Cada tipo elemental da franquia possui alguma característica específica no Pokémon TCG Pocket — sem contar que o TCG não abriga mais todos os tipos dos jogos, o que pode fazer com que pessoas que conheçam Pokémon pelo TCG tenham uma percepção errada, mas não iremos entrar neste mérito. Dentre os vários, o tipo Metal consegue ser um dos que mais conseguem irritar seus oponentes devido a levar bem a sério o arquétipo de resistência utilizando de um artifício: A Redução de Dano.
Já falamos anteriormente aqui no NintendoBoy do deck de Probopass ex mas, conseguimos uma opção ainda melhor para executar aquela estratégia que, além de ser um Pokémon básico, ganhou grandes cartas que aumentam a proporção de resistência absurdamente: Skarmory ex. Vamos então elaborar bastante sobre como utilizar este belíssimo deck de controle.
Decklist

Pokémon:
- Skarmory ex x2
- Unown (Luz Triunfante) x1
- Unown (Sabedoria dos Céus e Mares) x1
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Cyrus x2
- Adaman x2
- Silver x1
- Jasmine x2
- Dama do Centro Pokémon x1
Itens:
- Poção x1
- Pokébola x2
- Cartão Vermelho x1
Ferramentas:
- Avental de Aço x2
Cartas em Destaque


Este deck só utiliza dois Pokémon: Skarmory ex e dois dos Unown que possuem habilidades que fazem coisas diferentes as quais irei elaborar melhor no andar da carruagem.
Primeiramente, o pássaro de aço de Johto: Skarmory. Ele é uma versão básica de Probopass ex, o que o faz mais fácil de montar um setup e executar a estratégia — com dano e redução de dano menores, no entanto. E isto faz sentido, já que as melhores recompensas no contexto de Pokémon TCG Pocket fazem sentido que sejam atreladas à Pokémon evoluídos.
Skarmory ex, por duas energias de metal — mesmo custo de Probopass — consegue acertar 70 pontos de dano e reduzir 20 pontos de dano com o ataque, o que a princípio parece pouco mas, não se engane, não é. Com Avental de Aço, você aumenta em 10 esta redução de dano, porém, o absurdo da redução está na chegada da carta de Apoiador de Jasmine (Líder de Ginásio de Johto do tipo Metal), ela reduz em 50 pontos o dano causado em seus Pokémon do tipo aço por aquele turno.
Parece pouco ser por apenas um turno mas, é apenas um recurso a ser manuseado com sabedoria e uma boa noção do timing de uso. Além de Jasmine, nosso bom e velho amigo Adaman do deck de Probopass ex consegue ser muito útil por aqui mesmo que em menor proporção. Um questionamento justo que você deve estar tendo: 70 pontos não está na categoria de danos baixos do jogo? Sim, ela está, e a “solução” que implementei não necessariamente resolve o problema pelo motivo que irei explicar agora.
Lembra que citei sobre as duas cópias de Unown com diferentes habilidades que vieram na nova expansão Sabedoria dos Céus e do Mar? O um delesnse trata de um Unown que aumenta em 10 o dano causado ao oponente pelos ataques de seu Pokémon, com uma condição: Que haja outro Unown em campo que possua outra habilidade que não seja “Poder”, no caso a que aumenta o dano. Isto quer dizer que o próprio jogo não deixa que você acumule o aumento de dano de 20, infelizmente.
No entanto, o outro Unown, o de Luz Triunfante, é muito útil, pois, tal qual Porygon, ele permite que você olhe a carta do topo dos baralhos seu ou do oponente. O mais interessante é que, caso não seja um draw muito útil no seu turno, o uso de Pokébola permite com que seja resetado, algo que já era possível com o uso do Porygon da primeira expansão. Então, apesar da tamanha resistência, este baralho possui um deficit bem grande em questão de ataque, o que os 10 de dano do Unown não chegam nem perto de amenizar.
Além de seguir a estrutura padrão de decks deste meta, o deck possui seu Cartão Vermelho e Silver para atrasar o setup do oponente, além de costumar ser bem dominante do early game. O grande probleme de Skarmory ex, é que contra decks que causam dano na margem dos 140 para cima a redução começa a ter seu limite — principalmente contra Charizard ex, que chega ao 170 com a fraqueza de Skarmory ex sobre fogo.
Geralmente utilizamos Sabrina e Cyrus mas, eu optei por 2 Cyrus neste por achar melhor para ganhar partidas, já que os estágio 2 são impossíveis de derrubar com este dano por causa do alto uso de Lillie. Um lado bom disto, é que Sylveon ex é um alvo bem fácil devido a possuir fraqueza sobre o tipo metal então, use e abuse deste fato.
Agora vamos elaborar sobre algumas alternativas.
Alternativas
De alternativas, não há muitas pelo fato do deck consistir em uma proposta bem simples — tal qual Pokémon TCG Pocket — mas, irei abordar algumas cartas que encontrei em mirror match na ranqueada e vi outras pessoas utilizando em torneio.
A primeira, é trocar os dois Unown e algumas cartas do deck pelo bom e velho Skarmory baby. Nosso velho companheiro ainda é um batedor forte e muito forte no quesito donkar oponentes nas amaldiçoadas mãos ruins. Quando me referi à mudar um pouco a estrutura do deck, falei de separar quatro slots para ferramentas devido ao fato de todo deck que utiliza duas cópias dele necessitar desta probabilidade aumentada de tools. Vale ressaltar também que o Avental de Aço em especial é bem forte nele também.

Por fim, uma versão que eu vi algumas pessoas utilizando me torneio, que é com a Wigglytuff que cura 20 por turno, auto-explicativo. Um deck que abraça a ideia de resistência de uma vez por todas com uma cura muito boa no Skarmory ex ativo, fazendo com que a redução de dano e a cura façam de seu Skarmory ex um verdadeiro tank —não que não fosse antes…

No entanto, vale a pena avisar que, os 4 slots de estágio 1 e a ausência de Sylveon ex nessa lista tornam o setup desta evolução um pouco mais avulso à sorte do que os melhores decks do meta, algo que acaba fazendo com que este deck acabe parecendo coisa de metas anteriores à eeveelution fada.
Por último, uma alternativa que pode ajudar é uma cópia do Líder da Team Skull: Guzma. Apesar de não resolver o problema completamente, descartar as Capas Gigantes presentes nos Pokémon oponentes pode tornar mais possível o nocaute deles em 2 hits (menos nos estágio 2 ex que possuem algo uso de Lillie).

Tome Cuidado
Como eu disse anteriormente, os estágio 2 de alto dano são o grande problema para este deck, principalmente a alta do Charizard ex de Festival Brilhante. Nocauteá-los acaba por ser um grande problema devido ao alto uso de Lillie. É por isto que dependemos de SIlver e Cartão Vermelho para atrapalhar seu setup na medida do possível.
No entanto, não são apenas os estágio 2 ex de alto hp, há um básico que pode ser um problema: Giratina ex com Capa Gigante. Devido à mesma chegar ao 170 de dano com esta ferramenta, sem ela tomar os próprios 20 pontos de dano e não utilizar Dama do Centro Pokémon, seu nocaute se torna impossível.


- Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road - 31/12/2025
- Pokémon TCG Pocket — Monstro! Deck do Mega Charizard Y ex é OHKO em TUDO! - 27/12/2025
- Métodos de EV e IV Training em Pokémon Legends: Z-A - 21/12/2025
