A Aspyr trouxe nesta terça-feira (16) novos detalhes para Tomb Raider I-II-III Remastered, a coletânea aprimorada da trilogia original da Lara Croft que está chegando ao Nintendo Switch e demais plataformas modernas no próximo mês.
As novidades de hoje inclui detalhes do aprimoramento geral dos títulos, tal como a adição de novos recursos como o Photo Mode, troféus e a opção de alternar entre os gráficos originais e modernos; fiquem com o resumo a seguir:
Aspyr e Lara estão de volta
Uma crescente empresa de videogames, Aspyr, lança Tomb Raider II em computadores Macintosh. Aspyr continuou com a franquia Tomb Raider até 2003, lançando Tomb Raider, Tomb Raider III, Tomb Raider: The Last Revelation, Tomb Raider: Chronicles, e Tomb Raider: The Angel of Darkness.
Sempre quisemos revisitar esses títulos, mas sempre debatemos a abordagem certa. Durante anos, trabalhamos no equilíbrio certo entre preservação e modernização. E assim que sentimos que acertamos em cheio, entramos em contato com nossos amigos da Crystal Dynamics.
Remaster definido
Na pré-produção, dividimos a conversa em três grupos: engenharia, jogabilidade e arte. Com essas categorias em mente, conduzimos nossas conversas na mesma ordem.
Objetivo de engenharia: desempenho com preservação pixel-perfect
No início, sabíamos que usaríamos o código-fonte e o mecanismo originais. A magia não pode simplesmente ser reconstruída. Um recurso crítico para qualquer atualização que fizemos foi permitir que os usuários voltassem à aparência original de Tomb Raider I, II e III.
É uma carta de amor a todas as nossas memórias desses jogos, mas também é verdadeiramente fascinante ver o quão longe o hardware foi nos anos 90 para fazer Tomb Raider funcionar. Preservar essa experiência continuará a inspirar os engenheiros de hoje e de amanhã a tornar os jogos mais envolventes e memoráveis.
Objetivo do jogo: surpreender e encantar fãs hardcore de longa data
Tínhamos a firme convicção de que a jogabilidade de Tomb Raider I, II e III é atemporal e, com o uso do código-fonte existente, tínhamos cada salto, segredo, inimigo e quebra-cabeça exatamente como a equipe de desenvolvimento original projetou e pretendia.
Então a conversa evoluiu para: como surpreender e encantar esses fãs? E foi aí que começamos a debater adições em vez de revisões.
Opções de controle clássicas e modernas
Para nossas configurações modernas de controle, nos inspiramos na era Legend, Anniversary e Underworld de Tomb Raider. Essas mudanças são sentidas principalmente na maneira como Lara se move – o controle direito tem controle total da câmera e Lara se move direcionalmente com base na posição da câmera.
Assim como nossa abordagem à apresentação gráfica, os controles originais do estilo tanque ainda estão disponíveis para os jogadores por meio de um menu de alternância.
Barras de Saúde do Boss
Um dos pontos fortes de Tomb Raider era a interface de usuário mínima. No entanto, isso pode ser frustrante para chefes mais difíceis com muita saúde. Adicionamos uma barra de saúde para que você saiba se deve trocar para o lançador de granadas ou se deve continuar absorvendo o dano da pistola.

Substituições de Sprites de Itens 3D
Enquanto os menus em Tomb Raider usavam modelos 3D para o kit de saúde e munição, os recursos do jogo eram sprites 2D planos. Este foi um compromisso legado que ajustamos para dar um pouco mais de força à coleta de itens.

Photo Mode
Enquanto os menus em Tomb Raider usavam modelos 3D para o kit de saúde e munição, os recursos do jogo eram sprites 2D planos. Este foi um compromisso legado que ajustamos para dar um pouco mais de força à coleta de itens.

E mais algumas surpresas
Muito do que amamos em Tomb Raider é a descoberta, e não queremos estragar isso.
Objetivo artístico: recursos visuais como em sua memória
Assim que finalizamos a intenção de engenharia e jogabilidade, era hora de passar para o nosso maior desafio e mudanças no projeto – a arte.
Nossa filosofia aqui era bastante direta; queremos que os jogos tenham a mesma aparência que tinham em sua mente. Sabíamos que estávamos no caminho certo em nossos primeiros testes porque alguns testadores nem sabiam que estavam jogando com a arte moderna ativada.
Trabalhamos lado a lado com a Crystal Dynamics nas seguintes atualizações de arte moderna:
- Efeitos de iluminação com baking tempo real – Essas mudanças aumentam a imersão e o clima do ambiente.
- Alternar gráficos – A qualquer momento durante o jogo, inclusive no modo Foto, você pode alternar entre os gráficos originais e modernos.
- Novos modelos, ambientes e inimigos – Conforme mostrado em nossa revelação inicial, adicionamos novos modelos para uma aparência moderna e consistente. Estamos entusiasmados em mostrar como seriam esses ambientes do PlayStation 1 com tecnologias e ferramentas modernas.
- Novo modelo para Lara Croft – Seus looks originais são deslumbrantes. Sua silhueta – icônica. Preciso dizer mais?

- Atualizações adicionais – Adoramos a aparência clássica das animações, texturas e efeitos visuais. Fizemos ajustes no esquema moderno para parecer consistente com os modelos atualizados e obter uma aparência final sofisticada.
- KochiKame: Ryo-san’s Billion-yen Beat é anunciado para Switch 2 e Switch — Um jogo de simulação pixelado que celebra os 50 anos de “KochiKami” - 20/12/2025
- Mega Zygarde é a estrela da próxima coleção japonesa de Pokémon TCG, “Nihil Zero” - 20/12/2025
- Pra aliviar a ansiedade: Demo de The Legend of Heroes: Trails beyond the Horizon está disponível na eShop - 19/12/2025
