
Desenvolvedora: Gotcha Gotcha Games, Jupiter
Publicadora: NIS America
Gênero: Game Maker
Data de lançamento: 11 de Outubro, 2024
Preço: R$ 259,99
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela NIS America.
Revisão: Ivanir Ignacchitti
A série RPG Maker chega com décadas de história ao Nintendo Switch, trazendo uma experiência bem concisa de programação visual, e tem como objetivo tornar acessível a qualquer jogador, desde que se disponha por tempo suficiente, contar a sua própria história e aventura.
Isso dito, mesmo com alguma bagagem no jogo, tenho que agradecer imensamente ao meu irmão, que faz curso técnico em jogos, pois, sem ele, esta análise teria uma perspectiva um pouco diferente. Digo isso, pois minhas primeiras horas com o RPG MAKER WITH foram difíceis. Com um tutorial opcional bem simplificado, ele requer algum nível de dedicação para que possamos entender seus menus e opções, e esse nível vai variar bastante de jogador para jogador.
Enquanto eu levei horas para aprender a colocar os primeiros objetos no cenário e criar uma interação ou outra, o meu irmão — que nunca tinha utilizado a ferramenta, mas tem mais experiência com programação de forma geral — criou em poucos minutos uma primeira cena até que bem divertida.
Então, vamos mergulhar na minha jornada sozinho e na que tive junto com ele para abordar o melhor e o pior dessa experiência.
Um novato com pouca experiência em RPG Maker
Logo que abrimos o jogo, ele dá uma breve apresentação sobre a experiência do RPG Maker. Com mais um tom de slogan do que de introdução, ele explica o que cada parte do menu faz: Create para criar; Play para jogar; Maker Plaza pra assets, jogos de outros jogadores e uploads dos seus; e termina com um “Enjoy the World of RPG Maker”.

Eu comecei bem empolgado, as músicas do menu são divertidas e trazem a vibe que buscamos em um jogo do gênero, mostrando que é um espaço que conhece os jogadores, então resolvi tentar fazer alguma coisa e começar a explorar esse mundo.
Rapidamente, eu coloquei algumas pedras no caminho: queria testar o combate padrão do jogo e comecei a tentar incluir um inimigo, e isso tomou tempo. RPG Maker é um software completo e cheio de possibilidades, e eu não quero diminuir isso, mas até eu aprender a colocar um inimigo e encontrar a lista de assets — que é, aliás, muito boa, com mais de 20 inimigos e algumas variações de bosses principais — , eu levei cerca de duas horas para concluir o que eu queria.
Digo isso no sentido de que, por mais intuitivo que o sistema seja — e ele é o suficiente caso você caia despreparado —, as coisas vão levar tempo, seja para você assimilar o que cada parte do menu faz, o que é feito em edição de mapa ou o que é feito em edição de evento.

Mas, uma vez que você começa a entender, um mundo de possibilidades se abre. A maior parte das minhas horas criando jogos até hoje foram tentando entender como colocar uma coisa ou outra, ou tentando entender como funciona algum menu, e isso não vem de uma falha inerente do RPG Maker, mas da minha experiência com o gênero como um todo. Quero dizer que é importante levar isso em consideração quando escolher comprar este software.
O RPG Maker é, sim, uma das formas mais simples de criar o seu RPG e contar uma história, mas ele não faz milagre e, principalmente, não é tão cuidadoso em uma questão de tutoriais, por exemplo, quanto ele poderia ser. Ainda assim, até um leigo como eu consegue alcançar a criação de jogos se investir tempo suficiente e, por isso, acredito que o software cumpra sim a sua premissa com tranquilidade.
Nas mãos de um profissional
Eu pedi ajuda ao meu irmão na primeira vez que eu empaquei. Queria colocar um evento onde um personagem poderia pegar ou não uma espada e eu fiquei horas tentando descobrir como fazer. Em questão de minutos, ele foi capaz de resolver o enigma que era o menu para mim naquele momento.



Em cerca de meia hora, ele fez umas 3 vezes mais do que eu tinha conseguido nas últimas 6 horas e isso deixou claro como o dia que não só veteranos da franquia vão se adaptar com tranquilidade, mas também qualquer um mais acostumado com a lógica de programação de jogos.
Nos dias que se passaram, meu irmão me deu uma força sempre que teve tempo, e descreveu a experiência como viciante, fluída, intuitiva e divertida. Assim, eu vi que, caso os jogos sejam produzidos com o dinamismo que ele fazia, a experiência podia ser tão prazerosa e simples como criar uma fase no Mario Maker é para qualquer novato.
RPG Maker With You
O ponto principal que eu quis levantar com isso foi o de que essa experiência vai variar mais do que a média de acordo com o jogador. Não que você não deva comprar caso seja inexperiente, muito pelo contrário: ver uma cena rodando ao final de um período de intenso trabalho foi uma experiência quase inestimável que eu recomendo para qualquer um interessado o suficiente.

Mas você deve ter em mente que o jogo pode ter uma curva de aprendizado bem lenta caso você comece do zero e que isso vai tomar um tempo e esforço considerável. Por outro lado, para usuários experientes, esses menus e sistemas de programação visual vão tornar sua experiência fluida e viciante e você vai poder contar histórias com bastante facilidade, se tornando uma recomendação fácil.
ORPG MAKER WITH é um jogo extremamente competente e sólido, mas cuja experiência vai depender mais do jogador do que do produto pela própria natureza. Nele, você pode usar menus bem simplificados para adicionar variáveis, assets e todo tipo de evento, e o resultado pode ficar bem completo e denso, como um jogo feito do zero, mas esse tipo de performance vai exigir uma quantidade de conhecimento do jogador que, para um novato, só vai ser possível em algum tempo e com certo esforço de aprendizado mesmo.
Dito isso, o RPG MAKER WITH deve principalmente ser encarado como um hobby de alto investimento de tempo, mas que, em troca, vai te dar diversas habilidades. Ele é perfeito para entusiastas e curiosos que querem entender melhor a lógica de programar um jogo e que buscam começar de algum lugar a refinar essas habilidades.
A maior dificuldade prática do jogo em si que encontrei pelo caminho é a de digitar textos maiores pelo Nintendo Switch. Eu me acostumei até certo ponto, mas esse é o tipo de limitação que sempre vai existir em relação às versões de PC da franquia, mas felizmente essa versão suporta teclado USB, coisa que eu só descobri em uma das dicas de loading e que teria sido muito útil em um tutorial.
Acho que, para uma versão de Nintendo Switch como premissa, o RPG MAKER WITH faz e muito bem feito tudo que é esperado.
Prós
- Programação visual acessível para qualquer um empenhado o suficiente;
- Bons assets para a criação de boas histórias só com o que o jogo já te oferece;
- Uma quantidade imensa de jogos que deve aparecer com o lançamento na eShop.
Contras
- Pode precisar de muito investimento de tempo para começar a fazer sentido para leigos;
- Não oferece tutoriais muito completos, mas isso deve mudar com o lançamento e surgimento de tutoriais não oficiais;
- A experiência de digitar no Nintendo Switch pode atrasar a experiência, então pode ser necessário comprar um teclado.
Nota
9
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