
Durante uma entrevista do site NintendoLife com o vice-presidente sênior da divisão de desenvolvimento e publicações da Nintendo of America, Nate Bihldorff, tivemos uma confirmação interessante que infelizmente confirma que um dos aspectos mais solicitados do Nintendo Switch 2 não estará no console: analógicos Hall Effect.

Antes de tudo, vamos responder a pergunta: “o que é um Hall Effect”? Hall Effect é uma tecnologia utilizada em certos controles que já tem um certo tempo de uso (para comparação, o Dreamcast da SEGA, lançado em 1998 já o utilizava), essa tecnologia utiliza de imãs para detectar movimentações do analógico e não permite que ele saia do “ponto zero” dele tão facilmente, sendo um dos melhores modos para combater drifts nos controles.

Na entrevista, Nate também não deu a entender se os analógicos do Pro Controller do Nintendo Switch 2 usarão esta tecnologia, mas dada a linguagem um tanto evasiva, podemos presumir o pior. A conversa entre o site e o vice-presidente foi a seguinte:
Nintendo Life: “Vamos sair sobre o assunto de sensibilidade e falar sobre o analógico do Joy-Con do Switch 2, porque ele é totalmente diferente dos botões analógicos do primeiro Switch. É um analógico Hall Effect? Ou vocês foram inspirados de alguma forma pelo Hall Effect?”
Nate: “Bom, os Joy-Cons do Switch 2 foram designados do zero. Eles não são analógicos com Hall Effect, mas a sensação de usá-los é muito boa. Você conseguiu usar tanto o Joy-Con quanto o Pro Controller?”
Nintendo Life: “Ambos!”
Nate: “Então, eu gosto de ambos, mas o Pro Controller, por algum motivo, me fez pensar “isso me lembra o controle do GameCube” quando o segurei pela primeira vez. Eu sou um fã do GameCube. Algo sobre o Pro Controller me era familiar, mas mais especificamente, o analógico. Eu tentei passar muito tempo com o controle para garantir que ele fosse silencioso. Eu não sei se você já tentou balançar o analógico de um lado para o outro, mas ele realmente é (silencioso); eu me lembro dos dias de Smash Bros. onde você só batia no controle, mas com ele (Pro Controller do Switch 2) eu tenho a sensação de ser um dos controles mais silenciosos que eu já joguei.”
Lembrando que, mesmo sem o uso da tecnologia Hall Effect, não é garantia de que os controles terão ou não terão o famigerado drift! Dá para pensar que a Nintendo, especialmente a divisão americana, gostaria de evitar a dor de cabeça que foi o problema dos Joy-Cons do primeiro Switch, dos quais ainda existem processos na justiça a respeito.
- Aprendendo com o passado, o presente e o futuro: Uma comemoração dos 15 anos da franquia Xenoblade Chronicles - 10/06/2025
- Super Smash Bros. Ultimate está com mau funcionamento no Switch 2, e isso é culpa dos malditos Mii Fighters - 10/06/2025
- Clássico cult do RPG Maker, OFF chega à eShop do Switch em 15 de agosto - 10/06/2025