Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | Formula Legends

Sendo uma carta de amor para a principal categoria do automobilismo mundial, Formula Legends oferece uma divertida viagem pela história da Fórmula 1 que vai agradar os amantes do esporte que buscam algo não muito sério.
Erick Figueiredo 27/09/2025

Desenvolvedora:
Publicadora:
lançamento:
Preço:
Formato:

Gênero:
Plataformas:

3DClouds
3DClouds
18 de setembro, 2025
R$ 59,99
Digital
Corrida | F1
Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC

Desenvolvedora: 3DClouds
Publicadora: 3DClouds
Gênero: Corrida | F1
Data de lançamento: 18 de setembro, 2025
Preço: R$ 59,99
Formato: Digital
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela 3DClouds.

Revisão: Manuela Feitosa

Formula Legends é uma carta de amor a uma das categorias mais conhecidas do cenário mundial do automobilismo. O título busca apresentar aos jogadores a história da Fórmula 1, mas focando muito mais em oferecer uma experiência divertida e descompromissada do que um simulador complexo que se limita demais a agradar apenas aqueles que são fanáticos pelo automobilismo europeu.

A Fórmula 1 ao longo dos anos

Formula Legends segue um estilo similar a outros jogos que buscam recriar a principal competição do automobilismo mundial, mas sem poder contar com a licença oficial. Temos equipes e pilotos com nomes quase similares aos originais, além de pinturas que remetem aos icônicos veículos. A principal diferença, contudo, é que Fórmula Legends oferece uma visão pela história da competição.

O jogo apresenta veículos, pilotos e circuitos de sete eras diferentes da categoria: Anos 60, 70, 80, 90, 2000, 2010 e 2020. Cada era é representada por pilotos, veículos e equipes que corriam na categoria, além de alguns dos circuitos icônicos do período. O mais legal é que algumas décadas são divididas em três partes: início, meio e fim, com cada uma oferecendo os pilotos e máquinas que competiram naquele período.

Apesar de não conter a licença oficial da F1, Formula Legends ainda consegue representar bem a história da categoria. As telas de loading e menus possuem referência a eventos específicos de cada era e os nomes dos pilotos, apesar de não serem os originais, são versões engraçadas que facilmente remetem às pessoas reais. Só o fato também de termos os diferentes modelos que correram em cada era, incluindo quando houve mudanças dentro de um curto período como o início e o meio da década, já mostra o carinho dos desenvolvedores e como sua paixão pela categoria máxima do automobilismo é real, tornando Fórmula Legends algo bem especial para quem curte a categoria.

Correndo pela história

A jogabilidade de Formula Legends busca recriar as corridas de Fórmula 1, mas sem ser algo completamente simulado. Basicamente, o título é um simcade, utilizando uma mistura de elementos de simulação com a diversão esperada de um jogo mais arcade. Isso significa que qualquer jogador consegue aproveitar o game sem precisar dedicar bastante tempo para aprender os controles.

Como esperado de um jogo baseado na Fórmula 1, Legends possui alguns elementos de simulação. Cada veículo possui suas próprias características que dependem da época, com os carros mais antigos sendo mais difíceis de controlar. Veículos modernos possuem até mesmo ERS e DRS. Temos também a possibilidade de utilizar diferentes tipos de compostos de pneus que sofrem com desgaste conforme são utilizados e um sistema de dano bem simples.

Durante as corridas é necessário realizar um pit-stop para trocar os pneus, reabastecer e consertar seu veículo se for necessário. A ação é realizada através de um minigame onde é necessário apertar botões em ordem, resultando no jogador tendo um impacote maior no seu próprio pit-stop. Além de trocar pneus desgastados, é também possível mudar o tipo de composto. Na maior parte das eras, existem apenas duas opções de pneu: duros e de chuva. Já nos anos mais recentes, temos mais opções variadas, incluindo macios e médios, que possuem seu próprio tempo de vida útil e vantagens, aumentando as opções de estratégia.

A chuva é um elemento que pode ocorrer durante as corridas e ela tem seu efeito. Correr com um pneu que não seja específico para a chuva faz com que o carro rode mais, por exemplo. Enquanto usar o pneu de chuva em tempo seco resulta em ele ser desgastado mais rapidamente.

Como mencionado, a jogabilidade de Formula Legends segue um estilo simcade, em que é necessário ter um certo entendimento sobre a direção do veículo, incluindo o fato de que não é possível entrar nas curvas a toda velocidade, por exemplo. Enquanto alguns outros jogos do estilo oferecem uma opção de exibir visivelmente uma linha indicando o melhor caminho nos circuitos e pontos de frenagem, Formula Legends ignora completamente e busca uma solução mais realista. Assim como na vida real, o traçado do circuito é visível de forma natural na pista e o jogo incentiva o uso do mesmo para ensinar os jogadores a realizar curvas.

Apesar de não ser totalmente simulado, ainda existe um pouco de física nos controles dos carros. Veículos dos anos 60, por exemplo, requerem uma delicadeza maior na hora de sair das curvas para não rodar e são geralmente mais duros de se controlar. Enquanto os modelos mais modernos são velozes e oferecem algumas vantagens, como um sistema de freios melhorado.

Mesmo assim, há algo um pouco estranho na jogabilidade, incluindo os controles dos veículos, mas não é algo que seja muito óbvio, é uma pequena sensação estranha que você pode perceber ao tentar jogar este jogo como algo mais sério. Também é possível ativar um sistema de controle de tração que ajuda a manter o carro estável e impede que ele rode na chuva ou quando os pneus estão desgastados, puxando a física para um lado mais arcade.

O principal modo de jogo, Grand Prix, coloca os jogadores para disputarem campeonatos de 4 a 8 circuitos dependendo da era. Antes da corrida, passa-se por um período de classificação, em que em duas voltas devemos marcar o melhor tempo que vai definir a posição no grid de largada. A corrida em si possui em torno de 10 a 12 voltas dependendo do tamanho do circuito e ela pode sofrer com mudanças climáticas.

Formula Legends oferece 3 níveis de dificuldade: Fácil, Médio e Difícil. Enquanto o Fácil e o Difícil são bem explicatórios, devo dizer que o Médio é onde eu mais encontrei problemas. Em um resumo, ela é bem inconsistente. Eu joguei a maior parte dos campeonatos no modo Médio, com alguns no Fácil e Difícil para entender as mudanças de dificuldade.

Jogando no Médio, nos anos 60 eu encontrei algumas corridas bem difíceis com a IA sendo agressiva e conseguindo me atacar bastante, me fazendo ter que reiniciar algumas vezes, enquanto em algumas eu consegui ter corridas mais tranquilas. Mas assim que avancei para os anos 70, a dificuldade simplesmente acabou. Eu conseguia ficar em primeiro lugar facilmente e até mesmo dar voltas em cima dos outros carros. Mudar para o Difícil fez com que eu tivesse dificuldades para me manter competitivo, mas no Médio parecia que eu estava jogando no Fácil.

Foi um momento bem chato, visto que não parecia ter um meio termo. Ou eu disparava tranquilamente no Fácil e Médio ou eu ficava para trás, pois os carros da IA conseguiam fazer curvas sem perder velocidade no Difícil. Eu não poderia tentar replicar o mesmo, pois existe um pequeno sistema de punições ao sair da pista (Sair da pista resulta em um aviso, com 3 sendo o limite antes de começar a ser punido com aumento de segundos no tempo final).

É uma pena que exista essa inconsistência na IA dos oponentes, pois tirando isso eles não são muito bons, geralmente se mantendo em linha reta sem se desafiar por posições e com algumas vezes cometendo erros estranhos. Por fim, tirando o Grand Prix, Formula Legends só oferece corridas rápidas e Time Trial, e como todos os desbloqueios só acontecem via Grand Prix, jogadores podem se sentir desanimados de tentar experimentar os outros modos de jogo.

A Fórmula do charme

Formula Legends apresenta visuais cartunescos que destacam bem as diversas eras do automobilismo mundial. Mais do que apenas mudar os modelos dos veículos, o charme do jogo está em sua apresentação, com elementos da HUD se adaptando a cada era e os circuitos mudando em ambos seu layout e em detalhes.

Visualmente o jogo é bem simples, mas na versão de Switch, existem bastantes pop-ups de elementos visuais nos entornos dos cenários. Também pude notar que a própria pista também sofre um pouco com alguns pequenos erros visuais, especialmente quando temos uma transição de horário ou de clima. Também há uma estranha sensação de queda de frames em certos momentos, mas nada que atrapalhe.

O que mais me agradou, contudo, é em relação aos efeitos sonoros do título. Os roncos dos motores foram bem recriados, alternando-os dependendo da época e dos veículos. O destaque dado a recriar cada era da Fórmula 1, tanto no modelo dos veículos, efeitos sonoros, visuais e até regras (em certas eras não é possível reabastecer combustível, por exemplo, recriando a regra real daquela temporada) é o ponto principal do jogo para mim e algo que me chamou bastante atenção ao jogá-lo.

O título também oferece tradução em português do Brasil, mas ela ainda precisa de algumas correções. Notei algumas palavras escritas de forma errada e na tela de desbloqueio de novos circuitos, a fórmula para adicionar o nome dos mesmos está incorreta, dando uma mensagem de erro mesmo após desbloquear tal circuito.

Uma vitória para os amantes de Fórmula 1

Formula Legends é uma charmosa homenagem a uma das categorias mais famosas do automobilismo mundial. Com uma jogabilidade que mistura simulação e arcade, muitos desbloqueáveis na forma de pilotos e equipes e diferentes eras com seus próprios desafios, o título é uma ótima pedida para os amantes da categoria, além de servir como um divertido jogo de corrida para o Switch e o Switch 2.

Prós:

  • Recriações muito boa dos veículos das diferentes eras da Fórmula 1;
  • Bastante conteúdo para desbloquear.

Contras:

  • Dificuldade é inconsistente;
  • Pequenos problemas de pop-ups;
  • Problemas com a tradução em Português.

Nota

7

  • Sobre
  • Últimos Posts
Erick Figueiredo
Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
Erick Figueiredo
Últimos posts por Erick Figueiredo (exibir todos)
  • FATAL FRAME: Conheça a série ícone dos jogos de terror estilo japonês - 31/10/2025
  • Review | Pokémon Legends: Z-A – Nintendo Switch 2 Edition - 30/10/2025
  • Nightdive Studios anuncia System Shock Remake para o Switch 2 e Switch - 23/10/2025

Post navigation

Previous Conheça Ivalice: O mundo de Final Fantasy Tactics
Next Pokémon TCG Pocket — Deck do Poliwrath ex faz justiça ao anfíbio bucha de Kanto

Relacionado

Review | Yakuza Kiwami 2
  • Review

Review | Yakuza Kiwami 2

12/11/2025
Review | Yakuza Kiwami
  • Review

Review | Yakuza Kiwami

12/11/2025
Review | Atelier Ryza Secret Trilogy Deluxe Pack
  • Review

Review | Atelier Ryza Secret Trilogy Deluxe Pack

12/11/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.