O jogo estava decadente, não? Completamente parado, sem novidades ou uma motivação minimamente interessante para tentar jogar às partidas ranqueadas — o que acabou de mudar, no entanto!
Após um longo mês de improvisos por aqui no NintendoBoy devido à coleção “Pacote Deluxe ex” que visava reprintar as cartas anteriores, estamos aqui, com Mega Ascensão, trazendo as Megaevoluções para o Pokémon TCG Pocket e situando o mobage à fase atual da franquia — o grande retorno à região de Kalos com Pokémon Legends: Z-A.
O pull-rate das melhores cartas da expansão está bem baixo, no entanto — o que dificulta conseguir um Mega Blaziken ex logo na primeira semana, por exemplo — e é por isso que neste debut estarei trazendo uma das “piores” Megaevoluções da expansão: Mega Ampharos ex. Vamos elaborar tudo o que cheguei à conclusão sobre como o deck funciona e o que pode ser feito e, por fim, o motivo de eu ter usado esta lista após muitos testes com tamanhas variações.
Decklist

Pokémon
- Mareep (Mega Ascenção) x2
- Flaaffy (Mega Ascenção) x1
- Mega Ampharos ex x2
- Oricorio Pom Pom Style x2
- Zeraora x2
Apoiadores
- Cyrus x2
- Pesquisa de Professor x2
- May x1
Itens
- Pokébola x2
- Doce Raro x2
- Cartão Vermelho x1
- Substituição Elemental x1
Energia
- Elétrica
Cartas em Destaque


O tipo elétrico é muito abundante em parceiros para Pokémon fortes, no entanto, suas cartas já não figuram entre as mais poderosas do jogo como nos primórdios com o primeiro Pikachu ex (já que não haviam muitas opções melhores que pudessem competir com a rapidez de sua primeira versão).
Apesar disto, ainda há muitas cartas de Pokémon elétricos que conseguem encaixar em muitos decks como por exemplo, Oricorio, que é imune a dano de Pokémon ex (pelo menos enquanto não houve a implementação da mecânica de lock de habilidade). Mega Ampharos ex por sua vez consegue ser uma carta viável até certo ponto mas, o que torna difícil seu uso é a dificuldade de setar um e sobreviver ao atacantes muito superiores que estão ocorrendo nas partidas online.
A princípio, Mega Ampharos ex parece forte: um dano decente por 3 energias e uma distribuição de 3 hits de 20 de dano pela mesa do oponente — que, caso o oponente não possua muitos Pokémon na mesa, pode ser letal. O setup de decks de estágio 2 ficou consideravelmente melhor com a chegada de May, que consegue ajudar muito a emagrecer os Pokémon do deck, filtrar muito bem os draws e tornar possível que o deck rode.
Zeraora e Oricorio no entanto, são os melhores parceiros possíveis, tanto pela questão da imunidade a ex como pela aceleração que Zeraora oferece no primeiro turno — algo que não possuímos nenhuma carta de outro tipo energético que ofereça até então como habilidade, já que ataques que aceleram energia estão presentes em todas as cores.
Com isso em mente, visamos ganhar turnos com Zeraora e Oricorio e conseguir executar o setup de um Mega Ampharos ex no late-game. A maior motivação que nos leva a utilizar duas cópias de Cyrus neste deck é o fato de que a própria distribuição de dano de Mega Ampharos ex por si só já torna o uso do Apoiador um fator que lhe fará vencer jogos com toda a certeza.
Acredito que o grande fator que possa criar dificuldades em certos momentos seja o fato de que as 4 cópias de básicos que não são Mareep podem diminuir a probabilidade de conseguir um Mareep mesmo com o uso de Pokébola e criar partidas onde não se consegue montar um Mega Ampharos ex a tempo. No entanto, May consegue ajudar muito bem na filtragem desta probabilidade trazendo dois Pokémon para a mão e te deixando mandar um para o deck.
A princípio parece uma troca de um-por-um mas, sempre leve em conta as vezes em que você pode ter algum Pokémon a mais na mão que pode ter vindo com Pesquisa de Professores e Pokébola, o que faz com que contribua muito bem para filtragem e possa solucionar sua demanda de conseguir um Mega Ampharos ex ou um Mareep naquele momento.
Alternativas
Raikou ex é uma alternativa muito boa no quesito ajudar um pouco nas questões de draw power do deck, já que o trio lendário de Johto acaba sendo um combo natural. Em meus testes, apesar da fera elétrica realmente ajudar a executar o setup de Mega Ampharos ex mais rápido, o dano que a mesma teve de sofrer até conseguirmos fez com que um Cyrus do oponente vencesse o game. Além disto, Mega Blaziken ex consegue nocautear Raikou ex em um ataque, o que o torna 2 pontos fáceis para uma das estrelas da coleção.

Outra opção interessante é o Ampharos baby também de Mega Ascensão — que é uma versão “Pocket” do Mega Ampharos ex, possuindo um ataque com o exato mesmo efeito de maneira reduzida em escopo por não ser um ex que oferece 2 pontos ao ser nocauteado — ou 3 no caso de Mega Ampharos ex.

Eu não acho uma ideia tão funcional devido ao fato de que seu uso pode criar conflitos nos draws onde um Mega Ampharos ex seria o essencial para vencer a partida ou até no uso de May para filtragem dos monstrinhos. No entanto, há casos em que há um segundo Mareep na mesa e, este Ampharos na troca de pontos pode ser interessante para não deixar o oponente ganhar o game.
Sinceramente, não recomendo uma cópia deste Ampharos baby mas, fica aqui uma recomendação pelo teor do teste, já que eu nunca gostei muito desta mistura de versões padrão com ex de evolução na prática em questão de funcionalidade.
Fio Elétrico é uma ferramenta que pode encaixar muito bem como uma cópia, pelo menos em questão de preservar as energias na mesa. Mesmo testando com duas, eu não vi necessidade de mais do que uma cópia — e não achei tão útil quando a lista a atual, ficando apenas como uma dica mesmo.

Para finalizar esta seção, sei que há muitos parceiros que podem encaixar como uma cópia por aqui como Tapu Koko ex, o Pikachu ex de Festival Brilhante e diversos outros mas, assim como Raikou ex eles acabam não sendo muito úteis na troca de pontos e na consistência da proposta principal do deck de fato.
Tome Cuidado


A grande promessa para o meta atual que realmente é um perigo para este deck de fato é Mega Blaziken ex e Blaziken. Faria muito sentido de houvesse algum tipo lutador se tornando o predador de Mega Ampharos ex mas, não há nenhum deck do tipo sendo um verdadeiro problema atualmente — pelo menos enquanto não lançam um Mega Lucario ou Mega Medicham…
O grande problema de lidar com Mega Blaziken ex é, além do fato de causar um dano muito mais alto que o nosso Pokémon por um custo menor de energia, sua lista consegue encaixar com maestria duas cópias de Lillie, o que faz com que Mega Blaziken ex seja infinitamente pior de lidar que o Charizard ex de Festival Brilhante. Além disto, sua aceleração de energia é extremamente absurda com o uso de Flame Patch, fazendo com que não possuamos a mínima chance de competir em velocidade. Nossa única chance nesta matchup é Oricorio — que infelizmente consegue ser contornada devido ao fato do ataque de Mega Blaziken ex causar burn e a lista possuir Capacete de Pedra para piorar a situação.
