
O Nintendo Switch 2 chega mundialmente no dia 05 de junho, dando entrada na nova era de consoles Nintendo, sendo o mesmo um sucessor da família Switch.
Com a alta adoção de mídias digitais, a Nintendo ainda está abraçando as mídias físicas, enquanto nos mostrou como serão o esquema de cartuchos do novo console. Entretanto, junto com a revelação das mídias físicas do Nintendo Switch 2, eles colocaram na mesa conceito interessante, mas que deixou alguns preocupados: os game-key cards ou cartão de acesso de jogos.
Resumidamente falando, os cartão de acesso de jogos são mídias físicas que, diferente daquelas caixinhas do Switch original que vem apenas um folheto com código de download, estes vêm com cartão físico que serve de boot para download instantâneo no momento em que você encaixa o jogo no slot de cartuchos.


Para jogos que irão usar um cartão de acesso, tivemos dois exemplos, ambos third-party: Street Fighter VI virá com o cartão de acesso de jogo para um download de 50GB no Nintendo Switch 2; enquanto BRAVELY DEFAULT: FLYING FAIRY HD Remaster inclui um cartão de acesso de jogo para baixar 11GB. Novamente, está modalidade substitui os famosas caixas vazias com apenas um código de download já existente em alguns jogos de varejo do Switch 1.

No entanto, diferente do que muitos possam pensar, as mídias físicas do Nintendo Switch 2 ainda contarão com cartões de jogo tradicionais, onde os jogos virão COMPLETOS dentro do cartucho! Até agora, todos os jogos 1st party da Nintendo, tanto os exclusivos quanto as “Nintendo Switch 2 Edition” estão confirmados completos dentro do cartucho, e até thirds maiores como Cyberpunk 2077 da CDProjektRed estará vindo completo em um cartucho de 64 GB, inclui o jogo base e a expansão, ou seja, sem download adicional.

Podemos presumir que o sistema do Game-Key Cards seja um substituto para uma das práticas mais cruéis do Switch 1 que era vender caixas vazias e que apenas tinham um código de Download, e que tal prática será limitada apenas a empresas terceiras, como a Square Enix. Outros jogos anunciados na Nintendo Direct não tiveram a mídia física revelada, mas podemos presumir que Final Fantasy VII Remake: Integrade virá em uma Game-Key Card, afinal, estamos falando de uma empresa que não conseguiu colocar o Remaster de um jogo de 3DS em um cartucho só.
- Aprendendo com o passado, o presente e o futuro: Uma comemoração dos 15 anos da franquia Xenoblade Chronicles - 10/06/2025
- Super Smash Bros. Ultimate está com mau funcionamento no Switch 2, e isso é culpa dos malditos Mii Fighters - 10/06/2025
- Clássico cult do RPG Maker, OFF chega à eShop do Switch em 15 de agosto - 10/06/2025