
Nasci e cresci aqui na região metropolitana de São Paulo, e enquanto crescia, uma das coisas que eu mais amava de longe, era Pokémon.
Desde que joguei Pokémon Emerald no GBA de um amigo — na verdade desde antes ainda —, quando assisti o anime pela TV ainda nos primeiros anos de vida, tive o sonho infantil mas muito genuíno, de dividir o mundo que vivo com as criaturas mais encantadoras da mídia.
E isso me levou até agora a dezenas de lugares diferentes, em todos os sentidos: meu primeiro DSi que foi um pedido consequente da minha paixão pela franquia foi com certeza o que me levou a estar escrevendo aqui no NintendoBoy; os regionais das diferentes modalidades que incluem o Pokémon GO, já são uma segunda casa para mim; e os torneios semanais de VGC e TCG foram lugares onde eu conheci algumas das pessoas que eu mais amo na vida.
O fato é que, não foram poucas as vezes que tive oportunidade de participar de um evento da franquia, de ver em ação, aqui onde eu moro a magia dos monstrinhos de bolso mais populares do mundo. E ainda assim, até hoje poucos eventos encantaram e emocionaram tanto quanto o Safári Urbano 2024 de São Paulo.
Ver a cidade se integrando tão bem a experiência do jogo, e as massas sendo movidas para fora de suas casas para participar de uma das festas mais bonitas que eu já vi foi um dos momentos mais realizadores da carreira enquanto jornalista e pessoalmente da minha vida como treinador. Foi como se aquele trailer do anúncio do Pokémon GO que nos foi apresentado quase 10 anos atrás se tornasse realidade em toda sua majestade bem na minha frente — mais do que isso, aquele sonho de quando criança de poder dividir esses espaços da minha cidade que eu amo, finalmente se tornou verdade.
Eu vou contar em detalhes como foi a experiência a partir de agora, mas antes eu tinha que deixar esse meu lado apaixonado tentar transmitir e dividir com vocês mesmo que parte do que foi viver esse momento histórico para os fãs brasileiros da franquia.
Missão principal — A busca incessante pelo sonho do Eevee explorador
Eu iniciei o evento no sábado com uma missão em mente: conseguir cada evolução do Eevee com o chapéu de explorador. E embora eu confesse que não consegui evoluir todos ainda — porquê isso exige uma quantidade muito grande de doces —, eu felizmente consegui os 8 eevees necessários e agora é só questão de tempo.


Durante o evento, os jogadores com o passe ativo podiam girar Poké Stops específicos nas redondezas dos pontos principais para ganhar direito a um encontro com Eevee de chapéu de explorador que tem como fundo a ponte estaiada exclusiva do Safári Urbano de São Paulo. Para conseguir todos tive que me locomover por diferentes pontos turísticos da Avenida Paulista, isso pois escolhi partir logo cedo do ponto de encontro do Shopping Cidade São Paulo que estava distribuindo o carimbo do Articuno para o passe dos jogadores, bem como outros brindes exclusivos do evento para os jogadores.


Isso foi extremamente divertido pois me fez olhar de forma nova para a Avenida Paulista que eu costumo passar toda semana. Embora alguns pontos turísticos já fossem familiares para mim, como o Masp, um dos museus de arte mais famosos do estado, outros como o Centro de Cultura Coreana foram vistos pela primeira vez e desbloqueiam novas possibilidades culturais para o futuro.
Missão secundária — Os corações unidos em reide e o futuro brilhante
Enquanto buscava pelos Eevee, outras coisas divertidas aconteceram pelo meu caminho. Tive a chance de conhecer pessoas que ajudaram em algumas reides, que caso completadas durante o evento nos concedem recompensas especiais.
As primeiras que eu encontrei foram bem simples. Reides com Lapras foram comuns na região, mas isso era bom pois são fáceis de completar e me ajudaram a completar as missões mais rapidamente. Isso dito, nem toda a experiência foi tão tranquila. Outros jogadores veteranos foram essenciais para que eu conseguisse meu Regice e Genesect, Pokémon que ainda não tinha, e tive o prazer de conseguir com amigos que eu fiz na hora e se dispuseram a me ajudar, afinal, o senso de comunidade estava muito aflorado em todos ali, e encontrar alguém pedindo ajuda para reide virou um cenário comum.


Fora a experiência das Reides, uma meta pessoal que estabeleci seria a tentativa de obter um Popplio brilhante, uma vez que ele era um dos Pokémon abundante no evento que estavam em destaque. Apesar de pegar todos os Popplio que encontrei pelo caminho, um brilhante não apareceu, mas ainda assim, fui agraciado com um Hitmontop brilhante no lugar.
Loot — Finalmente insígnias de verdade
Uma das partes mais legais do evento foram os brindes distribuídos. No kit que eu recebi, haviam 3 insígnias que eram brochês — uma de cada time —, três chaveiros com tira de pano, três pulseiras, 3 logos de pano para bordar onde quiser e uma garrafa para jogar Pokémon Go hidratado.
Você pode conferir os brindes integralmente a seguir:

Meus favoritos claramente foram os do time Mistyc, tendo em vista que eu escolhi esse time quando iniciei o jogo.
Bônus — Histórias e aventuras extras e mais
Uma experiência engraçada que me aconteceu, foi quando para completar algumas missões precisávamos pegar um Pokémon de cada espécie listada no evento. Como eram muitos Pokémon! Apenas observei de relance acreditando que caso jogasse o suficiente durante o evento, ele se completaria organicamente.
Nesse momento me deparei com um grupo de Pikachu e ignorei pensando que já haviam muitos na minha mochila, isso foi um infeliz equívoco pois o rato mais tarde se tornaria a maior dificuldade na aventura. O Pikachu estava na lista de Pokémon do evento e depois acabei ficando horas procurando o mascote mais amado do mundo. Mas ainda assim não me arrependo; ser incentivado a buscar ainda mais no evento apenas me trouxe mais encontros felizes e divertidos tanto com pessoa quanto com Pokémon.
Por fim, outra curiosidade divertida foi que o Shopping cidade São Paulo estava além de completamente decorado do Pokémon para o natal rendendo fotos incríveis, estava oferecendo um First Step para os jogadores iniciantes da versão de cartas do jogo, ou seja um evento para introduzir os novos jogadores no jogo de cartas além de todo o suporte para os jogadores do GO na cidade.




Com a cidade toda temática de Pokémon e a quantidade de pessoas e atividades divertidas que eu encontrei nesse fim de semana eu com certeza pretendo estar em qualquer situação futura onde o Pokémon GO realize qualquer evento desse tipo aqui na nossa região.
Foi um momento realmente emocionante ter tido a honra de cobrir o que deve ter sido a festa mais bonita de Pokémon que o Brasil já viu, e espero ter a honra de continuar vendo a história ser feita de perto daqui em diante.
- Review | Voice Love On Air - 06/02/2025
- Review | Hello Kitty Island Adventure - 30/01/2025
- Pokémon GO: Safári Urbano em São Paulo, um sonho realizado! - 10/12/2024