Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Entrevistas

Entrevista: Campeão mundial de Pokémon, o prodígio brasileiro Gabriel Fernandez tomou o mundo de assalto no TCG

Gabriel Marçal 15/08/2025

Revisão: Manuela Feitosa

Gabriel Fernandez, morador de São Caetano do Sul, em São Paulo, é provavelmente o nome de brasileiro mais popular no cenário competitivo de Pokémon. Um jogador histórico de calibre nunca antes visto em nossas terras e que vem dominando o competitivo de TCG na divisão Sênior há mais de um ano a essa altura. 

O garoto, aos 13 anos, não só se consagrou Campeão Mundial em 2023, como conseguiu platinar em primeira colocação todos os maiores torneios internacionais do ano, sendo esses o LAIC (Latin American International Championship), EUIC (Europe International Championship), e NAIC (North American International Championship). O tamanho dos seus feitos transcendeu os nichos da internet e o fez ser entrevistado até mesmo em programas do circuito televisivo; e seu nome se fez conhecido em todo o cenário nacional de TCG.

O feito é histórico e ele deve ser encarado como um dos atletas mais promissores tanto da nossa nação, quanto da história para a categoria. O rapaz é colocado como Sênior na posição de ser uma inspiração para seus colegas do Junior, uma promessa para seus veteranos Masters, e um pesadelo para seus competidores Sênior. 

Com a participação do rapaz no seu último mundial como Sênior, tivemos a honra de ter algumas perguntas rápidas respondidas pelo jogador que já se encontrava em Anaheim se preparando para a edição deste ano do Mundial de Pokémon, que se inicia nesta sexta-feira, dia 15 de agosto.

Sumário

Gabriel Fernandez

Jogador profissional de Pokémon TCG. Campeão Mundial de Pokémon em 2023 na categoria TCG, divisão Senior.


Gabriel Marçal

Redator veterano no NintendoBoy, fã de Pokémon.


Você é o primeiro campeão brasileiro na categoria Senior do Mundial de Pokémon, certo? Qual é a sensação de já ter chegado no topo do mundo antes de chegar na vida adulta?

Gabriel Fernandez: Incrível! Aquele título mudou toda minha vida e me deixou mais confiante para os próximos torneios.

A gente tem uma cena forte do competitivo Junior e Senior no Brasil, mas ainda assim você se destacou em todos os maiores eventos do ano sem exceção. Como é seu treinamento e sua preparação para os torneios?

Gabriel Fernandez: Treinamos muito para cada torneio, seja com meu grupo de amigos ou com meu irmão. Sempre tentando achar decks fora do padrão e chegar de surpresa com ele no torneio.

Falando sobre o Mundial, quais decks você acha que mais vão se destacar em porcentagem de uso na competição?

Gabriel Fernandez: Acho que juntando os decks de “Draga” (pult), eles ficam em 1º na porcentagem, Gholdengo ex em 2º, Raio Furia em 3º, Gardevoir ex em 4º, e Grimmsnarl ex em 5º.

Qual o deck que você mais se divertiu jogando nessas competições em que você saiu campeão? 

Gabriel Fernandez: Deck do EUIC 2025, Dragapult ex Munkidori

A pergunta que nunca pode faltar ao entrevistar um jogador de Pokémon: Qual seu pokémon favorito e, você já teve a chance de usar ele em um deck?

Gabriel Fernandez: Zapdos. Já tive a chance de usá-lo no LAIC em 2024, que ganhei com Miraidon.

A gente pode ver o retorno de várias mecânicas interessantes nas últimas rotações, da ACE SPEC a Megaevolução. Qual você acha a melhor mecânica no ponto de vista de tornar competitivo melhor? 

Gabriel Fernandez: Eu ainda não vi muito sobre Megaevolução, pois o foco está no mundial agora. Mas ACE SPEC eu acho uma mecânica boa.

Você acha que, como alguém que já venceu o mundial antes, a pressão agora é maior ou menor?

Gabriel Fernandez: A pressão continua a mesma: você vai para o torneio com a mentalidade de ganhar, tendo esse título ou não.

Já tendo conquistado todos os maiores torneios de Pokémon do mundo, qual sua próxima aspiração como competidor da categoria? 

Gabriel Fernandez: Ganhar esses torneios na categoria Masters.

Nossos agradecimentos

Gostaria de agradecer a chance da entrevista! É uma grande honra poder conversar com um dos nossos heróis nacionais no Pokémon. Estaremos torcendo por você mais uma vez daqui! Boa sorte!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
Gabriel Marçal
Últimos posts por Gabriel Marçal (exibir todos)
  • Review | Strange Antiquities - 15/10/2025
  • Review | EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS - 13/09/2025
  • Pokémon Worlds 2025 — Final | Gabriel Fernandez perde a invencibilidade; Flutter Mane Tera Stellar surpreende em final do VGC; América Latina se supera no UNITE! - 18/08/2025

Post navigation

Previous Review | OFF
Next Pokémon Worlds 2025 — Dia 1 | Brasil avança em todas as categorias! Gabriel Fernandez dá mais um passo em direção ao bicampeonato de TCG, e mais

Relacionado

Entrevista: Um dos maiores nomes do VGC brasileiro, Gabriel Agati fala da sua experiência no cenário profissional de Pokémon e expectativas para o Pokémon Champions
  • Entrevistas

Entrevista: Um dos maiores nomes do VGC brasileiro, Gabriel Agati fala da sua experiência no cenário profissional de Pokémon e expectativas para o Pokémon Champions

13/08/2025
Entrevista: Hitoshi Sakimoto, um dos maiores nomes de música de jogos e um compositor importantíssimo para o gênero SHMUP
  • Entrevistas

Entrevista: Hitoshi Sakimoto, um dos maiores nomes de música de jogos e um compositor importantíssimo para o gênero SHMUP

18/07/2025
Entrevista: Country Manager de Pokémon GO comenta a temporada de “Dias Deslumbrantes”, faz teaser de Pokémon que estão por vir no mobage, e mais
  • Entrevistas

Entrevista: Country Manager de Pokémon GO comenta a temporada de “Dias Deslumbrantes”, faz teaser de Pokémon que estão por vir no mobage, e mais

02/07/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.