“Sabedoria dos Céus e Mares” traz uma nova oportunidade do metagame de Pokémon TCG Pocket evoluir, introduzindo novas cartas e mecânicas — como as dos Pokémon bebê —, além de melhorar decks que precisam de um ajuste aqui e ali com novos suportes.
Como está muito cedo, estamos numa espécie de “período de testes”, onde jogadores ainda estão testando todas as possibilidades com a nova coleção antes do meta se formar de fato. Portanto, o deck que estou trazendo neste artigo é fruto destes experimentos. Este é o deck de Tyranitar do tipo escuridão, ou “Tyranitar Box”, com um estilo de jogo lento, porém, bruto quando a mesa está devidamente montada.
Deckilist

Pokémon
- Larvitar (Sabedoria dos Céus e Mares) x2
- Tyranitar (Sabedoria dos Céus e Mares) x2
- Eevee (Sabedoria dos Céus e Mares) x2
- Sylveon ex x2
- Darkrai ex x1
- Guzzlord ex x1
Itens
- Pokébola x2
- Doce Raro x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Lyra x2
- Cyrus x1
- Lusamine x1
Cartas de destaque


A estratégia básica é usar Sylveon ex e Guzzlord ex como paredes para preparar Tyranitar enquanto anexa energias. Darkrai ex é ótimo para pingar dano enquanto espera no banco, e Guzzlord ex pode contar com a probabilidade da moeda para atrasar o jogo desanexando energias do Pokémon do oponente.
Quando Tyranitar estiver pronto, ele puxa as energias noturnas para si e começa o show. Apesar de ser um batedor de um ponto, seus 130 pontos de ataque alcançam o teto dos Pokémon ex mais usados do jogo, onde, caso não faça nocaute, o deixa tão debilitado que nem Lillie consegue ser efetiva. Ele também é bem gordo, com 160 de PS, ou seja, Charizard ex não consegue nocautear sem ajuda do Red ou Giovanni, que, pasmem, é muito raro uma lista de Charizard ex usar estes apoiadores.
Giratina ex também tem dificuldade de nocautear Tyranitar, e para piorar, se o Lendário atacar primeiro só ajudará no KO após o recoil de 20 pontos deixá-lo na margem do ataque do nosso pseudo-lendário de Johto. Outras matchups favoráveis para Tyranitar é contra qualquer variante de Silvally, que normalmente usa hot techs anti-meta como Oricorio Pom Pom Style para bloquear passagem e Rampardos, mas que aqui nada adianta já que o próprio Tyranitar passa por cima do pássaro e ainda sobrevive ao dinossauro.
Eu diria que a vantagem de usar Tyranitar Box está na sinergia que as cartas de escuridão encontraram entre si, mas o problema é que, sinto que este deck precisa de uma aceleração de energia para torná-lo ainda melhor. Uma cópia de Guzzlord ex com Lusamine é um combo eficiente para resgatar as energias perdidas para que Tyranitar possa sugá-las, mas é combo altamente dependente dessa combinação de cartas e, geralmente, guardado para o late-game. O alto custo de recuar de certos Pokémon também obriga o uso de duas cópias de Lyra para pivotear, tirando oportunidade de staples de atrapalhar jogadas entrarem nessa lista, como Cartão Vermelho e Marte.
Apesar dos contrapontos, este é um deck interessante para você que curtes complexidade e não linearidade. Existem gamas de jogadas para aplicar, embora jogá-lo demanda muito tempo para prepará-lo mesmo usando engine de Sylveon ex para draw power. Eu testei duas builds de Tyranitar Box, com e sem Sylveon ex, e apesar do Sylveon ex com Eevee ocuparem muitos slots preciosos, no fim, está é atualmente a melhor forma de jogar com este deck.
Alternativas
Sinceramente, a lista que eu uso já é muito apertada, e eu gostaria de usar cartas convenientes para melhorar a pacing da partida para além de Sylveon ex. O que eu pensei durante as derrotas que tive é que faltou uma forma de aumentar a durabilidade com Capa Gigante ou Lillie e Dama do Centro Pokémon.


Com estas cartas, pelo menos uma cópia de cada no deck, você consegue se livrar de estar na margem de nocautes calculados de, por exemplo, um 2HKO do Sylveon ex no Darkrai ex azarado que começou no Campo Ativo, de um “Greninja + Cyrus”, ou até mesmo do Umbreon ex que tem sido uma ameaça real.
Outra possibilidade que eu não testei mas achei interessante é a nova ferramenta Pingente Escuro para cartas de escuridão. Apesar de tentador poder colocar uma carta-chave da mão do jogador de volta pro baralho para atrasá-lo, sua aleatoriadade é uma faca de dois gumes. Pensando nisso, outra alternativa seria é o apoiador Silver, que pode tirar Cyrus ou Marte da mão antes de você se ferrar.


Tome cuidado!
A lentidão deste deck naturalmente o colocará em risco diante de decks mais rápidos, mas, acredito que além do problema sistemático, a fraqueza de tipagem foi o mais difícil de se lidar.


Buzzwole ex ainda está presente nas partidas online, além de variantes de decks do Sylveon ex com Leafeon ex, por isso, enfrentá-los pode ser um pé no saco. Contra Buzzwole ex por exemplo, bastou apenas uma Pheromosa para acabar com tudo em poucos turnos.
- Pokémon TCG Pocket — Mega Altaria ex Lockdown não vai deixar sobrar nada pro betinha - 08/11/2025
- Sonic Racing: CrossWorlds no Switch 2 traz detalhes da resolução e taxa de quadros - 07/11/2025
- “MEGA Dream ex” é revelado para o Japão — inclui cartas de Pokémon Legends: Z-A, reprint de Marnie’s Grimmsnarl ex em SAR, e mais - 07/11/2025
