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Todas as novidades da Direct de Super Mario Bros. Wonder

Gabriel Marçal 31/08/2023

A Nintendo Direct temática de Super Mario Bros. Wonder trouxe novidades empolgantes para a nova aventura 2D do Mario! A primeira informação revelada que deu início a apresentação foi a localização do novo jogo que não irá se passar no já saudoso e amado Reino dos Cogumelos, mas sim em um reino vizinho: o Reino das Flores!

Mario e seus amigos são convidados a um amistoso passeio no reino vizinho pelo amigável príncipe Florian. Mas tudo muda quando Bowser aparece repentinamente, e com um simples toque nas Wonder Flowers – novo poder desse jogo – se funde com o castelo do príncipe e descobre novos poderes que trazem o caos para o Reino das Flores.

A aventura então começa com Mario e seus amigos sendo encarregados de salvar o Reino das Flores e mais uma vez  derrotar Bowser. Confira as novidades a seguir:

Conheça o Reino das Flores

Com 7 novas áreas para explorar, o nome das três primeiras fases foram revelados durante a apresentação, sendo elas: “Pipe-Rock Plateau” para o primeiro mundo; “Fluff-Puff Peaks” para o segundo; e “Shining Falls” para o terceiro mundo. 

O primeiro mundo, Pipe-Rock Plateau, lembra o que estamos acostumados do primeiro mundo do Mario 2D da era “New” com planícies verdes sendo o mais simples dos 3, mas ainda assim esbanja carisma mostrando que Super Mario Bros. Wonder é seu próprio jogo. 

“Fluff-Puff Peaks” por sua vez, parece uma mistura das áreas de gelo com áreas do céu que temos na franquia, mas trazendo uma direção de arte bem diferente do que estamos acostumados, trazendo ambientes ainda mais coloridos. 

Além das corredeiras brilhantes de “Shining Falls”, fomos rapidamente apresentados a ambientes de pântano, caverna, lava entre outros que devem compreender os outros mundos. 

Com uma progressão menos linear de áreas deixando para o jogador a escolha de quais fases jogar primeiro, além de um menu mais dinâmico para encontrar as fases, o jogo demonstra estar disposto a mexer também na estrutura dos jogos da série. 

Outra novidade são as flores falantes que se encontram pelas fases e vão conversar com o jogador trazendo comentários divertidos sobre a aventura e até dicas. 

Princesas, encanadores, cogumelos, Yoshis e inimigos 

Com um cast bastante amplo, Super Mario Bros. Wonder é, com certeza, o maior cast dos jogos 2D da franquia Mario e talvez até mesmo o maior cast de todos os jogos principais. 

Temos no cast: Princesa Peach, Daisy, Mario, Luigi, Toad azul, Toad amarelo, Toadette, Yoshi clássico, Vermelho, Amarelo, Azul claro e o Nabbit (ou Coelharápio na tradução da série New). O vídeo também mostra que os Yoshis e o Coelharápio não tomam dano, mas também não podem usufruir de power-ups para ficar mais equilibrado. Os Yoshis ainda possuem suas habilidades clássicas como engolir/cuspir e o pulo estendido, e ambos morrem em caso de quedas em buracos ou na lava.

Além do cast jogável, alguns novos inimigos também foram revelados como Hoppycats, criaturas que copiam os personagens, pulando em sincronia com o jogador. Ainda tivemos, Melon Piranha Plants que ao invés de fogo cospem sementes, — elas aparentemente podem ser pisadas pelo jogador de cima; Condarts são pássaros dardos que se lançam em direção ao jogador quando ele passa. Konks que parecem ser uma versão moderna dos clássicos Thwomps; Mumsies que são uma espécie de múmias que podem ser desenroladas pelo jogador; Maw Maws que engolem o que estiver em seu caminho. 

Além dos inimigos novos, tivemos a confirmação dos antigos como Goombas, Koopa Troopa, Boos, Lakitus entre outros!

Novos poderes e nenhuma responsabilidade 

Durante a primeira vez que o jogo foi mostrado, o modo elefante do Mario parou a internet e agora finalmente temos mais detalhes, nesse modo o bigodudo poderá utilizar sua tromba e seu tamanho para interagir com o ambiente, sendo a tromba uma versão melhorada do que tínhamos com a calda do Tanuki e o tamanho o que possibilita que blocos sejam facilmente quebrados pelo caminho. 

Além disso, o elefante pode correr com embalo e guardar água na sua tromba. O poder também foi confirmado para todos os membros do cast que podem interagir com power-ups. 

Outro poder completamente novo revelado foi o modo bolha que permite que o Mario ataque seus inimigos à distância e use as próprias bolhas como plataforma. 

Tivemos também o Drill, uma broca que torna a cabeçada de Mario e seus amigos mais potente do que nunca, além de permitir a eles a capacidade de cavar em diversas situações, tanto no chão, quanto no teto.

Claro que a clássica Fire Flower não poderia ficar de fora e também vai marcar presença no novo jogo. A capacidade de guardar e trocar de power-up que já é um clássico da franquia a essa altura também foi confirmada. 

As maravilhas de Super Mario Bros. Wonder 

As Wonder Flowers são os novos efeitos mais impressionantes do jogo, e não à toa compartilham o Wonder no nome da entrada. Quando o jogador entra em contato com uma Wonder Flower, mudanças da realidade podem acontecer tornando a dinâmica da fase em uma totalmente nova. 

Mudanças radicais na física ou na perspectiva de eventos que só poderiam acontecer em um sonho são os resultados dessas interações, o que espera na próxima Wonder Flower é sempre uma surpresa inesperada. No entanto, quando o jogador conseguir uma Wonder Seed — o novo coletável desse jogo —, os efeitos devem voltar ao normal. 

Além disso, as Wonder Seed podem ser coletadas ao completar uma fase e são necessárias para avançar em alguns pontos da progressão de mundo, nesse segundo caso como já eram as estrelas em alguns jogos da franquia. Também foram reveladas as “Badges’ que vão dar ao jogador customização da jogabilidade do Mario: você pode por exemplo pular mais alto, cair mais lento com o chapéu ou escalar muro dependendo das escolhas.

Embora apenas uma Badge possa ser equipada por fase, o jogador tem uma vastidão de opções inclusive algumas que parecem ajudar bem pouco como ficar invisível para si mesmo e para o inimigo. Para desbloquear as Badges o jogador pode usar tanto as moedas encontradas nas fases, quanto completar desafios especiais pelo mapa.

As mudanças na fórmula

Além de todas essas incríveis inovações, o modo Multiplayer também está diferente. Assim como outros platformers como Cuphead por exemplo, agora quando um aliado morre ele vira um fantasma por alguns segundos que pode ser resgatado por outro jogador. 

Além disso, se alguém estiver jogando com o Yoshi, outro jogador pode montar em suas costas durante a fase, até mesmo se você for também, um Yoshi. Ainda é possível também jogar online dividindo itens e interagindo com outros jogadores fantasma. 

Você também pode colocar um check point chamado “Standee” onde os fantasmas podem se reviver sozinhos no modo multiplayer, feito para facilitar áreas difíceis. Um sistema de pontuação chamado “Heart Points” também entrará em cena e terá interação com a maior parte dos sistemas de multiplayer mostrando o quanto você tem sido bom amigo. 

Por fim, você ainda pode criar salas para jogar simultâneo a seus amigos, dividir fases e até mesmo apostar corrida com eles, ou até mesmo lutar contra chefes

Uma série de novidades e mudanças foi anunciada durante a apresentação, qual foi sua favorita? deixe nos comentários!

Você pode conferir a apresentação por completo a seguir: 

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Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
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