
Desenvolvedora: Konami
Publicadora: Konami
Data de lançamento: 13 de Setembro, 2023
Preço:R$249,90
Formato: Digital/Físico
Análise feita no PC com cópia fornecida gentilmente pela Konami.
Revisão: Paulo Cézar
Super Bomberman R 2 chega sem muito alarde no Nintendo Switch e demais plataformas. O mais novo título do famoso Bomberman foi lançado pela Konami sem muito aviso ou marketing sendo feito. Mesmo assim, não deixe que esse possível desinteresse da desenvolvedora te engane, ele é um bom título que vale a pena ser experimentado, especialmente se você curte jogar partidas online.
Explorando o desconhecido

Super Bomberman R 2 é, basicamente, uma versão melhorada de Super Bomberman R, o jogo lançado em 2017 pela Konami e que foi um dos títulos de lançamento do Nintendo Switch. O título também serve para celebrar os 40 anos da franquia, trazendo consigo algumas coisas bem nostálgicas para os fãs veteranos.
Na parte para um único jogador, temos um novo modo história que acontece após os eventos do título anterior. White Bomber e seus irmãos estão patrulhando o universo quando se deparam com um chamado de um misterioso planeta. Os Bomberman Brothers vão até o local e descobrem misteriosas formas de vidas indefesas, assim como um grupo misterioso que deseja as pequenas criaturinhas. Em busca de respostas, o grupo decide explorar o planeta.

O modo história tem uma premissa básica e é bem remanescente de outros modos histórias de alguns jogos do passado do personagem. Ele funciona com as mesmas regras do modo de competição, com a única exceção sendo a inclusão de inimigos, as pequenas criaturinhas, os “Ellons”, que servem como chaves para resolver quebra-cabeças e a inclusão de um desafio de defender a base que surgem uma vez ou outra durante a jornada.
Este é um modo bem divertido e até desafiador em certas partes, misturando os elementos tradicionais de um jogo de Bomberman com exploração, desafios de puzzles e elementos de RPG para incentivar o jogador a explorar bem todos os mapas e explodir as paredes. Existem alguns problemas aqui, como a falta de um mapa que mostre melhor a localização do White Bomber e dos Ellons, além do longo tempo de loading para se iniciar o modo história. Alguns tutoriais também deixam a desejar. De uma forma geral, porém, ele é algo até interessante de se jogar. Porém, o brilho de Super Bomberman R 2 está em outro lugar, em suas opções multiplayer.
É bomba que você queria? Então toma

Bomberman sempre foi uma franquia que apesar de oferecer modos para um jogador, seu foco era nas famigeradas partidas multiplayer. O primeiro Super Bomberman R introduziu um elemento de battle royale para a tradicional experiência da série e o resultado foi algo viciante e desafiador. Super Bomberman R 2 pega tudo que o original fez e apenas melhora a base já criada.
As opções multiplayer podem ser aproveitadas tanto localmente quanto online, mas é difícil não querer jogar online, especialmente em certos modos. Primeiramente, eu testei a conectividade do game em dois tipos diferentes de conexões com velocidades variadas e poucos foram os momentos que sofri de lag. Segundo, apenas em salas privadas é que é possível escolher qual dos diferentes modos de jogo você quer jogar. Jogando com pessoas só é possível ficar à mercê do modo que a Konami escolheu ficar ativo naquele momento, que geralmente dura algumas poucas horas antes de rotacionar para outro modo.
Todos os modos do original retornam aqui. Existem os tradicionais desafios de duelos em um mapa pequeno, Grand Prix, onde duas equipes batalham pela vitória e o 64, o battle royale de Bomberman. As novidades ficam por conta do Castelo, uma disputa especial onde duas equipes se enfrentam, uma protege um baú de tesouro e outra tenta roubá-lo.

A jogabilidade é a tradicional da franquia. Movimente seu Bomberman pelo mapa colocando bombas para explodir blocos e conseguir power-ups. As melhorias são as clássicas da série, explosões maiores, bombas adicionais, chutar e socar bombas. Existem algumas “novidades” como bombas cujas explosões atravessam paredes. Os bichinhos montáveis que apareciam em outros jogos retornam aqui, podendo ser encontrados nos mapas e servindo como uma vida extra ao jogador.
Cada jogador começa com duas vidas. Cada vez que uma vida é perdida, jogadores ” dropam” alguns upgrades que adquiriram. Após as duas vidas serem eliminadas, o jogador é eliminado da partida. É possível recuperar vida com vidas dropadas por bombermans eliminados, mas é preciso ser rápido, antes que outra pessoa se recupere ou exploda a vida.

Inicialmente, apenas os oito Bomberman Brothers estão disponíveis. Todos eles são os personagens básicos do jogo, oferecendo o clássico estilo de jogabilidade, podendo utilizar todas as melhorias. Os personagens convidados da Konami retornam e precisam ser habilitados com moedas adquiridas ao completar partidas. Estes Bombermans são especiais, contendo habilidades exclusivas, em compensação, eles não podem utilizar todos os power-ups.
As moedas não servem apenas para habilitar os Bombermans especiais, elas também funcionam para desbloquear itens de customização. O grande problema é que requer bastante grinding para conseguir comprar personagens e opções de customização, com o pagamento de moedas sendo baixo. Melhores posições nas partidas recompensam com mais moedas, mas é claro que isso vai depender da habilidade do jogador.
Por fim, outra grande novidade de Super Bomberman R 2 é seu modo editor de fases. Nele, é possível criar um campo de batalha e compartilhar online, para assim jogá-lo ao lado de amigos ou desconhecidos. A ferramenta oferece boas opções para se criar verdadeiros desafios, mas pode requerer um pouco de paciência do jogador para aprendê-la e dominá-la.
Um charme inesperado

Super Bomberman R 2, e seu predecessor, me chamaram a atenção em um primeiro momento pelo seu estilo artístico. A franquia Bomberman evoluiu bastante ao longo dos anos, nunca tendo um estilo fixo de arte. Com fortes inspirações em animes mais cômicos, o estilo empregado em Super Bomberman R 2 traz um charme novo que a série precisava.
Cores vibrantes juntos com um design mais moderno para Bomberman são dois elementos importantes dos visuais das novas versões desses clássicos personagens. As cutscenes ajudam bastante a fazer o jogador se apegar aos Bomberman Brothers, com a personalidade de cada um se destacando muito bem graças às diversas animações. As vozes escolhidas para a dublagem em inglês também combinam muito bem com os personagens, e é bom ver os convidados com seus dubladores mais conhecidos, como Snake.
As telas de loading são um charme a parte. Não me leve a mal, o jogo tem um tempo de carregamento um pouco demorado em minha opinião, mas eu relevo isso um pouco pois as telas que vemos enquanto esperamos a ação começar são charmosas, e possuem uma música muito boa. Infelizmente, o resto da trilha sonora não foi tão memorável para mim.
A mais divertida forma de explodir seus amigos

É raro ver um jogo novo da Konami nos últimos anos, sendo mais raro ainda um jogo tão divertido quanto Super Bomberman R 2. O jogo é bem viciante, especialmente em seu modo Battle Royale, que continua desafiador e testando as habilidades dos jogadores. Infelizmente, a falta de uma opção de escolha livre de modo e o baixo valor pago pelas batalhas é um ponto negativo para o online.
O Castle mode, uma das novidades deste jogo, também deixa a desejar, especialmente em sua premissa. Felizmente, o resto do pacote é sólido, especialmente se você jogou o primeiro e o curtiu bastante. Super Bomberman R 2 é divertido e consegue muito bem honrar os 40 anos do querido Bomberman.
Prós:
- Online é viciante;
- Estilo artístico é muito bom;
- Bastante conteúdo para desbloquear.
Contras:
- Castle Mode é desapontante
- Um pouco grinding demais no online;
- Falta de uma forma de selecionar modos ao jogar com randoms.
Nota final:
7,5
- Atelier Resleriana: The Red Alchemist & The White Guardian chega em setembro retornando com personagens icônicos da série Atelier - 13/06/2025
- HITMAN World of Assassination recebe missão crossover com franquia 007 - 06/06/2025
- 007 First Light chega ao Switch 2 em 2026; Primeiros detalhes para o novo jogo de James Bond - 04/06/2025