
Pokémon Sleep parecia só mais uma ideia inusitada de explorar a franquia de monstros de bolso, mas se provou uma das experiências mais originais que você irá encontrar nos dispositivos móveis. Dormir e ganhar Pokémon? Soava fofo, mas difícil de levar a sério. Só que dois anos depois, principalmente no Japão, o impacto do aplicativo tem sido real e surpreendente.

No aniversário de dois anos do app, realizado em Tóquio, a The Pokémon Company divulgou um dado animador: os jogadores japoneses estão dormindo mais [via Automaton]. A média de sono passou de pouco mais de seis horas e meia para mais de sete horas por noite. Trinta minutos a mais pode não parecer tanto, mas quem já virou noite estudando ou trabalhando sabe o quanto meia horinha extra pode fazer diferença.

Apesar do avanço, o Japão ainda é o país com menor média de sono entre os usuários do aplicativo. E isso tem uma explicação triste. Dormir pouco no Japão não é novidade. O ritmo intenso de trabalho, a cultura da produtividade e até questões sociais pesam nessa balança. A situação é tão grave que existe até um termo específico para mortes causadas por excesso de trabalho, chamado karoshi.

É nesse cenário que Pokémon Sleep entra com uma proposta inusitada, mas eficiente: transformar o sono em uma espécie de missão diária. O jogador deixa o celular ao lado da cama, vai dormir, e ao acordar é recompensado com Pokémon diferentes, dependendo da qualidade do sono. Quanto melhor o descanso, mais chances de encontrar novos monstrinhos. O jogo classifica os tipos de sono e estimula o usuário a cuidar melhor da própria rotina.
E o melhor de tudo? Funciona. Tanto que o aplicativo conquistou um recorde mundial, com quase quinze milhões de downloads em menos de dois anos. Tudo isso com uma mecânica simples e uma mensagem poderosa: descansar também é um tipo de conquista.

No fim das contas, Pokémon Sleep não promete mudar vidas do dia para a noite. Mas se ele ajuda alguém a dormir melhor, nem que seja só um pouquinho, já vale o espaço no celular. Porque, no fundo, todo mundo merece acordar se sentindo um pouco mais como um Snorlax: tranquilo, descansado e pronto para o que vier.
- RGG Studio redefine o significado de “Kiwami” com Yakuza 3 - 03/10/2025
- ATLUS queria levar Persona 3 Reload para o Switch 1, mas o trabalho de port seria muito demorado - 02/10/2025
- Se o remaster de DYNASTY WARRIORS 3 for um fracasso, não haverá outros relançamentos, pois “recriar jogos da era PS2 é incrivelmente caro” - 01/10/2025