Depois de fazer tudo o que há dentro de um jogo de Pokémon, o que sobra para o beta?
Muitos dirão “nada” mas, na realidade, tudo. Mais especificamente, as Batalhas Online. Pokémon Legends: Z-A é uma grande renovação nas ranqueadas de um jogo Pokémon moderno por ser o primeiro com uma batalha de RPG de ação, algo que muitos queriam há muito tempo. Para colocar seu Pokémon nativo da Kalos no Z-A Royale online e ter chance, é necessário que se treine os IVs e EVs de seu Pokémon. Para os velhos algo não muito novo, no entanto, vamos explicar o que são estes e como treiná-los em Pokémon Legends Z-A.
O que são IVs e EVs?
Diretamente ao ponto: IVs e EVs não são algo difícil de entender, embora pareçam um Hydreigon de sete cabeças à primeira vista. Além de já serem algo essencial há muito tempo no competitivo dos games oficiais, o conceito permanece em Pokémon Legends: Z-A.
Os IVs são uma abreviação para “Individual Vallues”, no caso, os Valores Individuais de seu monstrinho. Se fosse colocar isto de uma maneira mais simples de entender, são valores nos stats de seu Pokémon que podem ser equiparados ao talento dele para batalhar.
Em gerações anteriores, IVs não podiam ser treinados; eram algo nativo e imutável do Pokémon. No entanto, isto mudou há algum tempo e agora oferecem uma maneira de treiná-los para que não se precise ficar capturando vários Pokémon até conseguir entre 4 a 6 IVs perfeitos — o que conseguia ser uma dor de cabeça tão grande quanto fazer uma Shiny Hunt muitas vezes…
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Para checá-los é muito simples: Ative a função Judge no Summary de seu Pokémon para checar os quão bons são: os que estiverem escritos com a palavra “Best” estão maximizados. Para liberar a função Judge, é necessário que a história principal tenha sido completa pelo jogador.
Algo importante a ser falado é que, caso queira Pokémon com maiores IVs naturais em Z-A, os Pokémon Alpha costumam ter pelo menos alguns IVs perfeitos, o que irá lhe fazer gastar menos recursos com isto. No entanto, devo ressaltar que há um lado ruim nos Pokémon Alpha no Z-A Royale online que é muito falado: Seu maior tamanho em relação aos Pokémon comum o faz um alvo muito fácil por ter uma hitbox maior. Fica a seu critério decidir qual quer utilizar.

Já EVs, “Effort Vallues” — ou Valores de Esforço — são pontos que aumentamos de maneira à nosso gosto dos stats de nosso Pokémon. É comparável a ser muito mais o treino do Pokémon em si do que o quão talentoso ele é. No total, há 510 pontos os quais podemos distribuir pelo stats de nossos Pokémon.
Por histórico no competitivo, é muito comum que se distribua 252 em 2 stats onde aquele Pokémon é muito forte e o resto em algo menos importante. Há, por exemplo, aqueles com grande foco em Ataque Especial e Velocidade, outros em Defesa Física, HP e assim por diante.
Antes de explicar sobre como treiná-los, é importante ressaltar que o stat de Velocidade em Z-A não possui a mesma função dos jogos de turno de Pokémon. Em vez de simplesmente fazer com que o Pokémon com maior velocidade aja primeiro em condições normais, em Z-A, no entanto a Game Freak optou por transformar este stat no quão rápido os ataques de seu Pokémon recarregam.
É muito natural pensar a primeira vez que isto afetaria a Velocidade de Movimento como em Pokémon UNITE mas, não. A Velocidade de Movimento de cada Pokémon no jogo não muda com o stat de velocidade, apenas o cooldown dos golpes. O que quer dizer que golpes de força média e que são bons em atingir a hitbox dos oponentes no Z-A Royale e que não possuem um cooldown tão grande podem recarregar mais rápido caso se invista 252 pontos em Velocidade, ou como você preferir.
Há uma discussão por parte do pessoal se compensa investir neste stat em específico em Z-A mas, vamos pular para o que importa: como treinar seus parceiros.
Treinando IVs
Caso seu Pokémon não possua os IVs necessários perfeitos, é necessário treiná-los. Para isto que servem as Bottle Caps, que é uma questão complicada em Pokémon Legends: Z-A.
Inicialmente, é possível conseguir várias delas completando algumas missões da Mable’s Research e em algumas Side Mission ao longo do jogo (embora poucas). No entanto, o farm de Bottle Caps no pós-game é um pouco complicado caso você não possua a DLC Mega Dimension ou pouco tempo livre.
No jogo Base, o Bottle cap está disponível como uma possível recompensa no Infinite Z-A Royale mas, é uma probabilidade de gacha com aleatoriedade em meio à uma vasta lista de possíveis itens para cada Batalha de Promoção que você finaliza após conseguir um Ticket.

No entanto, como por padrão, as coisas são muito mais facilitadas em Mega Dimension: há treinadores holográficos vermelhos nas Hyperspace Battle Zones que te dão uma boa quantias destas caso sejam derrotados.
Enquanto os Bottle Caps treinam apenas 1 IV por vez, os Gold Bottle Caps fortalecem os 6 IVs de seu Pokémon. Portanto, caso ainda não tenha finalizado a campanha principal, guarde-os para quando quiser montar um Pokémon competitivo e haja a função Judge em seu Summary. Para utilizá-los , vá até o Justice Dojo e fale com as NPCs por lá para treinar.
Treinando EVs
Antes de upar seus EVs, é necessário resetar os mesmos em decorrência do fato de que caso pretenda treinar um Pokémon que utilizou muito durante sua jornada, ele já possui EVs upados em algum grau devido ao fato de que diversos Pokémon selvagem ao redor de Lumiose upam EVs, tal qual sem diversos jogos anteriores.
O lado bom é que é simples, rápido e barato resetá-los. Vá para a Rust Syndicate e fale com a funcionária do lado direito do escritório para resetar seu Pokémon por apenas 5 Mega Shards – o que é ótimo por muito barato. Explicado isto, vamos explicar como funciona o treinamento de EVs.

Enquanto os IVs estão à mercê da aleatoriedade, treinar EVs pode ser feito de uma maneira rápida ou devagar, com e sem dinheiro. Começando pela maneira capitalista, as famosos vitaminas, velhos amigos que custam bastante.
A melhor forma de conseguir dinheiro é utilizar Lucky Egg (que é conseguido por meio de uma Side Mission) em um Pokémon de nível alto e batalhar no Z-A Royale. Recomendo rotacionar em áreas pequenas para spawn maior de treinadores, embora o processo continue demorado.
Após conseguir bastante dinheiro, em qualquer Centro Pokémon é possível comprá-las. Cada Vitamina upa 10 pontos. Caso possua um atacante físico e queira “effortar” seu ataque em 252 pontos, simplesmente utilize 25 Protein e 2 Muscle Feather para aumentar 2 pontos. Estas penas que fortalecem apenas um ponto são achadas no chão das Wild Zones e todo lugar por sua jornada.

No entanto, caso não queira gastar tempo no infinito farm de dinheiro, é perfeitamente possível treinar seus EVs de uma maneira mais demorada, porém gratuita. Primeiramente, compre na Quasartico Inc alguns dos itens de upar EVs com Mega Shard como Power Bracer, e afins.

E por fim, tudo o que irá te exigir é atenção ao fato de que você irá ter de prestar atenção ao cálculo de EVs de maneira muito manual comparado ao método anterior. Itens como Power Bracer dobram a quantidade de EVs ganhas ao derrotar Pokémon selvagens, o que irá tornar o processo um pouco mais rápido. Segue uma lista abaixo dos Pokémon a serem derrotados e quantos EVs de cada stat eles upam.
HP
- Bidoof : 1 EV
- Slurpuff: 2 EVs
- Audino: 3 Evs
- Blissey / Chansey: 3 EVs
Ataque
- Scyther: 1 EVs
- Pinsir: 2 EVs
- Heracross: 2 EVs
- Weepinbell: 2 EVs
- Machop / Machoke: 1 e 2 EVs
- Arbok / Watchog: 2 EVs
Defesa
- Aron: 1 EV
- Lairon: 2 EV
- Onix/Steelix: 1 e 2 Evs
- Geodude / Graveler: 1 e 2 EVs
Ataque Especial
- Abra / Kadabra: 1 e 2 EVs
- Bulbasaur: 1 EV
- Roselia: 2 EV
- Gardevoir: 3 EV
- Psyduck/ Golduck:1 e 2 EVs
Defesa Especial
- Tentacool / Tentacruel: 1 e 2 EVs
- Flabebé / Floette: 1 e 2 EVs
- Goomy: 1 EV
Velocidade
- Pidgey / Pidgeotto: 1 e 2 EVs
- Fletchling / Fletchinder: 1 e 2 EVs
- Pikachu: 2 EVs
- Bunnelby: 1 EV
- Magikarp: 1 EV
Plus Moves
Sendo algo agora tido como característico dos jogos de Pokémon Legends, os Plus Moves são muito importantes nas batalhas ranqueadas, sendo muito importante abordar rapidamente seu treinamento.
Entenda que os movimentos que seu Pokémon aprende naturalmente ao subir de nível viram Plus Moves no decorrer dos tempo conforme sobe de nível. No entanto, a coisa se torna um pouco diferente sobre movimentos aprendidos via TMs. Para que um movimento aprendido desta maneira vire um Plus Move, é necessário torná-lo assim também no Justice Dojo.

Para tal, são necessárias Seeds os Mastery, que costumam ser obtidas ao capturar e derrotar Pokémon Alpha nas Wild Zones. A maneira mais rápida de conseguir fazer isto é derrotando e capturando diversos Alpha por todas as zonas e obter algumas. Após obtê-las, apenas fale com a NPC no Justice Dojo e por fim seu ataque de TM será um Plus Move.
Natures
Por último mas não menos importantes, as Natures. Introduzidas a muito tempo na franquia, são atributos de personalidade responsáveis por aumentar um stat de um Pokémon e diminuir outro. No entanto, há diversas delas que são neutras e não reduzem ou aumentam nada.
No caso das reduções, caso você esteja utilizando um Pokémon focado plenamente em ataque físico, uma Nature que reduz o Ataque Especial e aumenta o Ataque é muito útil já que Ataque Especial não será útil — escolha sua estratégia com cuidado. Para mudar a Nature de seu Pokémon, utilizamos das Mints, que são muito fáceis de serem obtidas.

Na localização acima, há uma moça em uma barraca que as vende de maneira fácil e rápida, apenas compre a desejada e assim utilize na build de seu Pokémon.

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