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Review | Debut Project: Cooking Café

Marcos Vinícius 09/12/2024

Desenvolvedora: GrooveBoxJapan
Publicadora: D3PUBLISHER 
Gênero: Simulação, casual
Data de lançamento: 14 de novembro, 2024
Preço: R$ 165,99
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela D3PUBLISHER.

Revisão: Davi Dumont Farace

E lá vai eu novamente me aventurar no mundo dos jogos casuais do Switch que contrastam demais com meu perfil de jogador. Mas olha, eu não estou fazendo isso para me forçar a gostar de algo nem nada do tipo. Eu possuo real interesse nessas coisas.

Contudo, o que me fez interessar por Debut Project: Cooking Café foi sua proposta em oferecer um loop de gameplay de simulação em que repetimos atividades visando resultados. Uma premissa similar ao Fashion Dreamer no sentido que exibimos nossos looks em uma rede social para ganhar curtidas e aumentar o número de seguidores. Aqui, no caso, postando foto de comida.

Com isso em mente, você certamente lembrou daqueles perfis do Instagram que compartilham fotos de pratos dos restaurantes chiques que frequentam. Admito que não sou o tipo que vai para o restaurante em um date, até porque eu sou aquele mais caseiro, que curte aproveitar a companhia de alguém assistindo um filme ou série no conforto do sofá. Só que Debut Project: Cooking Café não é sobre encontros, e sim como promover um restaurante recém-inaugurado através das redes sociais.

Dito isso, caso tenha se interessado, venha descobrir se Debut Project: Cooking Café é uma refeição deliciosa e atraente o suficiente para ser digna de muitos likes!

É pavê ou pra comer? (Entendeu? Haha!)

Com essa piada comum de um tiozão no almoço em família, começo dizendo que Debut Project: Cooking Café é, em essência, um jogo de simulação casual e acessível. Ou seja, a ideia é ser um jogo para todas as idades, onde a diversão está em mergulhar num loop de gameplay no qual preparamos pratos através de minigames práticos e nem um pouco inovadores, a fim de desbloquear todos os recursos possíveis e bater uma meta pré-definida.

Começamos o jogo com a personalização de seu avatar; apenas um personagem feminino como opção. Gostaram da Panetone?

Como uma contratada em uma cafeteria recém-inaugurada, sua chefe quer usufruir das táticas modernas de marketing digital enquanto postamos pratos belamente montados em uma rede social para atrair novos clientes. À medida que você cumpre determinadas metas — que visa o crescimento do nosso perfil —, o estabelecimento cresce tanto em escopo quando em clientes diários. E é basicamente essa a ideia do jogo, sacou?

Você deve desbloquear pratos típicos de um Café como omurice, crepes, panquecas, sobremessas, sanduíches e etc., para, através deles, subir seus níveis a fim de desbloquear variantes desses pratos. Entende-se que: o nível de pratos diferenciados que você libera implica no crescimento da rede social da loja, tal como a dificuldade em prepará-los. Mas acredite, mesmo a maior das dificuldades não é nada tão complexo, geralmente sendo minigames em que devemos acertar o ponto certo do tamanho determinado que o cliente exige ou apertar o botão no circulo no timing certo.

Viu? Nada que uma criança não possa resolver. E é bem isso mesmo que Debut Project: Cooking Café se propõe a ser: um jogo de simulação tão casual e fácil que as vezes eu me questiono se isso deve ser realmente categorizado como um jogo de simulação. Pasmem, não o culpo por isso não, eu de verdade entendi sua proposta mesmo antes de seu lançamento e decidi que era isso que eu queria para minha vida: passar o final de semana jogando algo para desligar o cérebro e esquecer dos problemas mundanos de um assalariado cansado.

Além disso, Debut Project: Cooking Café possui um bom ritmo de desenvolvimento, o qual a gameplay se torna mais ampla conforme subimos nosso Rank. Isto serve para abrir novas possibilidades das funções no restaurante, como ampliar o estabelecimento para alojar mais clientes, ou liberar mais condimentos para enfeitar os pratos.

A reforma no restaurante ocorre mensalmente. E aqui, você dá sugestões para a chefe sobre o que deve ser expandido.

Faça de qualquer jeito e não seja punido

Acho que o time da GrooveBoxJapan exagerou um pouco aqui sobre a definição da palavra “casual”. Mesmo dizendo que procurei Debut Project: Cooking Café por sua casualidade, não acho que isso signifique que deveria fazer o jogador de burro ou sei lá, passar a mão na cabeça dele. Isso não é uma realidade para quem trabalha nesse tipo de estabelecimento na vida real, vocês sabiam?

Claro, isso não é um curso preparatório. O que eu quero dizer é: o jogo parece não se importar com a performance do jogador. Você aceita o pedido de um cliente na intenção de atender suas expectativas, cumprindo as exigências do pedido. Eu me foquei demais em não fazer besteira, e por mais que esse tipo de jogo seja por natureza “fácil”, ainda assim tudo depende do tempo certo em que você vira uma panqueca ou mexa o omelete na frigideira. Mas mesmo se errar, você não será punido pelo cliente, tampouco pelos comentários na internet.

Errar algo durante o preparo só influencia mesmo no ganho de curtidas e seguidores. O que é uma pena, pois para um jogo de simulação, ser punido pela falta de bons resultados é o que torna o gênero atraente dependendo do tipo de jogo. Em Princess Maker por exemplo, negligenciar a criação da sua filha fará com que ela se torne uma delinquente e isso o levará para um bad ending.

Aqui eu preparei direitinho, mas se não fosse o caso eu receberia elogios de qualquer maneira.

Fazer uma ou duas estrelas em preparar algo em Debut Project: Cooking Café no mínimo deveria influenciar na reputação da cafeteria. Mas como supracitado, apenas influencia no engajamento e, mesmo assim, você não é encorajado a se esforçar, pois os comentários serão sempre positivos por mais mal acabado que seja.

Quantos “Likes” minha refeição merece?

Debut Project: Cooking Café no fim das contas é um jogo honesto e agradável, fazendo o necessário para ser bem-sucedido para o seu público alvo. Embora algumas questões de game design possa fazê-lo questionar sua qualidade geral, ele não chega ser ofensivo. Portanto, mesmo com minhas críticas, ele ainda é um jogo bastante sólido.

É o tipo de jogo ideal para desligar a mente e perder algumas horas do seu dia de folga em vez de ficar rolando a tela do Tik Tok. Também é ideal como um jogo para crianças, pois ele não é complexo e também não exige uma boa capacidade de leitura. Sinceramente, eu só queria fugir um pouco dos JRPGs e acredito que, mesmo com alguns defeitos, Debut Project: Cooking Café ainda conseguiu me entreter.

Ele é o tipo de jogo que não é malfeito ou desleixado a ponto de classificá-lo como um shovelware, mas também não é ambicioso o suficiente para merecer uma avaliação melhor da que estou dando nesta review. Portanto, acredito que meu veredito está sendo mais que justo.

Prós

  • Sua simplicidade e visuais fofos contribuem para uma experiência agradável;
  • Gameplay de simulação acessível.

Contras:

  • Minigames da montagem das refeições repetitivos e nada inovadores;
  • Não há consequências ao não preparar os pratos corretamente;
  • Alguns sons que os personagens emitem é irritante.

Nota Final:

7

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