Pokémon TCG Pocket é o mais novo mobage do cardgame da franquia. Apesar de seu aspecto colecionista – uma visão diferente do Pokémon TCG Live – Pocket possui também um sistema de batalha, embora compacto comparado ao jogo padrão.
Em meio à isto, o game já possui um metagame dos melhores decks a serem usados, sendo um destes, o deck de Pikachu ex, uma das estrelas da coleção Dominação Genética, além de ser considerado o deck que monta a board mais rápida do jogo até o momento.
Leia também:
Neste guia, vamos entender como o deck funciona, quais suas cartas mais usadas e como de fato montá-lo.
Decklist
Pokémon:
- Pikachu ex x2
- Zapdos ex x2
- Voltorb x2
- Electrode x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professor x2
- Sabrina x2
- Giovanni x1
Itens
- Poké Pola x2
- Velocidade X x2
- Cartão Vermelho x1
- Poção x2
Cartas em destaque
Antes de mais nada, por qual motivo eu deveria usar Pikachu ex e não um Pokémon lendário e bastante ofensivo como Mewtwo ex? Vamos entender melhor o que faz Pikachu ex ser uma carta tão viável.
Primeiramente, Pokémon TCG Pocket não possui uma aceleração de energia muito constante, com poucas cartas oferecendo esta mecânica, como Gardevoir, sendo um estágio 2, usada com Mewtwo ex, concorrente deste deck. Logo, um Pokémon básico que consegue colocar uma boa quantidade de dano com um custo não muito alto, é sempre bem vindo. Pikachu ex se encaixa neste requisito.
Por duas energias elétricas, é possível atingir o Pokémon ativo do oponente com 90 de dano, conseguindo nocautear a maioria dos básicos não ex do game. Em um metagame com aceleração de energia não tão rápida, o jogo recompensa Pokémon básicos que preenchem este requisito.
Apesar disto, Pikachu ex possui a desvantagem de possuir menor PV e com isto oferecer dois pontos para o adversário, o que pode fazer com que nosso rato elétrico seja uma desvantagem de não tomados devidos cuidados. Ainda assim, sua fácil energização e bom dano, torna Pikachu ex uma das opções mais interessantes para se vencer partidas em Pokémon TCG Pocket.
Por padrão, Pikachu ex precisa de parceiros do tipo elétrico para preencher o requisito de seu ataque, sendo estes Zapdos ex e Electrode, os que costumam ser usados para preencher esta lacuna. Embora se agarre no fator sorte, Zapdos ex possui a possibilidade de causar uma grande quantidade de dano por meio de suas jogadas de moeda, compensando bastante o risco e possuindo a possibilidade de causar um dano muito maior do que Pikachu ex no oponente devido à cada vez que a moeda der cara 50 de dano for causado.
Além destes, também utilizamos de duas cópias de Voltorb e Electrode, pelo fato de que, além de causa um bom dano por duas energias e sendo estágio 1, Electrode também consegue recuar de maneira gratuita, o fazendo muito versátil como pivot. Também, nosso Pokémon Poké Bola possui um dano muito parecido com Pikachu ex pelo mesmo custo e entregando apenas um ponto caso seja derrotado, sendo uma adição muito útil ao deck de fato.
Junto com todos estes, havemos de falar das cartas de treinador, as quais visam buscar Pokémon básicos para preencher o banco com Poké Bola, comprar cartas sempre que possível com Pesquisa do Professor, além de tirar o oponente de sua zona de conforto ao obriga-lo a trocar seu Pokémon ativo com estas duas cópias de Sabrina.
O game não oferece cartas que dão ao jogador a opção de escolher o monstrinho ativo a ser trocado assim como Ordem da Chefia no jogo padrão, mesmo assim, Sabrina continua sendo uma das melhores cartas de suporte disponíveis do game. Além destes, Giovanni está presente para ajudar a fechar o cálculo de dano em relação à alguns Pokémon possíveis de nocautear.
Duas cópias de Velocidade X para contornar o custo de recuo dos companheiros de Electrode sem pagar umas energia e também um Cartão Vermelho para situações onde nosso oponente possui muitas cartas na mão. Pelo menos esta é a decklist mais usada de Pikachu ex, com outras possibilidades disponíveis também, sendo estas as quais falaremos agora.
Alternativas
Apesar da build anterior, Pikachu ex possui uma gama de outros possíveis parceiros para criar um combo em partidas competitivas, os quais iremos abordar neste tópico deste guia.
A primeira alternativa é o combo de Raichu com Lt. Surge, o qual permitiria que Raichu consiga nocautear uma gama maior de Pokémon oponentes com seus 140 de dano, não fechando o dano para alguns, apesar de derrotar vários Pokémon ex em um golpe, além de entregar apenas um ponto e ser estágio 1.
Apesar do alto custo de 3 energias e o fato de ter de descartá-las, Lt .Surge consegue contornar parcialmente o problema pelo fato de permitir mover as energia sem jogo para Raichu, caso nosso roedor esteja no campo ativo.
A segunda é a carta de Zebstrika, a qual consegue ajudar o Pikachu a fechar danos e também impedir em alguns casos o oponente de atingir Pokémon muito fortes evoluídos como Venusaur EX.
Pelo custo de uma energia e a possibilidade de dar um snipe de 30 de dano em qualquer Pokémon, é possível nocautear a maioria dos básicos em dois ataques por possuírem 60 de PV. Além disto, estes 30 de dano podem possibilitar com que em outro turno, Pikachu ex consiga nocautear um Pokémon ex qual não conseguiria anteriormente com um golpe.
Em combo com Raichu e Lt. surge, Magneton também pode ser uma excelente alternativa em relação à aceleração de energia, para então movê-la para Raichu e causar os famigerados 140 de dano. Com sua habilidade, o processo de se energizar Raichu e cia se torna extremamente mais rápido, sendo inclusive uma das poucas acelerações de energia presentes em Dominação Genética.
Apesar destas, há alternativas mais acessíveis como Electabuzz e Pincurchin, os quais são frágeis e aleatórios em comparação aos anteriores, sendo uma possibilidade apesar de tudo. Considero estes as piores alternativas, apesar de serem úteis enquanto não se obtêm as melhores opções.
Como obtê-las?
Pokémon TCG Pocket se trata de um gatcha game, consistindo em abrir boosters em sua maioria para conseguir recursos.Apesar disto, é possível aumentar duas chances de consegui-las com maior frequência.
A começar pelo fato de que o game te beneficia com um booster gratuitamente a cada 12 horas, com o tempo podendo ser diminuído com o uso de Ampulhetas, por isto, é essencial que ao se abrir pacotes de booster, sempre priorize os pacotes do Pikachu, os quais possuem maior chance de vir não só Pikachu ex, como também outras cartas necessárias para montar o deck. Além disto, ao abri-los, ganha-se pontos, os quais podem ser trocados por cartas específicas.
Infelizmente, consegui-las desta maneira será um processo demorado se você não gastar pelo menos um pouco de dinheiro com o game, devido ao fato de que os pontos conseguidos por dias seguidos abrindo pacotes consistentemente, não sobem rápido ao comparar-se ao custo de uma cópia das cartas, com as próprias ultra-raras sendo ainda mais difíceis de conseguir de fato. Em relação aos pacotes, é possível abrir alguns com mais frequência ao se cumprir algumas missões e conseguir ampulhetas, apesar do fato de que em pouco tempo, o jogo para de ser generoso e não se torna mais viável reduzir o tempo com frequência.
Caso esteja disposto a gastar um pouco de dinheiro, por R$ 50,00, o passe premium permite que um pacote a mais de booster seja aberto ao dia, com a possibilidade das duas primeiras semanas serem gratuitas, a qual há a opção de não renovar o passe se for de seu desejo. Além disso, passar de nível também lhe recompensa com algumas ampulhetas, além de cumprir missões, como dito anteriormente.
Por se tratar de um mobage, caso queira montar o deck com maior rapidez, será necessário gastar dinheiro e assim abrir mais boosters de fato.
Uma das melhores opções do jogo
Sendo uma das melhores opções do game, o deck de Pikachu ex e suas variações além de versátil, é extremamente intuitivo de usar, sendo uma opção bem-vinda tanto a iniciantes como a jogadores experientes. Com sua rapidez para montar um Pokémon e atacar, Pikachu ex e cia conseguem ter um ótimo early game, além das várias opções para contornar seus problemas – apesar de não em sua totalidade.