Desenvolvedora:
Publicadora:
Lançamento:
Preço:
Formato:
Gênero:
Plataformas:
Hyde, Inc.
Bandai Namco
27 de junho, 2025
R$ 199,50
Físico/Digital
Simulação | Minigames
Nintendo Switch, Nintendo Switch 2
Desenvolvedora: Hyde, Inc.
Publicadora: Bandai Namco
Gênero: Simulação | Minigames
Data de lançamento: 27 de junho, 2025
Preço: R$ 199,50
Formato: Físico/Digital
Plataformas: Nintendo Switch, Nintendo Switch 2
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Bandai Namco.
Revisão: Manuela Feitosa
Tamagotchi Plaza é novo título da série de jogos Tamagotchi Connection: Corner Shop lá do Nintendo DS, trazendo uma coletânea de minigames protagonizados pelos carismáticos mascotes da franquia que devem ser jogados em prol da melhoria da cidade para receber o maior festival do mundo Tamagotchi.
O jogo, que não tem muita história mas se sustenta no carisma, traz essa premissa de colocar você no comitê organizador enquanto escolhe algum dos tamagotchi para ser seu assistente, esse assistente é quem você de fato irá controlar na vila do jogo. Mas antes de qualquer coisa, para quem não está familiarizado, Tamagotchi é a franquia que popularizou o conceito de bichinhos virtuais há mais de duas décadas, trazendo criaturas que vinham em ovo, que precisavam ser cuidadas corretamente pára crescer e se desenvolver.

Hoje eles trazem uma energia mais moderna e diversificada, em um formato bastante comum para os jogos de hoje em dia: você é um novo morador que deve trabalhar com os personagens para melhorar a vila de vocês, nesse caso com o objetivo final de ser escolhido pelo rei para ser o local do maior festival do mundo tamagotchi.
Os minigames
Tamagotchi Plaza tem minigames simples que eu imagino que tenham em mente como público alvo crianças mais novas. Ele têm alguns jogos em que o jogador deve ser atento a ordem das coisas, aos pedidos, e até alguns desafios de coordenação motora que devem ser todos bons para o desenvolvimento de uma criança.

Os minigames são rápidos, devem levar de 30 segundos a 2 minutos dependendo do escolhido, algo que também torna um jogo bastante indicado para crianças menores que não conseguem manter atenção por muito tempo. Honestamente, esses jogos mantém uma energia constante dos jogos clássicos de Flash que eu jogava na infância, mas com um padrão de qualidade maior e uma orientação mais didática e um senso de propósito de construir a cidade, tudo é uma experiência leve dinâmica e divertida no geral, mas não revoluciona para muito além disso.
Falar sobre esse jogo é basicamente falar sobre seus minigames, e o que define o quanto você gosta dele é o quanto você gosta de cada um deles, então vamos direto ao ponto:
- Dentista — O mini game de dentista é o único que oferece a opção de coop, nele devemos agir de acordo com as necessidades do paciente, precisamos passar o produto certo na cor certa, fazer obturação na situação correta e por aí vai, temos a opção no coop de dividir as ferramentas e trabalhar em equipe, gerando uma experiência bastante divertida e sendo por isso um dos melhores jogos;

- Artista — O minigame do artista estimula a criatividade, nele temos diversas artes dos personagens, cenários, efeitos itens e etc, e devemos cumprir requisitos específicos, por exemplo o cliente pode pedir a história do tamagotchi, X, fazendo coisa Y, em lugar Z, e aí podemos compor duas cenas que cumpram os requisitos com bastante espaço para criatividade, e embora ele seja um mini game divertido, ir bem nele acaba sempre sendo um pouco subjetivo;
- Cozinheiro — No minigame de cozinha devemos ouvir e replicar os pedidos dos clientes, o formato do seu crepe, o tipo de massa, os recheios e toppings. Basta prestar atenção no que foi pedido e na imagem de exemplo, e é uma vitória automática;
- Oculista — Aqui além de prestar atenção nas reações do paciente ao teste de visão, devemos escolher os detalhes estéticos do óculos com descrições um pouco vagas, mas o verdadeiro coração desse minigame é uma seção onde devemos desbastar as partes excedentes da lente para que fique no formato ideal. Embora para jogadores mais experientes esse minigame possa parecer simples, para crianças mais novas imagino que seja um bom desafio de coordenação motora;
- Atendente da festa na piscina — Eu sei que esse não é um emprego convencional como os outros, mas faz sentido dada a natureza do jogo de tornar a cidade atraente para turistas durante o festival. Enfim, nesse minigame devemos receber os clientes em uma espécie de clube noturno da festa da piscina e atender a seus pedidos, sejam óculos escuros, bebidas refrescantes ou qualquer outra coisa, a pedida aqui é ficar atento e responder com dinamismo para uma resposta positiva.

- Cafeteria — O trabalho da cafeteria oferece a experiência do chá da tarde, trazendo o serviço culinário para o próximo nível, e faz com que você venda uma experiência, aqui devemos não só atender os desejos dos clientes na comida que eles escolhem, mas também na decoração e na vibe do que é pedido;

- Bicicletaria — A loja de bicicleta é um dos mais simples minigames, com uma foto da bicicleta desejada o jogador deve moldar a bicicleta atual na dos sonhos, de tarefas que vão desde limpar e trocar peças até pintar e decorar, ele é basicamente um jogo de atenção e eu considero um dos mais fáceis de todos;

- Batalha de Rap — Enquanto o minigame do dentista possibilita coop, esse possibilita versus. Aqui podemos desafiar um amigo ou a IA para uma batalha de rap, um jogo de ritmo simples mas bem divertido e cheio de personalidade. Os jogadores devem simplesmente apertar A ou B e eventualmente L e R no ritmo certo, e no final 3 juízes irão decidir o vencedor;
- Academia — E quem disse que tamagotchi não pode malhar? aqui o cliente escolhe qual regime de treinamento ele quer para si, e treina de acordo, esse é um jogo mais ativo onde o jogador precisa manter o ritmo com os botões de trás para o esforço valer a pena;
- Loja de roupas — No clássico estilo de jogos para vestir, use a diversidade de tecidos, cortes e texturas para satisfazer as necessidades do cliente, mais um desse tipo de jogo onde devemos construir uma peça igual a foto que nos é mostrada.
Por fim, Tamagotchi Plaza ainda conta com 2 minigames desbloqueáveis que são variações dos existentes, mas não vou estragar a surpresa, afinal se você não se interessou até aqui, não seria isso que melhoraria a experiência.
A vida na vila Tamagotchi
Para progredirmos no jogo precisamos trabalhar bastante em todas as lojas, enquanto basicamente qualquer atendimento nos rende dinheiro, precisamos de avaliações positivas para recebermos a visita do príncipe e podermos melhorar a loja. Cada loja tem 4 estágios, e para chegar no último devemos conseguir chamar a atenção da princesa e conseguir sua aprovação.

Além disso, com o dinheiro podemos melhorar as 4 seções da praça, que compõe basicamente integralmente nosso hub nesse jogo, o verdadeiro Tamagotchi Plaza. Enfim, eu recomendo tranquilamente esse jogo para crianças menores, os designs carismáticos, a dublagem musicalizada, as músicas e minigames que possuem valor educativo colocam tudo numa perspectiva bem interessante para o público mais infantil.
Mas, honestamente, mesmo como alguém mais velho, pude apreciar bastante essa experiência em um certo saudosismo com o estilo de jogos que jogava em flash quando mais novo. Digo isso de forma nenhuma como um demérito, mas pela simplicidade e repetitividade do jogo, tendo a achar que seu preço pode ser um pouco salgado, mas que vale a pena para presentear os pequenos.
Pros:
- Os minigames são muito divertidos;
- Designs fofos e cativantes;
- Valor educativo.
Contras:
- Conteúdo repetitivo.
Nota
8
