Em comunicado em sua conta no X (antigo Twitter) em 18 de julho, a editora japonesa Entergram anunciou que estará deslistando das lojas digitais mais de 100 jogos publicados após 30 de setembro de 2025.
A Entergram é uma das grandes editoras de Bishoujo Games do Japão — jogos de romance ecchi no estilo visual novel direcionado ao público masculino. Dezenas destes títulos foram portados do PC para o Switch e PlayStation 4 ao longo da última década, no entanto, a remoção em massa sobrou até para o coitado do PS Vita.
Dentre os mais de cem jogos, estão título importantes como IxSHE Tell, Kin’iro Loveriche, Ambitious Mission, Aonatsu Line, Sengoku + Koihime: Otome Kenran * Sengoku Emaki, e Parfait Remake. 34 destes títulos inclusive, terão os direitos de publicação repassados para a iMel e HuneX para continuar à venda, o que levanta a dúvida: a ação está relacionada às rígidas diretrizes das companhias de pagamento para lojas digitais?

Recentemente, uma ação de escala global da Visa e da Mastercard fez com que a Valve para removesse da Steam dezenas de jogos de conteúdo adulto [via PC Gamer]. A Nintendo também introduziu um novo conjunto diretrizes visando reduzir o conteúdo de jogos de baixo esforço e conteúdo adulto feitos por IA, como a famosa série “Hentai Girl” que tem inundado a eShop [via IGN].
Isto, no entanto, dificultou o trabalho de editoras que trazem “jogos de verdade” para os consumidores, mas cujo as diretrizes os efataram dado a natureza de seu nicho. Contudo, a Entergram não disse que suas remoções têm a ver com a atual “caca às bruxas.”
- Pokémon TCG Pocket — Mega Altaria ex Lockdown não vai deixar sobrar nada pro betinha - 08/11/2025
- Sonic Racing: CrossWorlds no Switch 2 traz detalhes da resolução e taxa de quadros - 07/11/2025
- “MEGA Dream ex” é revelado para o Japão — inclui cartas de Pokémon Legends: Z-A, reprint de Marnie’s Grimmsnarl ex em SAR, e mais - 07/11/2025
