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Review | UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes

Erick Figueiredo 13/02/2024

Desenvolvedora: French-Bread
Publicadora: Arc System Works
Gênero: Luta
Data de lançamento: 25 de janeiro, 2024
Preço: R$: 249,50
Formato: Digital/Físico

Análise feita no Nintendo Switch com cópia gentilmente fornecida pela Arc System Works.

Revisão: Marcos Vinícius

Após uma década e muitos relançamentos, a French-Bread finalmente está continuando sua série de jogos de luta 2D. UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes, continua as ideias e elementos de seu antecessor, trazendo uma jogabilidade sólida e bem divertida, mantendo vivo o espírito dos jogos de luta 2D.

A noite é longa e perigosa

A narrativa da série Under Night In-Birth foca em diferentes personagens que participam de um evento especial conhecido como Hollow Night. Durante uma noite, monstros e pessoas com habilidades especiais andam à solta. Alguns buscam utilizar a Hollow Night para cumprir com seus planos nefastos, enquanto outros participam dela apenas para se divertir.

UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes acontece alguns meses após a Hollow Night do jogo anterior. Uma nova Hollow Night tem início e o protagonista Hyde se junta a ela para encontrar sua amiga Linne, que desapareceu ao enfrentar seu irmão Kuon, e dar um fim ao mesmo para impedir que ele utilize o poder da Hollow Night para destruir o mundo.

Hyde não é o único atrás de Kuon ou que está fazendo parte da Hollow Night. Todo o elenco do jogo anterior retorna aqui com suas motivações únicas que mostram um lado diferente da história, que pode ser aproveitada através do Arcade Mode. Além disso, temos também a introdução de novos personagens, para um total de 27 personagens jogáveis, 24 inicialmente e 3 adicionais como DLC que chegam nos próximos meses, cada um com seus próprios estilos de luta.

Lutando noite adentro

UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes é um jogo um pouco mais diferente de seus contemporâneos 2Ds. Enquanto muitos títulos do gênero tem como base o uso de ataques curtos e incentiva a aproximação dos lutadores, Under Night In-Birth segue um caminho um pouco mais diferente. Muitos dos personagens possuem ataques de longa distância, que torna os combates ainda mais arriscados, onde erros podem acabar custando uma partida.

O jogo utiliza um sistema de quatro botões; Ataque fraco, Ataque médio, Ataque forte e ação especial. Cada personagem possui suas próprias habilidades e combos que podem ser utilizados combinando botões e diferentes direções. Além disso, existe uma barra de especial para a realização de ataques mais fortes e uma adicional, a barra de GRD, que permite a realização de certas ações especiais.

A barra GRD é uma das principais diferenças de Under Night In-Birth para seus rivais. Ela é preenchida automaticamente sempre que ações ofensivas como atacar e ficar em cima do oponente são realizadas. O contrário também ocorre, jogue muito defensivamente, evitando atacar e ficando de longe e ela acaba se diminuindo. Preencher a barra concede bônus como buff em ataque e defesa. Essa dinâmica adiciona um nível de estratégia aos combates do jogo, incentivando os jogadores a atacar e defender nos momentos certos.

O que estou escrevendo aqui é só uma pequena parte do complexo sistema de jogabilidade de UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes. O game oferece muitas mecânicas que o tornam um diferencial no gênero e existem tutoriais que vão lhe ensinar tudo o que você precisa saber. O mesmo vale para os personagens. Quer aprender a jogar com algum personagem em específico? Tente o training mode para experimentar ou jogue o modo Mission, que oferece as principais rotas de combos para lhe ensinar a melhor forma de otimizar sua jogatina.

Cada personagem em UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes é único e possui suas próprias mecânicas. Unindo isso aos diferentes sistemas e mecânicas de jogo, é possível dizer que este é um dos títulos de luta 2D mais estratégicos dos últimos anos. UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes é um título que requer paciência para se dominar e recompensa aqueles que investirem tempo em si com uma rica e divertida jogabilidade.

Refinando uma base sólida

UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes pode ser um novo jogo, mas ele se constrói em cima da base que foi criada com o primeiro título da série. Sprites, efeitos especiais e alguns cenários são reutilizados, mas todos receberam algumas melhorias que funcionam como um refinamento do que já existia.

Existe uma boa fluidez nas sprites e efeitos especiais durante os combates. Pequenos cut-ins ajudam a dar um toque adicional na vibe jogo de anime, assim como personagens gritando seus golpes ou alguns ataques com efeitos visuais bem mais chamativos.

Assim como foi o caso com BlazBlue, a trilha sonora do título original foi remixada para UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes. Os novos personagens recebem novos temas, assim como os menus. A parte sonora do jogo é ótima, a trilha possui muitos temas inspirados por rock, perfeito para um jogo de luta. UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes também possui dublagem em japonês para os personagens.

A principal melhoria, contudo, está no modo online de UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes. O jogo possui Netcode Rollback, o que garante partidas mais fluídas, uma experiência necessária para quem curte jogar jogos de luta online. Pude testar o modo online e ele funcionou sem muitos problemas, o único ponto negativo que tenho sobre a opção é a falta de crossplay com outras plataformas. O Switch não é a principal plataforma quando o assunto é jogos de luta mais tradicionais, então há poucos oponentes ativos para serem desafiados no online.

Lutando sozinho pela noite

Para aqueles que preferem opções mais single-player, UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes possui algumas boas opções. Além dos já mencionados trainning e mission mode, também temos o Arcade, onde podemos conferir a história dos personagens, com 10 lutas e algumas cenas expandindo a narrativa. Survival, VS, para um ou dois jogadores e Time Attack completam as opções.

O Arcade mode permite que o jogador possa escolher sua dificuldade, número de rounds e outras opções antes de iniciá-lo. A AI do jogo, infelizmente, não é muito bem balanceada. Joguei o Arcade mode em algumas dificuldades diferentes e notei que a AI varia bastante entre ser muito ruim ou quase profissional. A dificuldade média, por exemplo, tinha uma CPU que nem atacava muito, mas foi só eu aumentar em um nível que as coisas já mudaram e sofri em algumas lutas.

Tirando isso, uma última coisa que é preciso mencionar é a inclusão de uma customização de cores. Além de oferecer mais de 40 opções de cores diferentes para cada personagem, UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes permite que o próprio jogador possa criar suas cores únicas e utilizar nos modos de jogo, incluindo o online. Essa não é uma opção muito presente em jogos de luta e é legal ver ela sendo resgatada pela French Bread.

O fim da noite

Com poucos jogos de luta 2D chegando ao Nintendo Switch, UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes preenche uma lacuna que anda em falta não apenas na plataforma. Com o fim de séries como BlazBlue, títulos que utilizam de sprite e possuem diversas mecânicas estão cada vez mais sumindo para dar espaço a experiências mais simplificadas.

O lançamento do novo título da French-Bread é uma divertida experiência que mistura uma divertida jogabilidade com belos visuais 2D’s. Com mecânicas que incentivam o domínio de cada um dos personagens, e um bom netcode para partidas onlines, UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes é uma boa pedida para os amantes de jogos de luta 2D.

Prós

  • As sprites continuam fantásticas;
  • Jogabilidade estratégica e divertida de se dominar;
  • 24 personagens únicos;
  • Trilha sonora muito boa.

Contras

  • AI pode ser um pouco desbalanceada
  • Sem Crossplay, resultando em uma comunidade bem pequena no Switch

Nota

8,5

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Erick Figueiredo
Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
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