Um episódio de Pokémon Horizons que está sendo aguardado há muito muito tempo! Finalmente tivemos um evento quase extraordinário, que eu venho comentando há algum tempo.
Leia também:
A dica de ouro para a resolução da história
Bom, vamos por partes. Começamos com Briar chamando os Trovonautas para apresentar o resultado da sua pesquisa e análise de dados de Terapagos. Ela finalmente identificou o 19º tipo, o Estelar, que ressoa com todos os tipos. Mas ela também trouxe de volta uma questão que Diana (a avó de Liko) tinha apresentado: Será que esse tipo, por só existir em modo terastalizado, não reagiria também aos 18 outros? Ou seja, precisarão dos 18 tipos Terastalizados, o que é um número que estamos longe ainda.

Bom, se formos contar ao pé da letra, cada um dos principais têm 3 tipos, mas eles se repetem. Sabemos que o Crocalor e Charcadet são Tera Fogo. Não sabemos exatamente o tipo Tera de nenhum dos Seis Herois de Lucius, ou sequer se eles se repetem. Ah, vale lembrar que Uruto não têm nem uma Tera Orb.
Então desconfio que a próxima saga será dos Trovonautas tentando descobrir essas informações, e conseguir Pokémon que caiam nessas características, e que sejam fortes. O fato de ser fortes me parece muito que vão puxar para o poder da amizade e laços entre os Pokémon, o que vai fazer todos contarem com ajuda dos aliados na batalha final, especialmente Amethio — que por ora só contribui com o tipo fantasma e mais o do Corviknight que desconhecemos. Mas se Uruto tiver o tera do Sabley igual meio que prejudica tudo… Bom, veremos.
Rematch contra Drytron faz Crocalor ser um palhaço
Agora o restante do episódio foi mais de ação. Logo após essas informações, Roy, como “líder” do grupo, tenta apressar a saída, ficando meio afobado no processo, e quase mete os pés pelas mãos. Liko o ajuda a se acalmar, e o convence a aceitar o convite de Drytron para uma última batalha de treinamento. Uma revanche para avaliar se ele progrediu na ilha da Academia Blueberry.

No início, senti a batalha puxando um pouco pro que o VCG se parece: habilidades, movimentos de setup, combos entre golpes etc. Por exemplo, Kingdra do Drayton começa com Rain Dance, que não só desencadeia a habilidade Swift Swim para aumentar sua velocidade, como reduz o poder de fogo do Crocalor, e faz o ataque elétrico de Archaludon disparar no mesmo turno, sem carregar.
Misturado com coisas de anime do chão congelar com água que caiu e por estarem num terreno frio etc, foi divertido. O jacarézinho segue subindo no Kilowatrell, e a batalha segue exatamente como a anterior, com ele turbinando energia graças a habilidade Turbina Eólica com o vento do Twister de Kingdra, e acabam inclusive atingindo Archaludon, que desencadeia também sua habilidade Stamina. Não parece mesmo um turno do jogo?

A partir daí voltou a ser anime, Kingdra esqueceu que ganhou velocidade com a chuva, e ficou só olhando a batalha. Roy jogou dois turnos seguidos, derrubando Kingdra e focando em Archaludon como próximo alvo. No vai e vem de ataques, Kilowatrell protege Crocalor de ser atingido, e logo após o ovo de sua cabeça finalmente choca, temos a evolução para Skeledirge, ganhando o tipo fantasma, mas imediatamente Terastilizando para puro fogo, e confrontando a ponte suspensa dracônica, que acaba levando a pior.

O novo jacaré parece feliz e já não era sem tempo. Depois de tanto tempo de batalhas ele deveria ter evoluído ainda no primeiro arco, mas claramente foi deixado de lado desde que Lucario passou a compor o time do Roy. Agora só falta o pato sambista horroroso evoluir para o trio protagonista estar “na sua forma final”. Mas apostaria que cada um ainda vai capturar mais um ou dois. Confesso que têm sido um pouco estranho ter 3 protagonistas sem um time completo, mas acho que faz sentido também. Agora 4 com Uruto, né.

Bom, resumo da ópera: todo mundo está feliz e eles já têm o próximo objetivo: obter os 18 tipos para purificar o Rakurium. Em paralelo, o pai de Amenthio conta de um data center dos Explorers sobre a pedra, sendo esse o próximo destino da galera.
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 122 | Pô, Friede, dava sim pra ter mandado um zap - 21/12/2025
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 119 | Skeledirge é ótimo, mas como o Kilowatrell vai carregá-lo nas costas agora? - 30/11/2025
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 116 | Nenhuma escola ensina de verdade nessa desgraça de anime? - 09/11/2025

