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Review | Xuan Yuan Sword 7

João Pedro Vale 30/05/2024

Desenvolvedora: SOFTSTAR, DOMO Studio
Publicadora: eastasiasoft
Gênero: RPG de ação
Data de lançamento: 30 de maio, 2024
Preço: R$ 170,00
Formato: Físico/Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecia gentilmente pela eastasiasoft.

Revisão: Marcos Vinícius

Xuan Yuan Sword é uma longa série de jogos de RPG de fantasia histórica desenvolvida pelo DOMO Studio da desenvolvedora de jogos taiwanês SOFTSTAR Entertainment. A série é conhecida por incorporar fortemente elementos do rico folclore e da cultura histórica da China.

Como alguém que teve pouco contato com obras chinesas além da música e não está familiarizado com o universo dos Wuxia e dos C-Dramas, devo admitir que minha expectativa para Xuan Yuan Sword 7 era alta, ao ter a oportunidade de jogar a sétimo entrada dessa franquia. No entanto, devo adiantar que, apesar de trazer alguns elementos interessantes dessa mitologia, o título definitivamente não é uma boa introdução a esse universo.

Personagens carismáticos, porém feios

Xuan Yuan Sword 7 é um RPG de ação e aventura com combate em tempo real onde controlamos o protagonista e recebemos duas companions ao longo da jornada. Acompanhamos a história de Zhao Taishi, filho de um secretário imperial, que escapa com sua irmã, Xiang, após um massacre dizimar quase toda a sua família. Anos depois, Xiang é gravemente ferida por um monstro, e Taishi transfere temporariamente o espírito dela para um autômato de madeira. Juntos, eles embarcam em uma jornada para restaurar o corpo dela. Durante essa busca, encontram Hong, amiga de infância do protagonista, que se junta aos irmãos.

Uma das maiores qualidades de Xuan Yuan Sword 7 é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o design e a ambientação chinesa. Os cenários, personagens e histórias de influência mitológica chinesa proporcionam uma experiência cultural e visualmente distinta. Outro ponto positivo é a maneira que é feita o salvamento dos personagens, que acontece em fogueiras, reminiscentes de jogos como Tomb Raider de 2013 e Dark Souls. Isso, pois, durante alguns salvamentos, os personagens têm um pequeno diálogo e compartilham experiências de vida, aprofundando suas relações. Esse elemento adiciona uma sensação de aconchego nos pontos estratégicos de descanso durante a jornada, um toque agradável e envolvente.

Infelizmente, as qualidades que posso listar sobre Xuan Yuan Sword 7 param aí. A obra apresenta vários problemas significativos. Os gráficos no Switch são feios tanto no modo portátil quanto no dock, o que é decepcionante. Além disso, o jogo sofre com muitos bugs que, considerando que foi lançado originalmente em 2019, já deveriam ter sido corrigidos. Alguns erros são menores, como problemas na interação dos personagens com o cenário, mas outros são mais grosseiros, como o personagem ficar preso no cenário durante as lutas e perder batalhas por isso, ou paredes que desaparecem de forma repentina quando você se aproxima.

Exploração linear

Outro aspecto negativo de Xuan Yuan Sword 7 é a exploração extremamente linear. A maior parte do jogo se resume a correr por corredores, tornando a bússola praticamente redundante, já que há quase sempre apenas um caminho a seguir.

Essa linearidade contribui para que o jogo se torne repetitivo muito rapidamente. A variedade de inimigos é baixa e seus designs são desinteressantes, o que torna as batalhas monótonas. Temos inimigos “estilo goblin”, algumas variações de lobos, um “zumbi” e inimigos humanos, sem muita variação além desses nem ao menos algum “recolor”.

Adicionalmente, as missões secundárias são escassas e mal distribuídas, aparecendo apenas esporadicamente. Por exemplo, essas missões são introduzidas no início do jogo e só reaparecem após cinco horas de gameplay.

Como se isso já não fosse o bastante, quando elas surgem, são extremamente repetitivas, muitas vezes focando em desculpas para matar lobos e coletar recursos deles sendo que essa premissa se repete tantas vezes que chega a ser cômico: mate lobos para coletar a pele deles e fazer roupas, mate lobos para coletar a carne deles para cozinhar, mate lobos para coletar a gordura deles e fazer remédio e etc.

Design ultrapassado

A filosofia de design em relação aos puzzles também é estranha. Embora eles existam em partes da aventura, o jogo permite que alguns sejam pulados. O que é uma escolha muito esquisita, pois ela dá a impressão de que o estúdio os considerou como algo de menor importância, relegando-os a partes opcionais em vez de integrá-los plenamente à narrativa.

O RPG também apresenta Quick Time Events (QTEs) que remetem à era do PlayStation 2 e início do PlayStation 3. Enquanto não chegam a ser irritantes ao ponto de interromper as batalhas, é curioso ver esse tipo de mecânica em um jogo de 2019. Esses QTEs podem ser nostálgicos para alguns jogadores, mas, para a grande maioria, devem parecer desatualizados.

Conclusão

Em resumo, Xuan Yuan Sword 7 poderia ter sido um jogo incrível se tivesse sido lançado em 2013. No entanto, em 2024, ele não oferece nada de excepcional. Para aqueles que desejam uma introdução ao universo da fantasia chinesa, este jogo não é a melhor escolha. Apesar de suas qualidades e momentos de encanto, os inúmeros problemas técnicos, a jogabilidade repetitiva e o design desatualizado fazem com que ele não esteja à altura das expectativas modernas. Se você está procurando um mergulho envolvente na mitologia chinesa, talvez seja melhor procurar em outro lugar.

Pros:

  • Relação envolvente entre os protagonistas;

Contras:

  • Muitos bugs;
  • Exploração linear demais;
  • Repetitividade dos combates e das missões secundárias.

Nota Final

5

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Quando não estou jogando J-RPG, estou mestrando RPG de mesa, falando de k-pop no twitter ou logando filme de terror gore no letterboxd
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