Poucas Megaevoluções ex conseguem ser competitivas nesta primeira safra da mecânica em Pokémon TCG Pocket, principalmente estas duas estrelas da mais recente expansão: Mega Gyarados ex e Mega Blaziken ex.
Dentre diversas explicações e teorias, a principal do porquê de ser esta dupla e não os demais é pelo fato de ambos conseguirem aplicar um dano muito acima da média do que atacantes ex do jogo oferecem — além de serem verdadeiras máquinas de aguentar dano com a build certa. Nenhum Blaziken quis sair de uma fazenda cheia de Miltank para vir para minha coleção por meio de um booster, então a única escolha foi falar da encarnação Pokémon de uma carpa em sua forma mais poderosa: Mega Gyarados ex.
Portanto vamos dissecar para que você entenda o que faz Gyarados — que já possuía uma cartas ex mais poderosas do jogo — continuar a ser uma máquina de varrer a mesa de oponentes.
Decklist

Pokémon
- Magikarp x1
- Magikarp (Mega Ascenção) x1
- Mega Gyarados ex x2
- Feebas x2
- Milotic x2
- Mantyke x2
Apoiadores
- Lisia x2
- Irida x2
- Imitadora x1
- Pesquisa de Professores x1
- May x1
- Lyra x1
Itens
- Pokébola x1
Ferramentas
- Capacete Compacto x1
Energias
- Água
Cartas em Destaque


Para quem já chegou a experimentar jogar algum torneio paralelo no Limitless ou jogou algumas boas horas de Batalhas Ranqueadas, este aspecto do competitivo atual de TCG Pocket não é uma novidade mas, o que faz de Mega Gyarados ex uma carta tão forte é o fato de fazer o que todas carta ex que vira um spam neste jogo é desde a chegada de Doce Raro e Lillie: Um atacante com um dano em que poucos sobrevivem em um hit sem ajuda (como uma Capa Gigante), um PS absurdamente mais alto que o comum e alguma maneira de curá-lo tanto a ponto da batalha ser uma batalha de resistência insuportável.
A viabilidade dos decks de estágio 2 com Doce Raro e Lillie foi o que fez com que o Charizard ex de Festival Brilhante e Solgaleo ex fossem os precursores deste arquétipo insuportável no game mas, as Megaevoluções conseguiram ampliar o powercreep deste conceito e cravar um prego de que não há mais volta. Todos passam dos 200 de PS facilmente e, Mega Gyarados ex consegue esta façanha sendo um estágio 1 com tamanho PS.
Muita gente deve achar que não faz sentido considerar Mega Gyarados ex uma evolução absurda em relação à Gyarados ex por causar a mesma quantia de dano de antes mas, Mega Gyarados ex seria muito injusto se causasse 150 pontos de dano para cima. A gigantesca maiores do ex das coleções “A” possuem entre 130 e 140 de PS e acabam tendo de utilizar pelo menos um slot do deck com Capa Gigante para não receber um nocaute automático de cartas como Mega Gyarados ex.
O fator de curar quantidades massivas de dano costumava estar restrito aos estágio 2 ex com Lillie e aos tipo água em uma menor proporção com Irida, ou maior com os decks que conseguiam encaixar Milotic na lista mas, este limite acabou de ser quebrado com Mega Gyarados ex. Essencialmente, Mega Blaziken ex e Mega Gyarados ex destroem a mesa do oponente executando isto que falei de maneiras diferentes — e é isso que os fazem os melhores ex da coleção.
De maneira intuitiva, tudo o que precisamos fazer é executar um setup com Mantyke e preparar um Mega Gyarados ex que dificilmente será derrubado por algo que não seja um Mega Blaziken ex com as tamanhas reduções de dano da decklist. A redução de dano de 20 que Capacete Restrito cria devido ao alto custo de recuo de Gyarados e as tamanhas vezes em que se irá curar 60 de dano ao evoluir Feebas para Milotic, torna muito difícil que danos comuns derrube Mega Gyarados ex. Somente Mega Blaziken ex consegue rivalizar com este deck devido ao fato de, além de alcançar números maiores de dano, possui Lillie e uma aceleração de energia mais versátil que Mega Gyarados ex devido à Flame Patch.
Para finalizar, o próprio design da lista possui uma versatilidade de filtragem do deck muito bem otimizada com Lisia e May. Dentre muitos benefícios do fato de conseguir trazer 2 Pokémon para a mão e aumentar a probabilidade de draws necessários para seu momento atual do jogo, o melhor é que são cartas que contornam o ataque de Chingling que trava o uso de itens. Não é por acaso que o deck utiliza de apenas uma Pokébola. Além de que Imitadora consegue fazer o que Iono fazia com um benefício contextual de jogo muito mais frequente.
Alternativas
Tenho alguns pensamentos sobre alternativas pontuais sobre este deck e até uma versão do deck mais focada em nocautes que prefiro — que infelizmente não consegue ganhar de Mega Blaziken ex neste meta devido à alta demanda por cura constante nesta briga de resistência.
A primeira delas é uma cópia de Red que, mesmo que acabe sendo um slot utilizado para fazer o inverso do propósito desta lista — que é reduzir dano — consegue funcionar contra algum Pokémon ex de 140 de PS que está utilizando uma Capa Gigante, o que pode garantir um nocaute inesperado nas pessoas que esperam uma lista padrão de Mega Gyarados ex de você. Guzma no entanto, consegue realizar algo similar se o que dificulta o hit de nocaute ser uma Capa Gigante e consegue ser interessante contra vários Capacete de Pedra.


O grande motivo de cogitar o Gyarados de Dominação Genética como uma hot tech é evitar as dificuldades que Oricorio pode criar. Não o incluí na lista acima por acreditar que Milotic e Irida conseguem contornar o problema e 2 cópias de Mega Gyarados ex podem ser mais positivas contra os peixes maiores mas, há algumas variações que pegam bons resultados com esta cópia de Gyarados.

Uma cópia de Misty pode ser uma surpresa interessante como sempre. Por óbvio há um fator sorte envolvido que não há jogador que controle ou manipule mas, pode acabar lhe ajudando a montar um Mega Gyarados 1 ou 2 antes turnos antes do esperado.

Por fim, uma cópia de Marte ou Cartão Vermelho pode funcionar também. Houve situações em que uma cópia da mesma teria me salvado de ter tomado um Cyrus no fim do jogo ao recuar meu Mega Gyarados ex e acabar entregando 3 pontos ao oponente de uma só vez.


Tome Cuidado
Numa questão literal da lei da selva dos tipos de Pokémon do TCG Pocket, Mega Ampharos ex é um problema para Mega Gyarados ex não tanto assim pela vantagem de tipo, mas sim por sua distribuição de dano pela mesa. Os 60 de dano distribuídos aleatoriamente podem ser letais em uma partida onde se está com dificuldade de conseguir evoluir suas Magikarp ou Feebas.


No entanto, o grande rival que está pareado com um pouco e vantagem mesmo com a desvantagem de tipo é Mega Blaziken ex. Embora as matchups sejam equilibradas com o Frango Lutador de Hoenn, a escalagem de dano que Mega Blaziken ex tem com Burn consegue ser superior. Mesmo com vantagem de tipo de Mega Gyarados ex continua sendo uma matchup difícil.
