
Muita coisa legal chegou com a nova mini-expansão de Pokémon TCG Pocket, Crise Extradimensional. O meta não costuma mudar de maneira tão drástica nas mini-expansões, porém, esta conseguiu adicionar muita coisa interessante a decks existentes além de uma gama de cartas legitimamente boas para o jogo, principalmente na questão de criar baralhos completamente novos.
Quando me refiro à mudanças, não me refiro somente ao destaque que o deck de Ultra Beasts teve por serem os protagonistas, mas também de cartas alternativas que criaram novas estratégias. Dentre estas está Silvally, o Pokémon experimento criado para derrotar Ultra Beasts, retorna com uma carta de um ponto muito interessante competitivamente, a qual não perde em nada para os gigantes Pokémon ex.
Neste artigo, iremos explorar o uso do mesmo com Rampardos, os quais são muito sinérgicos um com o outro e não a toa estão sempre pegando boas colocações neste metagame que a mini-expansão das Ultra Beasts criou.
Vamos elaborar agora sobre a estratégia do deck e como se relaciona com seus oponentes.
Decklist

Pokémon
- Type: Null x2
- Silvally x2
- Cranidos x1
- Rampardos x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Gladion x2
- Giovanni x1
- Sabrina x1
- Cyrus x1
- Iono x1
Itens
- Doce Raro x2
- Fóssil Crânio x2
- Poké Bola x1
Cartas em Destaque


Rampardos já é um velho conhecido de todos, causando um estrago imenso nos oponentes por uma energia e mesmo com seu efeito colateral. Fazer isto pelo custo de um ponto consegue ser injusto em termos competitivos até hoje, afinal, uma carta não pode ser exatamente justa para ser boa. Apesar de tudo, vamos elaborar sobre SIlvally, o grande novato de TCG Pocket e entender como ele faz um combo tão bom com o Pokémon pré-histórico de Sinnoh.
Primeiramente, SIlvally possui um ótimo dano por um custo de energia que não se encaixa no limiar das 3 energias, aqueles mais difíceis de montar. Cartas com este custo precisam se pagar para valer a pena seu uso, algo que acontece com Arceus ex e falha com o Pikachu ex de Festival Brilhante. Porém, o que faz Silvally tão interessante além disto é sua tamanha versatilidade por não ter uma tipagem específica em seu custo de ataque, já que pode utilizar qualquer cor por ser do tipo incolor. A condição para que consiga causar dano não é danosa ao usuário de tamanha forma que não valha ser usar, sendo no caso o uso de um apoiador no turno.
O uso de um Apoiador nem sempre é possível mas, são frequentes as vezes em que é possível causar estes 100 pontos de dano de fato. O deck usa de uma quantidade considerável deles para ter uma probabilidade considerável de manter a engrenagem rodando, tanto com cartas para aumentar e renovar a mão como Pesquisa de Professores e Iono, como também Gladion para buscar e Type:Null/Silvally (além de limpar o deck) e Sabrina e Cyrus, ótimas para vencer jogos com seus efeitos de puxar Pokémon oponentes para frente conforme suas devidas condições.
O uso de Silvally consegue ser um pouco prejudicado caso não se energize primeiro, já que sempre estaremos começando de Type:Null (principalmente na Mirror Match).
Porém, o que realmente torna possível ganhar jogos com esse deck realmente é o dano absurdo de Rampardos, pois é este que consegue causar um estrago nos gigantes do meta como Solgaleo ex e Buzzwole ex, que consegue ser um básico ex que atinge o PS de um estágio 2 com o uso de Capa de Folha, conseguindo dar um aumento muito mais drástico de PS do que Capa Gigante sempre deu até então. É perceptível que este deck consegue pontos utilizando de dois hits, o que faz com que Sabrina e Cyrus sejam ainda mais essenciais como condições de vitória. Tudo isto também se paga na troca de pontos, já que um dos seus Pokémon provavelmente irá ser nocauteado para que o próximo consiga finalizar o trabalho do anterior.
Sabendo manusear o uso de Silvally e Rampardos, é possível vencer partidas com frequência, sendo este um deck realmente muito poderoso do meta.
O maior problema do deck consegue ser sua própria autodestruição em uma mão inicial que pode não possibilitar um setup rápido o suficiente para o jogador, apesar de não ser toda hora. O potencial de Rampardos consegue ser um pouco amenizar devido ao fato de que o fóssil não pode ser puxado com Pokébola, sendo necessário vir em um draw ou renovação de suas cartas da mão com o uso de Iono.
Dito isto, vamos elaborar algumas possíveis hot techs para o deck mas, é bom deixar claro que muitas destas podem tirar bastante da consistência de uma lista que já bem funcional para sua estratégia por si só.
Alternativas
A primeira alternativa que eu acredito que possa ser interessante é o Farfetch’d de Dominação Genética, apesar de ter um pequeno possível malefício que já irei explicar. Seus sinceros 40 pontos de dano podem facilitar nocautes (Além de possibilitar o uso de Cyrus) por parte de Rampardos e Silvally, apesar das tamanhas cartas de cura que o jogo usa atualmente para manter os gigantes ex em jogo e muitas vezes prevenir Cyrus.

O único malefício é que energizar o grande pato implacável pode custar um turno de energia de Silvally, o que pode ser danoso até certo ponto.
Apesar disto, é positivo que a probabilidade de começar com Farfetch’d é considerável levando em conta que seria o único básico extra possível de início além e Type:Null, apesar do Pokémon experimento ainda ser o mais provável de ser seu inicial.
Outra alternativa que gosto muito e não é tão difícil assim de encaixar é nosso clássico Hitmonlee, que executaria a mesmo função de Farfetch’d de maneira um pouco diferente, já que causaria este dano no Pokémon do banco do oponente.

Este deck sofre bastante para a nova versão de Solgaleo ex que conseguiu um setup ainda mais rápido com o uso de Shiinotic, causando uma diminuição considerável no uso de Skarmory como seu parceiro principal. Hitmonlee pode ter o mesmo malefício citado acima de Farfetch’d, porém pode ser útil também. Não acho que é uma boa ideia utilizar os dois ao mesmo tempo na lista, escolha um outro – ou use os dois, vai ver estou errado…
Por fim, as últimas opções que acredito serem interessantes são uma Ferramenta Pokémon dentre Capa Gigante, Capacete de Pedra e Farpa Venenosa. Eu não gostei muito destas em meus testes.



Capacete e Farpa podem ser interessantes para ajudar a fechar o dano mais fácil, porém podem não ser muito úteis em meio ao tanto de Lillie e Dama do Centro Pokémon em uso nos Pokémon ex com alto PS — sem contar a possibilidade absurda de se usar Erika no deck de Buzzwole ex e a o arquétipo focado em alto índice de cura que o tipo grama possui no Pokémon TCG Pocket.
Capa pode ajudar a prevenir um nocaute aqui e ali mas, pode ser bem interessante para Rampardos e amenizar nem que seja um pouco seu efeito colateral de causar 50 pontos de dano em si mesmo caso nocauteie o oponente.
Não recomendo mais de um slot ocupado com tools, pois esta lista deste artigo se trata de uma lista com ótima colocação no maior torneio da atualidade do jogo e seu foco no setup e na manutenção da estratégia é já é bem inteligente e otimizado.
Tome Cuidado
Silvally com Rampardos consegue ser um deck vencedor mas, passa maus bocados contra diversos oponentes muito usados do metagame atual.

Começando por uma das escolhas mais populares, o lendário de Alola: Solgaleo ex. O mesmo conseguiu ficar ainda mais forte com o uso de Shiinotic e o grande problema para vencer Solgaleo ex é o fato de que seu setup é tão mais rápido que se torna uma partida impossível de vencer caso não haja a possibilidade de se montar um Rampardos (Mesmo com ele é difícil).
Além disto, gostaria de dar um bom destaque para dois Pokémon que podem ser um problema considerável para este deck: Aerodactyl ex e Stoutland.


Aerodactyl ex consegue ser uma ótima pedida com o tamanho uso de Doce Raro com sua habilidade que impede a evolução do Pokémon ativo, o que não seria diferente para Silvally com Rampardos. Caso um deck de Aerodactyl ex desse uma Sabrina no fóssi e tivéssemos suas evolução na mão, seríamos obrigados a descarta-lo devido ao contexto situacional.
Já Stoutland consegue ser um problema ao aumentar o custo de energia de nossos ataques, o que por mais que não pareça grande coisa, consegue fazer este deck perde partidas facilmente, mesmo com Rampardos nocauteando o mesmo com tamanha facilidade.
Apesar dos pesares, o deck é muito forte e é uma ótima pedida tanto para vencer nas ranqueadas como para disputar torneios por aí, divirtam-se.
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