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Pokémon TCG Pocket — “Bater e Correr” é o lema do deck de Jumpluff ex

Victor Bocato 06/09/2025

Pokémon TCG Pocket, como irmão mais novo do original, vem implementando mecânicas de seu irmão mais velho pouco a pouco. Apesar de estar para receber a Megaevolução como prometida grande mudança no teor competitivo, há outras minoritárias dos mais de 25 anos cardgame que vem chegando pouco a pouco no decorrer das expansões — lento e vagarosamente…

A decklist deste artigo se enquadra em uma destas, criando um deck muito divertido e consideravelmente competitivo — apesar de longe do topo do pódio onde residem os decks mais populares. Falaremos então de Jumpluff ex, a primeira carta de Pokémon TCG Pocket a trazer a mecânica que carinhosamente chamo de “Bater e Correr”, que já é uma velha de guerra do TCG principal. O mais legal é que, dentro das limitações do que é preciso para um deck de estágio 2 funcionar, Jumpluff ex é uma carta que consegue facilmente ter muitos parceiros diferentes de tamanha sua versatilidade.

Vamos elaborar sobre a estratégia principal do deck, explicar porque Jumpluff ex é tão versátil e, além de ensinar a jogar com este deck, explicar sobre como extrair o melhor desta incrível carta da forma final de Hoppip.

Decklist

Pokémon

  • Hoppip (Nascentes Reclusas) x2
  • Skiploom (Nascentes Reclusas) x1
  • Jumpluff ex x2
  • Pyukumuku (Guardiões Celestiais) x2
  • Oricorio Pom Pom Style x2

Apoiadores

  • Pesquisa de Professores x2
  • Sabrina x1
  • Red x1
  • Cyrus x1

Itens

  • Doce Raro x2
  • Pokébola x2
  • Cartão Vermelho x1

Ferramentas

  • Capacete de Pedra x1

Tipo de Energia

  • Elétrico

Cartas em Destaque

Como já mencionei, Jumpluff ex possui um baixo custo de energia, bom dano em relação e isto e por fim, a possibilidade de pivotear após causar o dano, que é o que estamos a explorar nesta lista.

Além disto, o maior fator que torna Jumpluff ex tão versátil é o fato de utilizar de uma incolor para atacar, o que o faz um possível parceiro para talvez, qualquer um (dentro das limitações que o setup de um estágio 2 permite). E é justamente com o intuito de tirar o máximo proveito do ataque de Jumpluff ex que Oricorio e Pyukumuku são parceiros completamente sinérgicos com nosso algodão de Johto.

A primeira, por si só já tem uma alta justificativa por conseguir ser um auto-loss em muitos decks que utilizam apenas Pokémon ex como Darkrai ex/Giratina ex, no entanto, é muito interessante como Oricorio possui uma vantagem de tipo muito favorável em relação à muitos Pokémon com fraqueza ao tipo elétrico no meta atual, principalmente a ascensão de Suicune ex com Greninja.

Aliás, é muito bom dizer que a taxa de vitória contra Suicune ex/Greninja com este deck (e a dose certa de sorte no RNG) é consideravelmente alta se você conseguir causar um bom dano no começo e o seu oponente montar Greninja um pouco depois de você.

Junto à nossa passarinha de Alola e a Jumpluff ex, também possuímos Pyukumuku, carta que se mantém muito fiel ao conceito original deste Pokémon na mecânica de Pocket. Caso seja nocauteado por um ATAQUE do oponente, este Pokémon recebe 50 de dano de volta. O melhor é que este dano consegue chegar ao 70 caso haja um Capacete de Pedra ligado à ele, que é o fator que faz com que este deck alcance danos mais altos.

Com as três cartas explicadas, entenda que é bem intuitiva a estratégia: Você faz seu setup, monta um Jumpluff ex quando possível, recua seu Pyukumuku ou Oricorio, ataca com nosso Pokéalgodão, e recua para Pyukumuku ou Oricorio conforme o contexto situacional do game. É intuitivo e não muito complexo, no entanto, vou detalhar um pouco do que sinto ser a melhor situação para cada um.

Pyukumuku é o seu Pokémon que te ajudará a conseguir atingir danos maiores em relação aos titãs, e Oricorio é uma condição de vitória essencial contra estes tipos de deck. No entanto, este não é o único uso de Pyukumuku. O Pokémon marinho de Alola também tem o poder de obrigar o oponente a gastar sua Sabrina (que na maioria dos decks atuais, costumam ir em um set de 1-1 de Sabrina com Cyrus, raramente com algum jogador colocando uma segunda cópia) e assim eliminar algumas probabilidades. No entanto, tenha algum Pokémon que vá tirar o oponente da zona de conforto no banco se possível, principalmente algo que não o impeça de ter pelo menos um Hoppip para evoluir para Skiploom e Jumpluff ex.

Oricorio possui um teor mais autoexplicativo do que o anterior: Qualquer Pokémon ex que estiver na frente ou até mesmo em um deck só com eles faz de Oricorio a escolha certa na hora de recuar Jumpluff ex. Caso seja um deck híbrido entre atacantes de 1 e 2 pontos (como Suicune ex com Greninja), o mínimo que vai acontecer é seu oponente ter recuar e perder velocidade na energização — o que, dependendo de sua sorte e seus cálculos, pode ser ótimo para você.

Agora, vamos para algumas alternativas em relação ao deck no geral.

Alternativas

A primeira alternativa é algo mais específico de um problema que este deck sofre neste meta: Ping de dano por meio da habilidade (Mais especificamente, por Darkrai ex e Greninja)

Eu disse anteriormente que o deck se dá muito bem contra Suicune ex e Greninja mas, depende do RNG cooperar com seu setup e principalmente, seu oponente não ter uma sorte absurda nos draws com setup do inicial de Kalos, não é? No entanto, outras cartas que acabam criando um problema similar são a habilidade de Darkrai ex e por incrível que pareça: Capacete de Pedra e Farpa Venenosa, percebeu o que estas cartas tem em comum?

Embora não da mesma maneira, são cartas que causam dano passivo à Oricorio, contornando sua habilidade que possui uma especificação em relação à sua imunidade: A imunidade é de ataques, o que quer dizer que Darkrai ex consegue contornar ela com sua habilidade e Capacete de Pedra.

No entanto, este fator cria um problema secundário que pode te fazer perder o jogo no late game; A alta possibilidade de seu oponente dar um Cyrus em uma situação de má sorte nos momentos iniciais do jogo. E é com este intuito que eu acredito que o uso de uma Dama do Centro Pokémon ou Poção podem ajudar — embora não resolvam totalmente o problema.

Se você acredita que Erika é uma carta melhor, eu acho bem justificável seu questionamento, no entanto, raramente me vi obrigado a ter que curar Jumpluff ex, isto acabava sendo um problema muito maior para Oricorio do que para os demais.

Uma outra opção válida, é a substituição de um Pyukumuku por uma Farpa Venenosa ou um segundo Capacete de Pedra, o que eu acredito ser uma opção pior em alguns sentidos mas, que funciona também.

Uma probabilidade maximizada de se obter um Pyukumuku no setup é uma opção muito melhor para se vencer com este deck mas, um segundo Capacete de Pedra ou uma Farpa Venenosa conseguem causar um estrago similar ao oponente, apenas o cálculo que deve ser um pouco diferente em seu raciocínio de jogo.

Por fim, a opção que não é tão necessária assim mas, teria me ajudado a vencer alguns jogos em que meu oponente teve um pouco mais de sorte que eu no RNG é uma Lyra. O baixo custo de energia do deck já faz com que o custo de recuo de um de todos os Pokémon do deck já seja algo autossustentável na estratégia por si só mas, em algumas situações que acabo por não ter como a energia do meu turno ser uma segunda energia em minha Oricorio e jogar errado pode custar o game em uma partida acirrada, Lyra teria feito uma pequena diferença.

Tome Cuidado

Nos decks que apresentamos aqui semanalmente, geralmente os vilões são algum dos titãs ex que o pull-rate do jogo acaba limitando nossa possibilidade de obtê-los gratuitamente, no entanto, a situação é completamente invertida neste deck. Os grandes predadores deste deck de Jumpluff ex são decks que possuem bons atacantes de um ponto que não consegue ser limitados pela habilidade de Oricorio. 

Eu citei Greninja anteriormente como um Pokémon que se enquadra neste requisito mas, há um deck que consegue ser uma matchup ainda pior para este baralho: A Box de Eeveelutions Psíquicas, no caso, Espeon ex e Sylveon ex (sei que Sylveon é fada, no game original, leve em conta apenas o contexto do TCG onde o tipo fada não existe no jogo).

O maior motivo é o fato de que eles apenas fazem a Sylveon e Espeon Baby e destroem completamente Oricorio, arruinando completamente nossa estratégia. A única possibilidade de ganhar essa matchup é, além de conseguir dar Cartão Vermelho após nosso oponente estar cheio de recursos disponíveis em sua mão com a habilidade de Sylveon ex, também a possibilidade de ter causado dano anteriormente na Eeveelutons ex. 

No entanto, o maior fator que dificulta vencer este deck é o fato de que nosso dano não consegue fechar o cálculo nas eeveelution baby devido ao fato da habilidade de Espeon ex curar 30 de dano de um Pokémon caso esteja o campo ativo, e é justamente isto que torna tão difícil vencer este deck.

Por fim, Greninja, carta que ascendeu mais do antes com a chegada de Suicune ex. Além de nocautear nossa Oricorio com tamanha facilidade, sua habilidade permite com que Pyukumuku seja inutilizado ao ser nocauteado por ela e não por um ataque. Além disto, pelo fato de decks de Greninja geralmente utilizarem duas cópias de Cyrus, a probabilidade de ele conseguir nocautear até mesmo seu Jumpluff ex com um Cyrus é consideravelmente alta (Este é o motivo pelo qual sugeri Poção ou Dama do Centro Pokémon nas alternativas).

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