Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Original
  • TCG

NOEX: Conheça o formato alternativo ao metagame de Pokémon TCG Pocket

Victor Bocato 23/12/2024

Pokémon TCG Pocket já se estabeleceu l como um sucesso na área mobile dos games Pokémon, gerando muito lucro para a The Pokémon Company. Com todo este sucesso, o metagame apimentou-se novamente com o lançamento da mini-expansão Ilha Mítica, protagonizada por Mew e outros Pokémon da mesma categoria.

Muita gente fala do metagame dominado pelos Pokemon ex — Pikachu, Mewtwo, Articuno, etc. —, porém, os jogadores criaram um formato alternativo para o mobage, onde as cartas comuns podem ter seu momento de brilhar, chamado carinhosamente pela comunidade de “NOEX.”

Para jogar este formato não é muito difícil, basta utilizar o código “NOEX” na partida privada para encontrar um oponente neste inusitado formato. Neste artigo, nós, do NintendoBoy, vamos falar um pouco sobre este formato e mostrar os decks mais usados até o momento.

Uma observação necessária a ser dada: até o momento que este artigo foi ao ar, não houve torneio NOEX com Mythical Island inclusa no Limitless, dando margem para que este artigo seja atualizado ao longo do tempo com potenciais novos decks do formato, com destaques potenciais da mini-expansão como o novo Scolipede ou até como a nova Rapidash pode fazer o deck de Blaine (Já mostrado aqui no Nintendoboy) ainda mais forte mesmo em um formato cheio de ex com o domínio de Celebi/Serperior.

Dito isto, vamos elaborar mais a fundo o que é NOEX e muito mais sobre o tópico.

Um formato sem as cartas mais fortes?

Muita gente associa a raridade de uma carta com força, porém, isto, apesar de haver uma razão com seus fundos de verdade para ser uma crença dentro do subconsciente comunitário dos fãs de Pokémon TCG, isto não necessariamente se enquadra como verdade.

Pokémon TCG Pocket, ao mesmo tempo que faz parte do próprio TCG dos monstrinhos de bolso, pode em certos aspectos, se enquadrar de maneira completamente diferente, principalmente ao levar-se em conta que o game, como uma nova leitura simplificada do TCG, não possui o grande histórico que o cardgame carrega nos mais de 25 anos de monstrinhos de bolso —principalmente levando em conta todas as mudanças de perspectiva que o cardgame propôs ao longo das gerações de Pokémon ao acompanhar os lançamentos dos games principais, os quais estabelecem a lore a ser seguida pelos demais produtos, sendo o cardgame um deles.

Pense em Pokémon TCG Pocket como uma releitura do TCG principal que carrega aprendizados e até aspectos atuais do game, porém, ao mesmo tempo, como algo completamente diferente e novo em relação ao dito. Dito isto, há Pokémon ex que não conseguem jogar em um metagame padrão como carta viável, com certas cartas menos raras sendo muito mais viáveis competitivamente.

Exemplos que posso dar de cartas que não necessariamente são as maiores do metagame porém são muito fortes no contexto de Genetic Apex são Dragonite, Greninja, Ninetales, dentre outros. Apesar de Greninja fazer parte do metagame com grande presença, citei estas por serem cartas não-ex que conseguem causar danos muito altos que Pokémon ex costumam causar com frequência nas partidas, embora longe dos mais absurdos.

Apesar disto, Pokémon TCG Pocket ainda não conseguiu criar uma diversidade maior entre ex e noex comum por ser muito recente, com a gigantesca maioria das cartas fortes e viáveis no jogo ainda sendo os Pokémon ex absurdamente fortes como Mewtwo e Charizard e inclusive alguém que conseguiu superar o nível absurdo dos dois, Celebi ex(decklist a ser melhor elaborada no site em um futuro próximo)

Neste contexto atual de Pocket, jogadores competitivos por padrão tendem a repetir as mesmas estratégias devido ao fato óbvio de que querem bons resultados em torneios, o que para muitos consegue ser enjoativo, e, com este intuito, muitos recorrem ao formato NOEX, o qual de fato consegue ser consideravelmente mais diverso (embora não tanto assim). Além disto, há cartas nas expansões que não conseguiriam ter seu momentum no meta principal, podendo brilhar apenas no palco alternativo, batalhando com oponentes do mesmo nível.

Agora, vamos falar sobre os decks existentes e sobre as potenciais novas cartas para este formato presentes em Ilha Mítica.

Astros NOEX do formato anterior

Começando por aquele que se enquadra como o Pikachu ex do formato anterior, Greninja.

A carta já é um atacante de um ponto muito forte com Articuno ex e outros companheiros, conseguindo ser tanto um suporte para conseguir nocautes com seus 20 de dano causados por sua habilidade como também um ótimo atacante de um ponto. Apesar de seu setup um pouco mais difícil devido a ser um estágio 2, o risco é consideravelmente recompensado ao notar os resultados dos torneios NOEX mais recentes.

Sua combinação mais utilizada neste formato é com Tentacruel, o qual por duas energias consegue colocar 50 de dano e envenenar o oponente, sendo naturalmente muito sinérgico com Greninja mecanicamente no contexto do game.

Apesar de Tentacruel ser o parceiro mais óbvio na ausência de Articuno ex e Starmie ex, há outros não necessariamente do mesmo tipo que conseguem fazer um ótimo combo, como Jolteon que por duas energias pode causar uma quantidade massiva de dano apesar do risco que as moedas oferecem; Weezing com seu alto PS para estágio 1 e poder de envenenamento, junto a Koga para atrapalhar o oponente e diversos outros parceiros.

Os melhores acabam por ser os parceiros do mesmo tipo que além de Tentacruel podem ser Golduck, Frosmoth, dentre outros. No entanto, Greninja consegue ser uma carta tão flexível que consegue ser no mínimo um suporte para qualquer bom atacante, sendo muito usado e estando sempre dentre as melhores colocações deste formato.

O próximo é Ninetales com Rapidash e Blaine, os quais além de serem um ótimo deck rogue no formato principal, conseguem ser muito rápidos e causar danos massivos, nocauteando a gigantesca maioria de seus oponentes ao utilizar Ninetales com Blaine (Normalmente PS de Básicos e Estágio 1, raramente sendo possível com estágio 2 como Dragonite)

Particulamente acredito que esta estratégia só seja mais certeira com o Mankey promo-A que causa 10 de dano a só mesmo ao atacar, porém não se torna inviável com outras cartas de Mankey presentes no game. Este consegue ter ótimos parceiros como Kabutops que, se em um formato com ex causa uma miséria de dano, consegue se destacar neste palco alternativo.

Além de Primeape, lutadores possuem diversos Pokémon bons assim como Golem e Onix que conseguem ter seu alto custo de energia para atacar amenizados com uso de Brock; Sandslash que causa 70 de dano por duas energias e até mesmo baby Machamp em alguns casos.

Outra carta que consegue se destacar fortemente é um rogue que já pegou boas colocações em torneio com ex que é Alakazam. Ele possui um setup um pouco demorado, porém consegue ser muito forte ao conseguir ser colocado em game.

Além destes há outros como Arbok com seus velhos companheiros de guerra noturnos ou também sua variação com Pidgeot.

Dentre vários outros como Nidoking e Nidoqueen, e outros mais, vamos falar agora dos potenciais novos decks com a chegada Mythical Island.

Quais os novos potenciais?

Começando pelo NOEX mais esperado de Ilha Mítica: Serperior, o qual é responsável por fazer Celebi ser tão forte.

Sua habilidade de dobrar a quantidade de energias planta em Pokémon se grama consegue fazê-lo muito forte.

Seus maiores parceiros neste formato alternativo podem ser o novo Exeggutor, o qual conseguiria atacar por duas energias, e o próprio Dhelmise que possui uma efeito similar ao Lapras baby de Genetic Apex.

Blaine conseguiu novas adições como as novas versões de Ponyta e Rapidash, as quais conseguem facilmente aumentar a range de dano que Rapidash conseguia com o deck, se tornando uma boa melhora.

O novo Vaporeon além de já estar sendo muito forte com Gyarados ex, pode ajudar outros parceiros água com alto custo de energia com sua habilidade de mover livremente como desejar energias água entre Pokémon deste tipo, como novo Drednaw e outros parceiros antigos NOEX que lutam nos oceanos e mares Pokémon.

Novos Pokémon elétricos conseguem ser fortes, com um Pikachu Baby com um efeito muito similar à sua versão ex. Um novo Raichu que apesar de mais fraco que seu antecessor consegue possuir uma sinergia mecânica e principalmente Galvantula, o qual faz exatamente a mesma coisa que Arbok, que maneira melhorada.

Ao tipo luta possuímos Marshadow e o novo Golem como ótimas alternativas e aos psíquicos possuímos ótimos atacantes de baixo custo como Florges e Beheeyem.

Porém, os grandes destaques para este formato que conseguiu boas colocações no palco principal recentemente é o novo Scolipede, que consegue causar ótimos danos por duas energias, possuindo uma grande sinergia com Weezing de Genetic Apex. Além disto, Druddigon consegue fazer uma ótima combinação com Greninja e outros decks.

Como posso jogar este formato?

A forma casual de se jogar NOEX é justamente escrever “NOEX” nas partidas privadas e procurar partidas.

Além disto, no LImitless TCG – Maior plataforma de torneios de Pokémon TCG Pocket e outros cardgames online – o tempo todo há novos torneios neste formato surgindo, sendo extremamente divertido.

Caso esteja enjoado da repetição dos mesmos decks no palco principal, teste NOEX com sua maior variedade competitiva.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Victor Bocato
Victor Bocato
Victor, 27 anos,grande fã de Pokémon, Digimon, Kingdom Hearts e Inazuma Eleven.
Victor Bocato
Últimos posts por Victor Bocato (exibir todos)
  • Pokémon TCG Pocket — Deck de Decidueye com Meowscarada é um anti-meta que lida com os grandes problemas do jogo de forma divertida - 14/06/2025
  • Pokémon TCG Pocket — Nem os gigantes do meta param o deck de Silvally com Rampardos - 07/06/2025
  • Mal podemos esperar! Aqui estão sete jogos third-party que gostaríamos de ver no Switch 2 - 04/06/2025

Continue Reading

Previous: Pokémon Horizons — Episódio 78 | Batalha contra o imponente Entei, o “último dos Seis Heróis?”
Next: Natsume’s Book of Friends: Hazuki no Shirushi é anunciado para Switch — Primeiro jogo baseado na longa série de anime e mangá

Relacionado

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 99 | O luto de Orio
  • Anime

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 99 | O luto de Orio

15/06/2025
Pokémon TCG Pocket — Deck de Decidueye com Meowscarada é um anti-meta que lida com os grandes problemas do jogo de forma divertida
  • TCG

Pokémon TCG Pocket — Deck de Decidueye com Meowscarada é um anti-meta que lida com os grandes problemas do jogo de forma divertida

14/06/2025
Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 98 | Você já viu um Lycanrock gordinho?
  • Anime

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 98 | Você já viu um Lycanrock gordinho?

08/06/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.