Darkrai ex com Giratina ex foi a combinação de Lendários que dominou as partidas online por um longo período, e até hoje aparece em tiers mais baixas do metagame. Sabedoria dos Céus e Mares, no entanto, trouxe a dupla lendária de Johto como uma promessa de continuar seu legado.
O fato é, Ho-Oh ex com Lugia ex possuem um grande potencial ofensivo devido a sinergia entre eles onde um oferece suporte enquanto o outro poder destrutivo. Porém, o cenário atual não os favorece tanto assim apesar se sempre aparecerem nas ranqueadas. O motivo? Simples: um setup lerdo demais.
A dependência de paredes para prolongar o jogo e aceleradores de energia através dos Pokémon Bebês faz com que a idea de montar um Lugia ex opressor após montar o Ho-Oh ex para energizá-lo acaba tornando tudo muito burocrático. Contudo, a alternativa que darei neste artigo busca torná-lo bem mais versátil e menos dependente do Lugia ex para conseguir bons nocautes.
Decklist

Pokémon
- Ho-Oh ex x2
- Druddigon x2
- Lugia ex x1
- Pichu x1
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Silver x2
- Leaf x2
- Sabrina x1
- Ilima x1
Itens
- Cartão Vermelho x2
- Poké Bola x2
Ferramentas
- Capa Gigante x1
- Capacete de Pedra x1
Cartas de destaque


A variação de Snorlax ex ou com Zeraora são as mais comuns de aparecer nas ranqueadas. A primeira visa em um estilo de jogo mais lento, porém seguro, enquanto o outro traz uma estratégia semi-aggro buscando uma ofensividade segura e rápida enquanto cozinha os gigantes no banco para o Gran finale.
No entanto, o uso de Druddigon como uma terceira variação busca trazer um meio termo entre essas duas variações supracitadas, mas com um toque de controle. O dragão áspero nunca foi ruim, por isso sempre foi uma parede eficiente de um ponto que coloca decks aggros na ofensiva devido sua habilidade. Mas sempre pensava sobre como ele seria ainda melhor se pudesse ser um atacante-parede também, e voìla, agora é possível lhe dar este trabalho.
Ho-Oh ex, que normalmente servia para energias Lugia ex é Snorlax ex, pode também efetivamente energizar Druddigon com exatamente as energias que ele precisa de uma só vez. Assim, Druddigon pode atacar com seus modestos 90 pontos de ataque para 2HKO de bichos grandes sem que você precise arriscar entregar de bandeja seu próprio Ho-Oh ex. Se combinado com Capacete de Pedra e sua habilidade, 40 pontos de dano são colocados na soma, tornando ele um alvo perigoso.
Em todas as matchup que sai bem-sucedido, tive como grande ajuda Druddigon. Pensar numa estratégia voltada nele e deixar Lugia ex para pegar peixes gordos de late-game é a linha de jogada em que o oponente menos poderia prever, já que normalmente ele sempre pensará que Ho-Oh ex quer energizar sua contraparte.
No entanto, o problema da lentidão ainda persiste, pois energizar Ho-Oh ex primeiro sempre será uma prioridade. Pichu está aqui para ajudar no pacing, principalmente se você tiver a sorte de abrir com ele e Ho-Oh ex, já que o pequeno pode bater turno 1 pois não precisa energizar, o que é um baita adianto.
Quanto ao Lugia ex, por não ser o cerne da estratégia uma cópia é mais que o suficiente. Por ser uma carta de fim de jogo, não precisa ter pressa de “grindar” ele. Seus 180 pontos de ataque são aterrorizantes e pega KO de praticamente todos os Pokémon do jogo. Mas se por acaso ele vier cedo demais, ou até mesmo na open-hand sozinho, uma cópia de Ilima te salvará de um nocaute se puxado no momento certo.
Por fim, pra auxiliar no controle, duas cópias de Cartão Vermelho e duas do Silver não são um exagero. Apesar de trabalhar com probabilidade e RNG, se existe alguma forma de você ganhar mais tempo, que seja arruinando a mão do oponente. Atrasá-lo faz sim parte da estratégia.
Alternativas
Magby é a primeira sugestão plausível para este deck. É bastante comum ver uma cópia de cada, Pichu e Magby, na variação com Zeraora, mas lá possui um motivo para isso. Aqui no entanto, eu vejo da seguinte forma: Magby traz a energia de fogo quando o randomizador estiver trazendo apenas energias de água para o Druddigon e/ou Lugia ex; ter um Pokémon bebê a mais ajuda também a ter um energizador na mão com maior facilidade.

Usar uma cópia de Elemental Switch ajuda a sair de situações sufocantes. Você pode mover uma energia do Druddigon para completar o Ho-Oh ex, ou vice-versa. Eu usaria se seu maior problema é lidar com uma mão ruim, mas as vezes puxá-la resultará em um dead draw.

Outras alternativas para Apoiadores inclui Recruta da Equipe Rocket para auxiliar no controle de campo e atrasar o setup de ataque do oponente. Já que está usando misto de energias de água e fogo, aumentar a durabilidade de campo através da cura possa ser um boa ideia se usar Irida na lista. Ambas as opções não são nada ruins, mas sugiro que escolha apenas um deles e apenas uma cópia.


Tome cuidado!
Por ser um deck lento, estratégias mais ágeis costumam ser uma pedra no sapato. Mas não estou falando de decks aggro, e sim Pokémon ex que conseguem montar um setup mais rápido que você.
Atualmente, o deck de Espeon ex com Sylveon ex tem dominado o meta, com uma agilidade sem igual para montar setup e bater rápido, já que as Eeveelutions requerem apenas duas energias, enquanto você, três energias e um pivot. Além do mais, este deck não sofre tanto pelo combo Cartão Vermelho com Silver, já que o deck é composto por mais Pokémon e as chances de puxar um Pokémon de evolução ainda serão altas.

Outro deck que não aparece tanto, mas que quando aparece causa problemas é o deck de Tapu Koko ex com Zeraora, que melhorou significativamente com a nova expansão. A fraqueza ao tipo elétrico do Ho-Oh ex colocará você em alta desvantagem, isso se ele não focar em tirar seus Druddigon para depois subir o maldito Oricorio.

- Famitsu — 8/12 a 14/12, 2025 | Mario Kart World em 1° lugar no varejo japonês com pela 17ª vez - 18/12/2025
- Trails in the Sky 2nd Chapter é anunciado para Switch 2 e Switch — O esperado remake de Trails in the Sky SC de 2006 - 18/12/2025
- Prize Pack Series 8 chega aos eventos locais em janeiro de 2026; Confira a lista completa das cartas - 17/12/2025
