
Existe um problema cronico em Pokémon TCG Pocket que eu chamo de “vício do Charizard”, que consiste em jogadores nas batalhas ranqueadas explorar ao máximo este mijo de Kanto a ponto de você achar que só existe este tipo de deck de fogo no jogo, quando na verdade não.
Tudo bem que o Zardão de Festival Brilhante joga bastante, e os suportes que vieram para acelerar sua presença em campo torna ele bastante viável para o competitivo mesmo que não seja considerado o melhor do formato vigente. Porém, este artigo é dedicado àqueles que anseiam por mais decks de fogo divertidos de jogar, que não se limite ao Charizard e nem ao Incineroar.
Lhes apresento então o deck de Flareon ex com Turtunator, uma combinação quente e funcional que promete a ofensividade necessária para nocautear os gigantes do meta, e uma velocidade para montar um setup tão rápido sem depender de hot techs.
Decklist

Pokémon
- Eevee (Bosque do Eevee) x2
- Flareon ex x2
- Turtonator x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Kiawe x2
- Dama do Centro Pokémon x2
- Red x1
- Marte x1
- Sabrina x1
Itens
- Bolsa do Eevee x2
- Poké Bola x2
Ferramentas
- Capacete de Pedra x1
Cartas de destaque


Apesar de ser a Eeveelution menos popular de todas, tampouco usado no competitivo nos jogos de Pokémon, Flareon ex de Bosque do Eevee promete trazer a força bruta que nenhuma das evoluções do Eevee entregou até agora no mobage. Seus 130 pontos de ataque por três energias apesar de ser bom, à primeira vista não parece atraente. No entanto, o que faz dele um batedor tão bom quanto seus rivais do mesmo tipo é a sua habilidade de recarregar, que pode colocar uma energia nele direto da pilha de descarte.
Porém, para que ele possa efetivamente se aproveitar da habilidade, Flareon ex precisa ser um Pokémon da retaguarda, que irá cozinhar para o late game enquanto seu parceiro, Turtonator, faz o trabalho preliminar. A tartaruga de fogo consegue extrair todo seu potencial se estiver acompanhado de seu Apoiador, Kiawe, que lhe garantirá duas energias antes de poder atacar no turno seguinte. Este foi, momentaneamente, um dos combos mais poderosos na estreia de Guardiões Celestiais, pois se a mão o favorecer, Tortunator consegue ser opressor e até mesmo ganhar jogos, contudo, o que fez ele entrar em obsolência foi a falta de um parceiro adequado.
Eu acredito que, neste momento, Flareon ex consegue se aproveitar bem da ajuda de Turtonator. Como vocês sabem, a tartaruga deixa cair uma energia sempre que ataca, portanto, Flareon ex consegue utilizar de suas energias descartadas para se fortalecer. Turtonator por ser um batedor de um ponto, seu papel de fato é estar em campo até ser nocauteado e preservar Flareon ex para o climax. Entendendo sua função, o melhor cenário para começar é ter Turtonator como lead junto de um Kiawe para que ele comece atacar logo cedo. O problema neste caso é que a lista te dá 50% de chances de abrir com ele em vez do Eevee.
Outro problema notável é sua linha de jogada bastante limitada. Este deck possui uma única linha de jogada principal, o que torna tudo muito previsível. Se o oponente já estiver acostumado a jogar contra Flareon ex com Turtonator, ele saberá jogar em cima deles, mas também não é difícil de alguém que nunca jogou contra sacar como as coisas funcionam. Por conta disso, existem alternativas interessantes que aumentam o teto de jogo sem perder sua lógica, tornando-o mais dinâmico.
Alternativas
A primeira e mais óbvia é o combo de Eevee ex com Sylveon como hot tech de draw. A eeveelution de fada tornou-se bastante usada no meta atual por acelerar bastante o jogo. Para este deck, ajudaria a procura de cartas essenciais como Kiawe e outras staples. No entanto, usá-la diminuirá às chances de você abrir com Turtonator além de obrigá-lo a usar energias mistas de fogo e psíquico para não inutilizar completamente a Sylveon caso esteja no campo ativo.


O Flareon baby de Bosque do Eevee é uma recomendação boa se seu problema é sempre abrir com Eevee e Kiawe nunca vem na mão para recarregar Turtonator. Ele é mais uma carta anti-brick que faz um suporte básico, porém útil para manter as jogadas em ordem.

Leaf e Velociade X também são cartas que ajudam numa situação ruim de ordem de Pokémon lead. Você pode voltar seu Eevee que abriu jogo sem gastar a energia do turno com Velocidade X, enquanto Leaf ajuda a tirar um Turtonator encalhado que precisa voltar numa situação hipotética onde seu Flareon ex já está pronto para bater mas você não quer dar o nocaute de graça.


Tome cuidado!
Apesar de decks de àgua como Gyarados ex terem se afastado do meta para o alívio dos Pokémon de fogo, ainda existe um favoritinho dos jogadores marcando presença: Greninja. O sapo Ninja tem sido usado ativamente em estratégias de sniper, mas que também pode ser um batedor de um ponto eficiente. Greninja tem sido usado em decks anti-meta que acompanham Oricorio, mas também está presente no atual tier 1 que é composto por ele, Giratina ex e Sylveon ex.

- Diretor da IO Interactive diz que foi “muito fácil” colocar 007: First Light no Switch 2, pois o console é “poderoso o suficiente” para isso - 15/07/2025
- Sobrou nada: DRAGON QUEST I & II HD-2D Remake no Switch não pode ser atualizado para o Switch 2 por Upgrade Pack, nem os dados salvos podem ser transferidos - 15/07/2025
- RPG de ação, Touhou: Scarlet Curiosity está a caminho do Switch - 15/07/2025