Desenvolvedora: Frontier
Publicadora: Frontier
Gênero: Simulação, Esporte
Data de lançamento: 23 de julho, 2024
Preço: R$ 209,95
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Frontier.
Revisão: Marcos Vinícius
O prestigiado mundo da Fórmula 1 chega finalmente ao Nintendo Switch, porém, de uma forma bem diferente do que o esperado. F1 Manager 24, é o terceiro título da Frontier, produzido com a licença de uma das mais famosas competições automobilísticas do mundo e o primeiro que chega ao híbrido, dando aos donos do console a chance de entrar no seleto universo da categoria.
Chegando após a corrida ter iniciado
Desde os primórdios dos consoles, a Fórmula 1, como qualquer outro esporte mundialmente famoso, tem marcado presença no mundo virtual. Desde a metade dos anos 2000, a categoria viu grandes mudanças em seu alto escalão, com algumas mudanças de regras e um controle maior sobre o que poderia ser produzido com a marca, resultando em menos produtos sendo feitos.
Em 2008, após dois anos sem jogos da categoria, a Codemasters adquiriu a licença oficial da Fórmula 1 para criar jogos, algo que eles mantêm até hoje. Apesar de ser uma empresa third-party, a Codemasters produziu a maior parte de seus títulos para PC, PlayStation e Xbox. Fãs da Nintendo que gostavam da categoria só receberam 3 jogos neste período: F1 2009 no Wii –o primeiro jogo desenvolvido com a licença —, F1 2011 no 3DS e F1 Race Stars, um spin-off.
Parecia que os consoles da Nintendo não eram bons ou interessantes o bastante para que a Codemasters fizesse um esforço adicional de produzir uma versão de seus títulos para eles. Apesar de não serem 100% simulação, os jogos da desenvolvedora ainda puxam bastante para este lado, algo que não se faz muito presente nas plataformas de Mario. Sendo assim, faz sentido não ter jogos de Fórmula 1 no Switch, por exemplo, já que as vendas podem não ser o suficiente para fazer valer um lançamento.
Jogos que buscam recriar a sensação da categoria, seja em visuais, veículos ou até em jogabilidade, existem na plataforma. Contudo, para quem queria a verdadeira experiência da Fórmula 1, deveria procurar em outro console. Isso, contudo, mudou um pouco com o novo lançamento da Frontier.
A Fórmula 1 vista de uma nova maneira
Como seu nome sugere, F1 Manager 24 é um jogo do tipo management. Sendo assim, aqui, não assumimos o volante das potentes máquinas que marcam a categoria. No jogo, nos tornamos o Team Principal, responsável por toda a operação da equipe, contratando pessoal, pilotos, decidindo quando construir e desenvolver novas peças e, quando é chegada a hora, decidir a estratégia para as corridas.
Para aqueles que esperavam poder aproveitar toda a emoção de correr a mais de 300 km/h, bem, este não é o título que vai lhe oferecer essa experiência. É estranho que o Switch finalmente tenha todos os circuitos e veículos oficiais da temporada 2024 da Fórmula 1, mas eles se encontram de uma forma inacessível para os jogadores, servindo apenas como um guia visual para a pouca “jogabilidade” do game.
Como um jogo do tipo simulação, F1 Manager 24 é uma experiência muito mais focada em menus. Diferente de Football Manager, o exemplo mais famoso do gênero no Switch, F1 Manager 24 não se esforça em reduzir sua experiência original para aqueles que não estão acostumados com o gênero. Existem muitos menus e submenus para várias opções, cada uma dedicada a uma parte do time, como os pilotos, veículos, seu HQ e outros. O jogo oferece um tutorial, que está bugado no momento se repetindo após cada corrida, e é recomendado iniciar um save com os mesmos ativados para ao menos aprender o básico e entender o que cada menu significa.
Mesmo sendo a primeira vez que a série chega ao Nintendo Switch, existem algumas novidades que a Frontier exibiu bastante durante toda a campanha de marketing do título. A primeira delas é a motivação, uma mecânica especial que afeta a performance de toda a sua equipe, e que no momento não funciona da forma como deveria, especialmente com os pilotos. Já, a segunda novidade é a criação de uma nova equipe, permitindo que os jogadores possam ser o 11º time.
O modo de criar uma nova equipe é a principal novidade desta edição e ela é muito boa. Existem várias opções de como se iniciar uma equipe, seja do zero ou usando como template algum background, perfeito para quem gosta de criar suas próprias histórias. Os designers vão adorar as vastas opções de pinturas diferentes, todas customizáveis, com a edição deluxe do jogo até mesmo oferecendo templates que imitam equipes importantes da história da categoria.
O competitivo mundo da Fórmula 1
A Fórmula 1 é uma competição bem restrita com um calendário com pouco espaço para longos períodos de inatividade. Este apertado calendário funciona perfeitamente para um jogo de simulação, pois faz com que cada decisão tomada pelo jogador tenha um impacto ainda maior. Ao longo do calendário, será necessário pesquisar e montar novas peças para substituir as que foram se desgastando ou se quebraram durante as corridas e leva tempo para ter algo novo, sendo assim, é preciso planejar bem antes de dedicar um tempo para a produção. Também é possível pagar mais para ter a peça em um tempo menor ou instantaneamente, mas isso deve ser usado apenas em último caso, visto que custa bastante.
O desenvolvimento do carro é uma parte vital para o sucesso em F1 Manager 24. Além de focar no modelo atual, após uma certa data, também é possível começar a investir no carro do próximo ano e ter uma pequena vantagem em comparação aos times rivais. Cada peça pode ser customizada para focar em uma opção específica que possa ajudar o veículo a se destacar, como velocidade, maior duração para os pneus e esfriar peças mais rápidas. Para aqueles que não entendem muito do assunto, também é possível escolher templates básicos.
Além de desenvolver o carro, também será necessário ter bons pilotos para conseguir resultados. F1 Manager 24 oferece aos jogadores todos os pilotos da temporada 2024, incluindo pilotos de testes, além dos pilotos que correm na Fórmula 2 e Fórmula 3, categorias inferiores do campeonato. O jogo também cria novos pilotos, para aqueles que desejem correr com desconhecidos. Cada piloto tem suas habilidades que podem ser melhoradas conforme eles treinam entre as corridas e ao participar nas mesmas. Pilotos mais novos desenvolvem rápido, enquanto os mais veteranos perdem habilidade conforme vão ficando velhos.
Para auxiliá-los e manter tudo funcionando, temos o resto da equipe. F1 Manager 24 reduz um pouco as coisas, mas temos os principais membros que fazem uma equipe de Fórmula 1 funcionar. Chefe de desenvolvimento, Diretor Esportivo, Líder de Aerodinâmica e é claro os Engenheiros de corridas que trabalham ao lado dos pilotos durante as corridas. Assim como os pilotos, temos todos os membros dos times da F1, F2 e F3 disponíveis, além de alguns criados pelo próprio jogo. Eles também melhoram conforme vão ganhando experiência realizando suas ações.
As luzes se apagaram e lá vamos nós
Mesmo sendo um jogo bem mais focado na parte manager, as corridas ainda são um dos principais pontos de jogabilidade de F1 Manager 24. Na Fórmula 1, cada corrida é separada em etapas que geralmente cobrem um final de semana inteiro. A ação começa na sexta-feira, com dois treinos livres, que servem para que os pilotos se acostumem com a pista e a equipe prepare os carros da melhor forma possível para o circuito. No sábado, temos mais um treino livre e então as classificatórias para decidir a ordem de largada para a corrida, que ocorre no domingo. Em alguns casos, temos também uma corrida sprint no sábado, que dura menos que uma corrida normal.
Todas essas etapas estão representadas aqui, sendo possível participar delas ou deixar na mão da AI. Como um membro da equipe, nosso trabalho é coordenar como ambos os pilotos vão trabalhar na pista. Escolher qual pneu vão ser utilizados, decidir quando eles devem aumentar o passo e usar mais combustível para aumentar seu ritmo, o momento certo para pit-stops e afins. A equipe, é claro, vai lhe ajudar com essas decisões, oferecendo suas opiniões, mas a decisão final é sua.
Durante as corridas, seguimos cada piloto individualmente, alternando-os com um toque no L e R. A HUD mostra todas as informações que nos são importantes, como tempo dos pilotos, temperatura da pista e as ordens para darmos aos nossos contratados. A ação pode ser acompanhada em uma variedade de diferentes velocidades, além de podermos segui-la com câmeras diferentes, como uma mostrando o cockpit e outra que acompanha os movimentos da televisão, por exemplo.
Os visuais de corrida não são lá grandes coisas, mas este não é o foco aqui. O principal objetivo é ajudar os seus pilotos e preparar ambos os carros para a corrida no domingo e então tomar as melhores decisões para conseguir chegar em uma boa posição e, quem sabe, até mesmo conquistar a vitória. Não é fácil, especialmente começando com um carro e pilotos ruins, mas é algo que com paciência e investimentos sábios, pode se tornar realidade mais cedo do que o esperado.
Os altos e baixos de trazer um manager para uma nova plataforma
Quando a Frontier anunciou o primeiro F1 Manager em 2022, eu havia comentado com o Marcos (nosso editor-chefe), sobre como eu considerava uma opção desperdiçada de não ter uma versão do título para o Switch. Jogos de management funcionam muito bem para a plataforma, como é o caso com a série Football Manager, que tem lançamentos desde 2018 no console e consegue oferecer uma boa e divertida experiência para os fãs da versão original que podem aproveitar o jogo relaxando ou até mesmo longe de seus PCs.
2 anos depois e aqui estamos com uma versão da série para o Switch. Por um lado, essa demora para lançar um jogo no Switch poderia ser algo bom, pois como um jogo anual, a Frontier poderia aproveitar a experiência adquirida para entregar um produto que usasse o aprendizado de dois anos com as características únicas da plataforma.
Este não é o caso com F1 Manager 24. Anunciado após todas as outras versões, F1 Manager 24 chega ao Switch idêntico ao que pode ser encontrado em outras plataformas. Isso inclui seus pontos negativos e positivos. Desde o início desta série, a Frontier sempre foi criticada por entregar jogos quebrados que vão aos poucos ficando um pouco mais estável e funcional. Este é o caso com este lançamento.
F1 Manager 24 em qualquer uma de suas versões é um jogo quebrado. Existem muitos erros, como menus que não funcionam, travamentos aleatórios, AI que não desenvolve seus veículos, entre outros. É um problema que a série tem desde o lançamento original e que faz com que muitos fãs fiquem com um pé atrás no lançamento de um novo jogo.
Infelizmente, estes problemas são apenas uma pequena parte de uma série de problemas ainda mais óbvios exclusivos da versão de Switch. Jogos de simulação requerem um alto poder de processamento para poderem rodar suas múltiplas variáveis durante sua jogatina. Por isso, é comum encontrar tais jogos disponíveis em plataformas como o PC, com exceção de algumas séries desenvolvidas especialmente para consoles.
A Frontier foi corajosa em querer trazer a mesma experiência disponível em plataformas mais poderosas para uma tão limitada como o Switch. Não que F1 Manager 24 seja um jogo visualmente que chame a atenção, igual ao seu contemporâneo F1 24, da Codemasters, mas como uma simulação, seu uso de processamento é significativo. Para permitir que o jogo funcione sem problemas na plataforma, oferecendo tudo que ele pode oferecer, sacrifícios foram realizados em tudo o que foi possível, resultando em gráficos fracos, pop-in de texturas e muita lentidão nos menus, gameplay e até mesmo nos vídeos exibidos em certos momentos.
Football Manager é uma série exclusiva de PC que ao longo dos anos começou a expandir para outras plataformas, como o Switch. Usando sua experiência e os limites de cada plataforma, a Sports Interactive cria versões, que apesar de não oferecerem tudo o que a versão principal oferece, ainda conseguem transmitir bem a experiência da série. Obviamente, a Frontier poderia seguir este caminho, mas existem algumas questões fora do controle da desenvolvedora que influenciaram sua decisão em tentar fazer uma única experiência universal.
Como mencionei anteriormente, a Fórmula 1 é um esporte de elite. Graças ao seu histórico como uma das competições automobilísticas mais antigas do mundo e contando com a participação de várias marcas famosas, a categoria é sinônimo de luxo. Como tal, a licença para produzir qualquer produto da mesma é bastante cara, ainda mais comparada a outros esportes. Uma busca rápida na internet mostra que desde que a Frontier adquiriu a licença, a empresa teve alguns layoffs e outras ações em busca de reduzir custos.
Obviamente, isso não pode ser usado como uma desculpa, mas serve para explicar a situação trágica deste título na plataforma. Desde que recebi o código da desenvolvedora, já tivemos duas atualizações, que consertaram alguns pequenos problemas, porém, outros maiores ainda existem e tudo o que podemos fazer no momento é torcer para que eles possam ser corrigidos no futuro.
A Fórmula 1 no Nintendo Switch
Demorou bastante, mas o Nintendo Switch finalmente tem a fórmula 1 marcando presença na plataforma. Não é a forma que muitos esperavam, com certeza, mas é uma maneira muito interessante de aproveitar este mundo. Só é uma pena que esta é uma versão que decepciona bastante, não apenas tecnicamente, como até mesmo como um jogo de Nintendo Switch.
Nada que faz o console ser único foi aproveitado aqui, como os controles de toque, algo que até Football Manager usa a seu favor. Além disso, foi como mencionei anteriormente, muitos problemas com o hardware envelhecido e fraco do console afetam a apresentação e um pouco da jogabilidade, com muitas lentidão até mesmo navegando entre os menus.
Como um fã de jogos managers e fã da Fórmula 1, apesar de não assistir corridas há anos, eu estava muito animado com o lançamento deste jogo. Após finalmente jogá-lo, fiquei decepcionado com a experiência geral, mas ao mesmo tempo, não me vi largado-o de mão ou querendo terminar essa review o mais rápido possível. F1 Manager 24 é um título que me vejo voltando para jogá-lo ainda mais e eu sinceramente espero que a Frontier continue oferecendo suporte a ele, pois há potencial para algo bom aqui.
Prós
- É um ótimo manager de Fórmula 1;
- Todos os pilotos, equipes e circuitos da temporada 2024 licenciados;
- Disponível em Português.
Contras
- Muito mal otimizado no Nintendo Switch;
- Lentidão em menus, vídeos e gameplay;
- Falta de controle de toques para uma melhor experiência no portátil;
- Crashs podem ocorrer ao tentar iniciar um dos modos.
7
- Review | Fate/stay night REMASTERED - 02/09/2024
- Review | F1 Manager 24 - 11/08/2024
- Review | STAR WARS: Bounty Hunter - 01/08/2024