à princípio sendo o caso da renomada ilustradora japonesa, “Mika Pikazo.”
Contextualizando, diversos tuítes de Mika Pikazo [designer de personagens de Fire Emblem Engage] de 9 anos atrás declarando uso de produtos piratas foram desenterrados. Como o Japão possui uma medida muito rígida quanto a prática, a ilustradora e designer de personagens emitiu um pedido de desculpas público em seu perfil oficial no Twitter.
Neste caso, Mika Pikazo usava versões piratas de certos produtos enquanto morou por cerca de 2 anos no Brasil, isto há 10 anos atrás [via pixvision]. A artista justifica que, naquele tempo, ela não tinha amplo conhecimento sobre direitos autorais e deixou ser influenciada “pelo meio ambiente” da realidade do Brasil. Aqui está a declaração completa:

A todos os meus seguidores e partes relacionadas,
Há alguns assuntos relacionados às minhas ações e declarações passadas que preciso explicar e pedir desculpas. A verdade é que já usei versões piratas no passado. Também declarei publicamente meu uso de versões piratas no Twitter (e agora excluí essas postagens). Cerca de 10 anos atrás, morando no exterior [Brasil], fui influenciada pelo meio ambiente e meu entendimento de direitos autorais era ingênuo. Apesar de eu ser um criador, desconhecia totalmente a violação dos direitos de outros autores, algo que nunca deveria ter feito. Olhando para trás agora, lamento profundamente.
Além disso, peço desculpas profundamente àqueles que sempre me apoiaram e a muitos de meus parceiros de negócios por causar preocupação e inconveniência devido às minhas ações. Pretendo refletir profundamente sobre essas questões e prevenir tais situações no futuro. Também entrarei em contato com meus parceiros de negócios para explicar e pedir desculpas por este incidente. Eu realmente sinto muito por esta situação.
Créditos da tradução: TheKillerAngel
