Olá, leitores!
No Pokémon Horizons desta semana tivemos um episódio focando na Tinkatuff e no Gimmighoul da Dot. A Tinkatuff, no entanto, recebe a muito merecida evolução para sua forma mais comerciável enquanto Gimmighoul recebeu hum… fazer uma amizade e não ser um completo estranho no navio? Sango e Onyx também aparecem aqui também.
Leia também:
De viajantes a catadores de lixo
Basicamente, nós acompanhamos duas narrativas nesse episódio: a narrativa da Tinkatuff/Gimmighoul e da Sango/Onyx. Começamos o episódio com uma mensagem do Crave (pai do Amethio) para se encontrar com ele às escondidas ao norte de paldea.

Nós avançamos então para Tinkatuff revirando um ferro-velho em busca de uma sucata para fundir seu martelo, enquanto Gimmighoul é negligenciado pela Dot e se junta a Tinkatuff na busca para imediatamente entrar em problemas com um Scrafty e ser ajudado pela Tinkatuff. Logo depois, ela encontra um ferro perfeito para usar em seu porrete, mas ele é levado por uma caminhonete antes que tivesse a chance.
Onyx e Sango, graças a sua missão de promover as Esferas de Força, tem tempo de vagar pela cidade para aproveitar seus hobbies—isso eu achei bem legal pro Onyx que precisa de toda a personalidade que puder conseguir mas pra minha decepção ele perde essa missão e seu novo traço de personalidade logo na 2ª parte do episódio. Enfim os dois sobem em um Taxi Corviknight para Paldea.

O Martelo SSR
Voltando aos nossos protagonistas, eles partem para a região norte, exceto pela Tinkatuff que resolveu deixar o dirigível em função de seu pedaço de sucata. Ela não consegue o ferro, porém, avista sua presa, o Corviknight (com Sango e Onyx), e o derruba em um movimento mais conhecido pela Tinkaton mas até que é válido. Ao aterrisar o Brave Asagi, Dot ao notar a ausência da Tinkatuff vai atrás dela para chegar bem a tempo de uma batalha; após Sango dar com a língua nos dentes, Dot assume que a mensagem do Crave era, na verdade, uma armadilha orquestrada pelos Explorers.
Enquanto a Tinkatuff trabalha forjando seu novo martelo com as penas do Corviknight que obteve, vemos Glalie/Garganacl Vs. Quaxwell em uma batalha até bem animada com a clássica música de batalha, no entanto, não demora muito para Quaxwell ser derrotado e Gimmighoul assumir a responsabilidade de proteger sua nova amiga na primeira atitude memorável desse Pokémon.

Tinkatuff termina de “Buffar” o martelo para sua forma final e, ao levanta-lo com a ajuda dos outros, evolui para Tinkaton! Nos jogos não fala que uma Tinkatuff evolui ao terminar de forjar o martelo, então essa é uma adição muito respeitável do anime, e parabéns pro grupo que apesar de juntos conseguiram levantar um martelo de 100 quilos.

Depois disso, Tinkaton derrota o Glalie fazendo a Sango e Onyx baterem em retirada. Enquanto isso, Liko, Roy e Uruto são recepcionados por Indy e Rubella no Centro de Distribuição dos Explorers; parece que a mensagem de fato era uma armadilha.
O episódio ajuda um pouco o Gimmighoul que agora tem uma ligação com um dos Pokémon, apesar de ainda se sentir um pouco avulso na narrativa, e Tinkatuff que conseguiu evoluir e melhorar seu martelo.
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 115 | Deitado na porrada, mas desta vez na Blueberry Academy - 02/11/2025
- Pokémon Horizons: Episode: Mega Evolution — Episódio 112 | O Mega Esquentadinho conhece Mega Bucha em arco flashback! - 12/10/2025
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 109 | Hora de evoluir! Um martelo forjado em poder da amizade - 07/09/2025

